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Fachada do LoureShopping (Foto: Sonae Sierra).
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A Sonae Sierra (SS), especialista internacional em centros comerciais, teve um lucro de 142 milhões de euros em 2015, mais 47% que em 2014 (resultado líquido da empresa tinha sido de 96 milhões de euros). Para este ano, a empresa quer consolidar a aposta no Norte de África e nos mercados emergentes.

Segundo Fernando Guedes de Oliveira, “2015 foi um ano marcado pela acentuada melhoria nos resultados operacionais e pela consolidação da performance financeira”. “Ao nível do desenvolvimento de novos projetos, foi um ano de oportunidades de crescimento do negócio com o anúncio do primeiro investimento no mercado colombiano e avanços significativos em projetos relevantes na Roménia e Marrocos. Em 2016 procuraremos consolidar a nossa presença no Norte de África e noutros mercados emergentes, mantendo o nosso foco na estratégia de capital light e na prestação de serviços a terceiros”, disse o CEO da SS em comunicado.

Para a melhoria dos resultados da empresa em 2015 face a 2014 contribuiu a recuperação dos mercados europeus e a consequente compressão das taxas de capitalização do imobiliário, principalmente em Portugal e em Espanha, e o impacto positivo da venda do Centro Comercial Zubiarte (Espanha) e da Torre Ocidente (Portugal), refere a SS.

A empresa revela que o investimento em projetos em desenvolvimento terá duplicado durante o exercício de 2015, com os avanços do ParkLake (Roménia), Cúcuta (Colômbia), Zenata (Marrocos), Málaga Designer Outlet (Espanha) e a expansão do NorteShopping (Portugal).  

No caso do ParkLake está em causa um investimento de 180 milhões de euros, sendo que 93% da área já está comercializada. O contrato de financiamento foi assinado no terceiro trimestre de 2015 e a inauguração do centro está prevista para setembro deste ano.

No que diz respeito ao projeto da Colômbia, será construído em Cúcuta um novo centro comercial com 45.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL), num investimento de 47 milhões de euros. O espaço deverá abrir em 2017. “Destaque ainda para o desenvolvimento do Centro Comercial Zenata (Marrocos), um investimento de 100 milhões de euros para mais de 250 lojas em 90.000 m2 de ABL, e do Málaga Designer Outlet (Espanha), que representa um investimento de 115 milhões de euros para 30.000 m2 de ABL, dois projetos com abertura prevista para 2017”, adianta a SS.

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