Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Sonae Sierra desafia pandemia e inaugura espaço comercial de luxo no NorteShopping

O Galleria, que hoje abre ao público, conta com 18 novas lojas do segmento alto, num investimento de 8 milhões de euros.

Sonae Sierra
Sonae Sierra
Autor: Elisabete Soares (colaborador do idealista news)

Matosinhos (no grande Porto) conta a partir de hoje, dia 22 de outubro 2020, com o espaço Galleria, integrado no Norteshopping e constituído por 18 lojas e quatro quiosques, destinados a marcas do segmento de luxo, algumas delas exclusivas em Portugal. Apesar do atual momento de pandemia, a Sonae Sierra decidiu avançar com a inauguração do espaço, estando confiante no projeto. Localizado no piso 1 do centro comercial, o novo espaço comercial ocupa uma área de cerca de 5 mil metros quadrados (m2). 

“A operação pode sofrer algum impacto negativo”, devido ao novo coronavírus, contudo, no “médio prazo os resultados serão visíveis”, declarou Alexandre Fernandes, responsável pela gestão de ativos da Sonae Sierra, na cerimónia de abertura do novo espaço comercial de luxo. Na sua opinião, “este projeto comercial enquadra-se no que de melhor se faz na Europa” e vai permitir “a melhor experiência” aos consumidores.

Sonae Sierra
Sonae Sierra

Representando um investimento de 8 milhões de euros, o Galleria - que abre as portas ao público em plena crise gerada pela Covid-19 - marca a conclusão do projeto de expansão do NorteShopping, iniciado em 2017, que envolveu um investimento global de 77 milhões de euros e permitiu aumentar a Área Bruta Locável (ABL) do centro comercial em mais 13.000 m2. No total, a expansão do NorteShopping permitiu criar cerca de 800 postos de trabalho diretos.

Marcas internacionais em estreia

Algumas das marcas presentes entram, pela primeira vez, em Portugal através do NorteShopping, como é o caso da Twin-Set, Claudie Pierlot e Maybach, e outras, como Sandro, MaxMara Weekend e o bar de champanhe Bubbles&Pearls, apresentam o seu primeiro conceito adaptado a um centro comercial. Este foi um dos primeiros shoppings temáticos, ligados à história do grupo Sonae, e abriu há 22 anos.

O posicionamento premium deste espaço da Sonae Sierra, que tem um elevador com ligação direta ao parque de estacionamento -3, permite a oferta distintiva, também associado um conjunto de serviços, “num local onde se cruzam experiências no que toca a cultura, gastronomia, decoração, moda e entretenimento.

Destaque para os serviços de tabacaria, com CigarWorld; e serviços de restauração, como uma Casa de Chá, com a assinatura da Arcádia, e um Bubbles & Pearls, especializado em champanhe e ostras. O espaço tem também várias obras de arte instaladas para enriquecer a experiência cultural da visita.

Sonae Sierra
Sonae Sierra

Espaço “catedrático” com lojas com tetos altos

A nova área exclusiva do Norteshopping, que resulta da adaptação do antigo espaço dos cinemas, permitiu, por isso, que “as lojas sejam as mais altas alguma vez criadas pela Sonae Sierra”, indica Jorge Morgadinho, diretor de Arquitetura e Design da Sonae Sierra.

Desta forma, o espaço apresenta-se “catedrático” e de “grande monumentalidade”, o que permitiu criar um “ambiente elegante e exclusivo”. Além disso, o responsável destaca a utilização “de materiais nobres, como a pedra lioz e a madeira” e a presença de uma instalação artística da arquiteta Joana Astolfi, em madeira e latão, criada especialmente para o efeito.

Sonae Sierra
Sonae Sierra

Novo cartão de visita da Matosinhos e prova de força do comércio do país

A inauguração contou com a presença de Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, que destacou que o novo espaço é “mais um cartão de visita” da cidade, elogiando o promotor pela iniciativa.

A autarca considera que a abertura deste espaço, posicionado “num segmento alto de mercado”, nesta época de pandemia é “excecional”, comprova que continua a haver “empresas e lojistas que acreditam” e que o “país continua a funcionar”.

Também presente na cerimónia de abertura, João Torres, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, alertou para a importância deste investimento no "contexto muito difícil que estamos a atravessar", em que o país precisa "de um comércio pujante". Reconhecendo o esforço da Sonae Sierra “em ter prosseguido com este investimento na modernização deste espaço”, neste altura marcada pelo surto de Covid-, o governante aproveitou a ocasião para enfatizar a "resiliência do comércio, dos centros comerciais e dos comerciantes, principalmente os que estão em conjuntos comerciais".

Sonae Sierra
Sonae Sierra