Procura por lojas nos espaços geridos pela Sonae RP tem aumentado na pandemia, contam os gestores em entrevista ao idealista/news.
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Novas lojas abrem nas galerias da Sonae RP
Centro comercial de Valongo Sonae RP

A vida e os negócios seguiam de vento em popa, até em que março de 2020 chegou a pandemia da Covid-19 que deixou centros e galerias comerciais quase desertos. Neste cenário sem precedentes, a Sonae Retail Properties (Sonae RP) levantou a cabeça e tomou logo medidas para garantir “a operacionalidade dos seus imóveis”. E, hoje, os resultados estão à vista: “Contámos com várias novas aberturas de lojistas em imóveis de norte a sul do país” e “em 2021 abrimos já várias galerias e temos previstas em pipeline um conjunto de novas aberturas para os próximos meses”, avançam os gestores da Sonae RP em entrevista ao idealista/news, sem concretizar números ou localizações.

"Em 2021 abrimos já várias galerias e temos previstas em pipeline um conjunto de novas aberturas para os próximos meses”.

O regresso aos centros e galerias comerciais já arrancou. E reflexo disso mesmo é a procura por novos espaços de retalho junto da Sonae RP um pouco por todo o país. “Tem-se vindo a verificar uma evolução bastante positiva [de lojistas], que acreditamos que se irá manter durante este ano e o próximo”, referem os gestores da empresa em entrevista por escrito. Só em agosto de 2021, abriram 12 novas lojas nas galerias comerciais de norte a sul do país geridas pela Sonae RP, empresa do universo Sonae que é proprietária de “um número relevante de galerias comerciais”, gerindo imóveis próprios e também ativos detidos por terceiros.

Lojas estão a abrir nas galerias comerciais
Maia Jardim Sonae RP

Novas lojas a abrir no universo Sonae RP

E que novas lojas são estas? “As aberturas identificadas referem-se a vários operadores nas áreas da decoração, ‘pet care’, artigos de desporto, entre outros, que abriram novos espaços criados nas nossas galerias comerciais”, referem os administradores da Sonae RP. Esta aposta demonstra “um forte sinal de confiança destes operadores”, acrescentam.

Trata-se, por exemplo da Hôma, uma loja de decoração e artigos para casa, que abriu um novo espaço de 2.000 metros quadrados no Continente de Vila Real, imóvel que está, aliás, em processo de “profunda” remodelação e expansão. Em destaque está também a abertura de lojas da Zu e da PetOutlet nas galerias da Sonae RP no Algarve, tal como contava a empresa em setembro de 2021, num comunicado.

"Numa perspetiva consolidada, o conjunto dos operadores ainda não alcançou os números de 2019".

Estas novas lojas refletem, de alguma forma, as áreas de negócio mais resiliências à pandemia. Na verdade, “o impacto da pandemia foi sentido de forma bastante diferenciada pelos vários operadores conforme a sua atividade, pelo que algumas áreas de negócio registaram, inclusive, crescimento como são exemplos a área alimentar, eletrónica, ‘pet care’ e outros serviços de proximidade”, explicam os gestores na mesma entrevista por escrito.

Embora os negócios estejam a seguir uma trajetória positiva, “numa perspetiva consolidada, o conjunto dos operadores ainda não alcançou os números de 2019”, admitem os gestores da empresa na mesma entrevista. Desde março de 2020 até ao momento, a estratégia da Sonae RP tem passado por “manter sempre os nossos ativos adequados à (nova) realidade”. E este princípio basilar é, segundo os responsáveis, “um dos motes dos bons resultados que temos alcançado”. Mas como lidou a Sonae RP com a pandemia?

Supermercados saíram vencedores da pandemia
Foto de Anna Shvets no Pexels

Adaptar os negócios à pandemia – um desafio

A chegada da Covid-19 trouxe consigo uma série de desafios. Soando os alarmes do estado de emergência declarado no país, a Sonae RP teve de preparar “uma rápida resposta (…) tendo por base as orientações legais bastante restritivas”, contam os administradores. E isto passou por “adotar todas as medidas preventivas de reforço de segurança”, desde sinalética a dispensadores de álcool gel, passando pela “constante higienização dos espaços comuns dos centros”, acrescentam. Além disso, procederam ainda à certificação Covid Safe, através da APCER, de forma a garantir a segurança sanitária ao clientes.

Para os lojistas que se viram obrigados a fechar – os serviços não essenciais -, a vida complicou-se e muito. Sem receitas, pagar as rendas dos espaços comerciais tornou-se numa missão impossível. Mas para atravessar esta situação houve ajustes nas rendas nos períodos de confinamento impostos, que decorreram da “aplicação da lei e/ou por mútuo acordo”, referem ainda desde a da Sonae RP.

Durante a pandemia “não registámos fechos relevantes de lojas, inclusivamente contámos com várias novas aberturas de lojistas em imóveis de norte a sul do país".

E esta não foi a única forma que a Sonae RP encontrou para apoiar os lojistas. Com as compras online a disparar, a empresa criou zonas de entregas específicas em cada galeria comercial para este canal (click and collect). “Desta forma foi possível minimizar os impactos negativos sentidos por alguns dos operadores”, acreditam os administradores.

Contas feitas, no que diz respeito ao “volume de negócios e às dívidas dos lojistas, os impactos sentidos decorrem essencialmente dos períodos de encerramento que alguns dos negócios se viram obrigados a cumprir”, segundo explicam os gestores da Sonae RP. Nestes 18 meses de pandemia, “não registámos fechos relevantes de lojas, inclusivamente contámos com várias novas aberturas de lojistas em imóveis de norte a sul do país”, apontam ainda.

Novas lojas decoração a abrir
Foto de Rachel Claire no Pexels

Novas galerias comerciais a chegar

Os negócios estão agora a ganhar fôlego e assim deverá continuar, até porque a oferta da Sonae RP, segundo dizem, "está centrada em negócios de conveniência (nomeadamente no retalho alimentar) pelo que, mesmo em plena pandemia, foram sempre muito valorizados pelos consumidores e acreditamos que assim se irá manter no futuro”.

Os "negócios de conveniência, nomeadamente no retalho alimentar, (...) foram sempre muito valorizados pelos consumidores e acreditamos que assim se irá manter no futuro”.

Com a procura por espaços comerciais a aumentar e a valorização dos espaços pelas famílias, o futuro da Sonae RP irá continuar a ser ‘sinónimo’ de crescimento. “O processo de expansão dos nossos imóveis é contínuo. Em 2021 abrimos já várias galerias e temos previstas em pipeline um conjunto de novas aberturas para os próximos meses”, avançam os gestores, sem revelar mais pormenores sobre valores de investimento, os imóveis em causa ou a sua localização.

Novas lojas estão a abrir nas galerias da Sonae RP
Supermercado Sonae RP

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