Pedidos em dezembro duplicaram face a novembro, mas só poucos têm resposta. Casas de férias e quintas são as mais desejadas.
Comentários: 0
Celebração
Pexels
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

2025 revelou-se um ano de muita procura por serviços de eventos por todo o país, especialmente nesta reta final do ano, muito devido às celebrações da época natalícia e da passagem de ano. No entanto, a oferta de espaços disponíveis é muito inferior à demando do mercado, evidenciando uma oportunidade para proprietários de imóveis com perfil para estes negócios, tais como quintas ou casas de férias, segundo a Fixando.

A plataforma revela que recebeu, ao longo do ano, mais de 29 mil pedidos nas categorias de eventos, com a procura por locais de eventos a representar 28% do total dos pedidos. Só neste mês de dezembro os pedidos duplicaram, registando-se uma subida de 53% face ao mês anterior, podendo mesmo chegar a atingir 75% até ao final do mês.

No entanto, a oferta é muito inferior à procura, o que revela uma enorme lacuna no mercado, pois 95% dos pedidos continuam sem receber nenhuma proposta. Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando, alerta, em comunicado, que esta pode ser uma “oportunidade clara para proprietários de quintas ou casas de férias”, uma vez que “estes espaços são exatamente o que os clientes procuram para festas familiares e convívios”, concluindo que apenas “dois alugueres mensais podem significar um acréscimo médio de 900€ no rendimento, algo que muitos portugueses estão a desperdiçar”.

Em termos geográficos, Lisboa e Porto lideram a procura por espaços para eventos, com 28% e 20%, respetivamente. Em seguida aparecem as cidades de Setúbal (11%) e Braga (9%). Embora a procura incida mais sobre estas cidades, Lisboa regista um preço médio por dia de 425 euros, Viseu é a cidade mais barata (150 euros) e Faro e Santarém as mais caras (750 euros).

Já no que se refere a tipo de espaço, a maioria procura locais familiares com capacidade para receber até 50 convidados, principalmente para as celebrações de Natal e Ano Novo.

Celebração
Pexels

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta