
Vender a casa rápido não tem de ser assim tão complicado. Isto porque há empresas no mercado imobiliário português que se dedicam a comprar casas num instante, as chamadas iBuyers. Mas como é que funcionam? Que vantagens e desvantagens apresentam estes negócios imobiliários? Respondemos a estas e outras perguntas neste artigo preparado pelo idealista/news.
O que são iBuyers?
Basicamente, são empresas, em alguns casos imobiliárias, que compram casas num instante. Diferenciam-se de outras empresas do setor por comprarem apartamentos de forma muito rápida. De facto, algumas dão propostas de compra em menos de 24 horas.
Os iBuyers podem ser uma ótima opção para vender a casa rapidamente. A única desvantagem é que compram as habitações por um preço inferior ao preço de mercado. E, em seguida, reformam as casas e voltam a colocá-las no mercado, para vendê-las com lucro.
Como funcionam os iBuyers?
Na verdade funcionam de forma bastante simples. E o processo pode ser descrito em cinco etapas:
- Contacto: primeiro, o proprietário da casa deve entrar em contato com a empresa. A velocidade é um dos seus padrões, pelo que o habitual é que em 24/48 horas a empresa responda ao proprietário;
- Oferta inicial de compra da casa: assim que a empresa se certificar de que a casa cumpre os requisitos, vai lançar uma oferta de compra da casa;
- Visita: se o proprietário aceitar a oferta, um dos profissionais da empresa vai visitar o apartamento. A oferta pode variar caso a casa não cumpra o que foi discutido durante a fase prévia;
- Contrato de compra e venda: ao aceitar a última oferta da empresa, é assinado um contrato de compra e venda. A maioria dos iBuyers irá gerir toda a documentação (certificado de ocupação, certificado energético ...), pois isso agiliza o processo. Além disso, vão encarregar-se de agilizar a escritura;
- Pagamento: a empresa pagará o valor total no dia da venda.

Que tipos de casas compram os iBuyers?
Os iBuyers compram as casas ou apartamentos que cumprem uma série de requisitos. O tipo de casa pode variar de empresa para empresa. Estes são algumas das casas que estas empresas costumam comprar:
- Casas sem inquilinos;
- Casas em planta (não compram caves);
- A casa não pode estar ocupada;
- As casas devem ter elevador a partir do quarto andar;
- Não podem ter uma área inferior a 40 m2;
- Preço não pode ser superior a 500.000 euros.
Compram lojas ou armazéns?
Por norma, os iBuyers compram apenas imóveis residenciais, deixando de fora do leque de potenciais compras lojas, garagens ou armazéns.
Vantagens e desvantagens do iBuyers
Vender a casa a um iBuyer tem algumas vantagens, mas também alguns pontos negativos. Para saber se esta é uma boa opção para ti, analisa estes fatores:
Vantagens de vender a casa a um iBuyer
- É a maneira mais rápida de vender uma casa;
- Oferece maior conforto, pois o vendedor não terá de se preocupar com a documentação, com as visitas ou com outra burocracias, pois tudo vai ser feito pelo iBuyer.
- Não há riscos, pois a parte compradora é solvente. Se te for feita uma oferta para comprar a casa é porque terão capacidade de pagá-la e não vão recuar.
Desvantagens de vender a casa a um iBuyer
Claro que este negócio imobiliário também tem as suas desvantagens. Estas são as mais relevantes:
- Os iBuyers compram a casa por um preço inferior ao preço de mercado. Ou seja, vais receber menos dinheiro do que se vendesses por tua conta e risco, por via de uma imobiliária, por exemplo. No entanto, é mais rápido;
- Não compram todas as propriedades;
- A figura iBuyers é importada dos Estados Unidos. Em Portugal, as empresas que existem operam sobretudo nas grandes cidades.

No entanto, podes sempre contar com a ajuda de um profissional tradicional para ajudar-te nos diferentes passos a seguir na hora de vender uma casa: avaliar a venda, preparar a documentação, decidir por que meios vendê-la, anunciar a casa ou assinar o contrato promessa compra e venda.
Quanto pagam os iBuyers pelas casas?
Não há um valor exato, pois varia de acordo com a empresa iBuyer. Aproximadamente, pagam entre 35-40% menos do que o preço de mercado, embora dependa das condições do apartamento e da rentabilidade que estimam obter.
Em que casos se justifica vender a casa aos iBuyers?
Vender a casa a um iBuyer é uma boa opção quando precisas de obter rendimentos rapidamente. Por exemplo, se tiveres necessidades financeiras, se tentaste vender a casa por conta própria e não conseguiste ou se a habitação requerer reparos muitos dispendiosos, pelos quais não estás disposto a pagar.
Em que casos não é boa ideia vender a casa aos iBuyers?
Se tiveres tempo para vender a casa por tua conta e não precisares de dinheiro com urgência. Será sempre melhor tentares vender a casa com calma e com a ajuda de um agente imobiliário, porque assim farás um negócio a um melhor preço.

Quem lida com a papelada se vender a casa a um iBuyer?
Regra geral, são essas empresas que tratarão de tudo, pois acelera a venda. Normalmente são responsáveis pela obtenção do certificado energético, da gestão da escritura, entre outros procedimentos.
iBuyers já chegaram a Portugal - quais são?
Se já tomaste a decisão de vender a tua casa a um iBuyer, importa agora conheceres as empresas que estão operacionais em Portugal. E até podes pedir propostas a mais do que uma. Não te esqueças de analisar com cuidado as condições e o valores que oferecem. Estes são alguns exemplos de iBuyers em Portugal:
Se fechaste a venda da tua casa com um ibuyer, deixa a tua opinião adicionando um comentário a esta notícia para que possamos conhecer em primeira mão o nível de satisfação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta