Edição da Homeing 2025, em setembro, convida a explorar este conceito. Entrevistámos o organizador do evento e descobrimos tudo.
Comentários: 0
Quiet luxury na habitação
Diogo Barbosa, diretor geral da Exponor Créditos: Exponor | Homeing

O mercado imobiliário de luxo em Portugal está a crescer. E com ele emergem tendências de design e arquitetura de interiores. As casas de luxo que reflitam identidade, conforto e sofisticação são cada vez mais valorizadas. E é no Quiet Luxury onde os compradores encontram tudo isso, uma vez que representa “elegância discreta, minimalista e intemporal, que valoriza a beleza do essencial”, afirma em entrevista ao idealista/news Diogo Barbosa, diretor geral da Exponor, organizador da 10º edição da Homeing – Interior Design, Hotel and Home Living, evento que vai decorrer em Lisboa no final de setembro.

Hoje, “o design e a arquitetura de interiores assumem um papel central” no imobiliário de luxo português, mercado esse que está a crescer, segundo diz Diogo Barbosa. “Mais do que nunca, os compradores de imóveis de luxo valorizam espaços que reflitam identidade, conforto e sofisticação”, procurando uma “ligação emocional com os objetos e espaços”, destaca.

“Tendências como o Quiet Luxury refletem um novo paradigma de exclusividade e autenticidade”

É aqui que entra o Quiet Luxury, que representa “uma abordagem refinada e consciente ao luxo, uma elegância discreta, minimalista e intemporal que valoriza a beleza do essencial”. Esta nova visão da habitação de luxo “privilegia o que é duradouro, ético e significativo, valores que se alinham com as exigências de um mercado cada vez mais atento à sustentabilidade, à exclusividade e à narrativa por detrás de cada peça”, continua o responsável pela Exponor.

O Quiet Luxury é hoje tendência no mercado residencial e hoteleiro premium, refletindo “um novo paradigma de exclusividade e autenticidade”, conclui Diogo Barbosa, diretor geral da Exponor, em entrevista ao idealista/news. E por isso a 10ª edição da Homeing 2025 - que vai decorrer entre 25 e 27 de setembro no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa - convida os profissionais do design e da arquitetura de interiores a descobrir mais sobre este conceito. 

Design de interiores
Homeing 2024 Créditos: Exponor | Homeing

O que vai trazer de novo a 10.ª edição da Homeing – Interior Design, Hotel and Home Living?

Além de todas as novidades nos domínios do mobiliário, iluminação, acessórios/banho, tecidos de decoração/revestimentos, tapeçarias/têxteis e soluções de projeto, que as empresas expositoras trarão para o evento e que constituem o foco primordial – e do qual só teremos uma panorâmica mais próximo da data de abertura -, a Homeing deste ano propõe, desde logo, um novo conceito temático: o Quiet Luxury

Com a intenção de ver destacados no evento produtos, serviços ou ideias que contem histórias e tenham o condão de permanecer relevantes ao longo do tempo, na promoção de um estilo revelador de como cada detalhe pode refletir autenticidade e sofisticação.

"Há uma clara tendência de integração entre luxo e sustentabilidade"

Trata-se de um evento dedicado em exclusivo a profissionais do design e da arquitetura de interiores. O que podem encontrar estes especialistas no evento?

Uma seleção de empresas, marcas e produtos cuidadosamente selecionados, para possibilitar aos arquitetos, designers de interiores e outros profissionais ligados a projetos de interiores e ao design premium, que visitam a mostra, encontrar inspiração e soluções diferenciadoras para os projetos de trabalho em mãos, sejam residenciais, comerciais ou de hotelaria. 

A curadoria da Homeing aposta em expositores que se distinguem pelo design, pela exclusividade, pela criatividade e pela sofisticação. Para potenciar parcerias produtivas entre quem expõe e quem visita. O evento vai albergar igualmente um programa diversificado de ‘talks’, que abordarão temáticas ligadas ao luxo e à comunicação. E a mostra receberá ainda a apresentação de vários projetos de interiores, com oradores reconhecidos pelo setor.

Tendências na decoração de casas de luxo
Homeing 2024 Créditos: Exponor | Homeing

O Homeing será palco de empresas e marcas de áreas de revestimentos, mobiliário, iluminação, tecidos e acessórios para interiores. Como estão a evoluir os negócios de luxo nestas áreas? Como avalia a procura de expositores este ano?

Verificamos uma evolução positiva e sustentada, impulsionada pelo aumento da procura por peças exclusivas, materiais nobres e com design personalizado. O crescimento de que falamos é impulsionado por uma maior valorização da estética e do conforto nos espaços residenciais e comerciais, bem como pelo dinamismo do setor imobiliário e hoteleiro. 

Além disso, há uma clara tendência de integração entre luxo e sustentabilidade, com marcas a investirem em materiais ecológicos, processos de produção responsáveis e economia circular. Temos observado o otimismo do setor e o interesse crescente das empresas e marcas, em apresentar novidades na Homeing a um público profissional altamente qualificado.

"O Quiet Luxury não é apenas uma tendência, mas uma evolução natural do setor, que valoriza o design com propósito e a excelência silenciosa"

A nova edição da Homeing convida a descobrir o conceito de “Quiet Luxury”. O que significa este conceito? E qual é a sua importância no mercado de luxo?

O Quiet Luxury representa uma abordagem refinada e consciente ao luxo — uma elegância discreta, minimalista e intemporal que valoriza a beleza do essencial. Vemo-lo como um equilíbrio harmonioso entre qualidade, simplicidade e propósito, numa exaltação dos materiais de excelência, do design funcional e dos detalhes artesanais. Enquanto organização, reconhecemos que este conceito traduz uma mudança significativa no comportamento do consumidor de luxo: mais do que ostentação, procura-se autenticidade, sofisticação subtil e uma ligação emocional com os objetos e espaços. 

Esta nova visão do luxo privilegia o que é duradouro, ético e significativo — valores que se alinham com as exigências de um mercado cada vez mais atento à sustentabilidade, à exclusividade e à narrativa por detrás de cada peça. Na Homeing, acreditamos que o Quiet Luxury não é apenas uma tendência, mas uma evolução natural do setor, que valoriza o design com propósito e a excelência silenciosa. É neste espírito que estamos a reunir marcas e profissionais que partilham esta visão, oferecendo aos visitantes uma experiência de curadoria e inspiração verdadeiramente diferenciadora.

Decorar casas de luxo
Homeing 2024 Créditos: Exponor | Homeing

Como avalia o desenvolvimento do mercado imobiliário de luxo em Portugal no último ano? Que papel desempenha, hoje, o design e arquitetura de interiores?

Temos a perceção que o mercado imobiliário de luxo em Portugal tem registado um crescimento, confirmado pelo posicionamento como um destino de eleição para compradores nacionais e internacionais. Neste cenário, o design e a arquitetura de interiores assumem um papel central. Mais do que nunca, os compradores de imóveis de luxo valorizam espaços que reflitam identidade, conforto e sofisticação. O design de interiores tornou-se um fator diferenciador e estratégico, capaz de elevar o valor percebido de um imóvel e de responder às exigências de exclusividade, funcionalidade e estética.

"A sustentabilidade e a tecnologia não são apenas tendências, são pilares estruturais do design de interiores contemporâneo"

A introdução da sustentabilidade e da tecnologia na decoração de casas é hoje uma preocupação e desafio para estas empresas e profissionais? Porquê?

A sustentabilidade deixou de ser uma opção para se tornar uma exigência do mercado de luxo e do consumidor contemporâneo. Paralelamente, a tecnologia tem vindo a transformar a forma como habitamos e decoramos os espaços. A sustentabilidade e a tecnologia não são apenas tendências, são pilares estruturais do design de interiores contemporâneo. As empresas e os profissionais que souberem incorporá-las de forma autêntica e criativa estarão mais bem posicionados para responder às exigências de um mercado de luxo cada vez mais consciente, exigente e sofisticado.

Arquitetos de interiores
Homeing 2024 Créditos: Exponor | Homeing

Quais são as suas expectativas para a edição deste ano do Homeing (em termos de visitantes, expositores, etc)? Qual tem sido o peso de participantes estrangeiros e portugueses?

Em 2024, foram cerca de quatro mil os visitantes profissionais que viram as novas coleções e materiais do setor. Nesta edição queremos incrementar esse número, mas, mais do que isso, reforçar o compromisso em dar continuidade ao trabalho de aproximação entre a oferta e a procura, com especial cuidado na seleção de diversidade e qualidade de propostas. Em 2024, a Homeing recebeu visitantes profissionais provenientes de cerca de 20 países, sendo que Brasil, Espanha, EUA, França, Polónia e Suíça foram os mais representados. Mais de 95% dos visitantes foram portugueses.

"O setor do luxo está a evoluir para um modelo mais consciente e sofisticado"

Que tendências antecipa para o imobiliário de luxo?

O setor do luxo está a evoluir para um modelo mais consciente e sofisticado. A Homeing acompanha esta transformação, promovendo o design com propósito, sustentabilidade e inovação. Tendências como o Quiet Luxury refletem um novo paradigma de exclusividade e autenticidade.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta