
O fundador e primeiro acionista da Inditex (dona da Zara), Amancio Ortega, através do braço de investimento Pontegadea, continua a reforçar os seus investimentos no setor imobiliário, tendo adquirido ativos logísticos em Itália por 327 milhões de euros, confirmaram à agência Europa Press fontes conhecedoras da operação. Esta transação, que inclui ativos em Milão e Roma, foi noticiada pelo Green Street News.
Este ano, Ortega, que iniciou a compra de ativos logísticos em 2022, adquiriu um edifício de escritórios ‘prime’ no Luxemburgo por um valor de 165 milhões de euros.
Além desta operação, o fundador da Inditex concluiu a aquisição à Blackstone de um armazém logístico na Holanda por 100 milhões de euros, que está ocupado pela marca de moda Primark, e a compra de um armazém logístico arrendado à Amazon perto de Vancouver (Canadá) por cerca de 260 milhões de euros.
O fundador da Inditex investe parte dos dividendos que recebe do grupo têxtil no setor imobiliário.
Ortega receberá este ano 2.845 milhões de euros em dividendos da empresa (metade já recebeu em maio e o restante irá receber em novembro), um valor superior aos 2.217 milhões de euros auferidos no ano passado.
No total, a empresa vai recompensar os acionistas com cerca de 4,8 mil milhões de euros este ano, depois de ter aumentado os dividendo em 28%, para 1,54 euros por ação.
Ortega é proprietário da maior empresa imobiliária espanhola, a Pontegadea, que está focada na compra e gestão de grandes edifícios. A sua carteira inclui ativos imobiliários direcionados sobretudo para o segmento de escritórios e não residenciais, localizados nos centros das grandes cidades de Espanha, Reino Unido, EUA e Ásia .
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta