Comentários: 0

Portugal é um dos países desenvolvidos onde a economia mais depende do turismo. Apenas em Espanha o turismo tem mais importância direta no Produto Interno Bruto (PIB), segundo as contas da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Em causa está um estudo sobre as tendências do turismo na União Europeia (UE) na última década, até 2016. De recordar que no ano passado a chegada de estrangeiros para passar férias em Portugal atingiu um novo recorde, escreve a TSF.

De acordo com a publicação, que se apoia no documento, Portugal e Espanha lideraram nos últimos anos o crescimento do setor na Europa, sendo que a nível nacional o turismo contribui diretamente para cerca de 9% do PIB, a segunda maior percentagem não apenas da Europa mas também dos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Em Espanha o turismo vale diretamente 11% da economia.

Atrás de Portugal – e de Espanha – encontram-se, por exemplo, França (7%) e Itália (6%).

O turismo português vale ainda 20% das exportações do país e 58% das exportações na área dos serviços.

Segundo a OMT, o setor está a ser muito importante para a recuperação de muitas economias europeias, em especial da Europa do Sul e em países como Portugal, “contribuindo para a criação de emprego e para a ‘saúde’ da balança comercial” com o estrangeiro.

Em 2016, as receitas com os turistas estrangeiros em Portugal subiram 11% para 12,7 mil milhões de euros, mas os portugueses só gastaram 3,8 mil milhões de euros em férias lá fora, o que dá um balanço positivo de quase 9.000 milhões de euros para a economia nacional, refere a publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta