Comentários: 0
Há pelo menos 69 centros comerciais em Portugal

Existem em Portugal pelo menos 69 centros comerciais, 23 galerias comerciais ancoradas em hipermercados ou supermercados e 16 retailparks efactoryoutlets, caracterizados, respetivamente, pela existência de várias lojas junto de um parque de estacionamento e pela disponibilização de produtos a preços mais baixos.

Em causa estão dados da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), que representa 80% do setor. Segundo o Diário de Notícias, que se apoia nos mesmos, há ao todo no país mais de 2,8 milhões de m2 de área bruta locável (somatório de todas as áreas disponíveis para arrendamento no seu interior).

De acordo com a mesma fonte, estes estabelecimentos integram 8.896 “pequenos e grandes comerciantes”, o que corresponde a 100 mil postos de trabalho diretos e a 200 mil indiretos.

O universo dos centros comerciais é dominado por quatro grandes grupos: a Mundicenter, que detém por exemplo o Amoreiras; a Sonae, proprietária do Colombo; a Multi Mall Management, que explora os fóruns que existem por todo o país; e a responsável pelos Dolce Vita.

De referir que os quatro centros comerciais da cadeia Dolce Vita foram comprados há três meses pelo grupo norte-americano Lone StarFunds, que acabou por alienar recentemente três deles – o Dolce Vita Porto, junto ao Estádio do Dragão, o Dolce Vita Douro, em VilaReal, e o Dolce Vita Coimbra – a uma empresa ligada ao Deutsche Bank. Nas mãos da Lone StarFunds manteve-se apenas o Dolce Vita Monumental, em Lisboa.

Segundo a consultora imobiliária Cushman & Wakefield, foram aplicados no segmento dos centros comerciais este ano mais de 640 milhões de euros, em grande parte impulsionados por investidores estrangeiros, que representam 90% do capital investido até novembro. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta