
A mansão The Holme, famosa por ser uma das casas particulares mais cobiçadas de Londres, tem agora um novo proprietário. Embora não se saiba quem é o magnata que pagou 139 milhões de libras (165 milhões de euros) pelo imóvel, este já é um dos maiores negócios imobiliários de sempre na capital britânica. Não destronou, no entanto, os 210 milhões de libras pagos pelo dono da Evergrande pela sua casa palaciana em Knightsbridge.
Esta mansão em Regent's Park, um dos parques mais importantes de Londres, foi construída em 1818, tem 40 quartos e uma área total de 18.000 metros quadrados (m2), com amplas áreas de jardim e um lago para passeios de barco.
Foi propriedade da família real saudita desde a década de 1990 e em 2023 foi colocado à venda por 250 milhões de libras, entre outras propriedades, para pagar dívidas.
De acordo com os registos, a The Holme foi vendida à subsidiária britânica da Zedra, uma empresa de gestão de património sediada no Luxemburgo que gere propriedades em nome de vários clientes. Um negócio comparável com o da compra do milionário indiano Adar Poonawalla da mansão Aberconway House em Mayfair, por cerca de 138 milhões de libras, em 2023.

A compra de casas de luxo por fundos fiduciários gerou controvérsia na Grã-Bretanha após alterações legislativas para aumentar a transparência e impedir os magnatas russos de comprar casas no Reino Unido em plena guerra com a Ucrânia.
O atual governo trabalhista está a preparar um projeto de lei que permitiria a qualquer pessoa solicitar informações sobre fundos listados no registo de proprietários de imóveis no estrangeiro, sujeito a alguns limites. Espera-se que os regulamentos entrem em vigor em agosto.
A mansão, que tem 207 anos, provavelmente precisará de ser renovada, o que será dispendioso. A The Holmes é uma das poucas residências privadas localizadas no famoso parque londrino, vizinha, por exemplo, da residência oficial do embaixador dos EUA no Reino Unido, a Winfield House.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta