Trata-se de uma plataforma digital para o mercado residencial que adquire imóveis aos proprietários e, promete, em sete dias.
Comentários: 0
Italiana Casavo arranca operação imobiliária em Portugal
Foto de Jo Kassis no Pexels

A chegada a Portugal da Casavo, plataforma italiana digital para o mercado residencial que adquire imóveis diretamente e em sete dias, é mais uma prova de que Portugal continua no radar dos investidores imobiliários, mesmo em tempos de pandemia. A operação da Casavo em Portugal arranca esta quarta-feira (26 de janeiro de 2022) após “um investimento de 100 milhões de euros para adquirir casas em Portugal”, refere a empresa em comunicado. Ainda na semana passada, noticiámos que, seguindo a tendência internacional de outros mercados, estão a chegar a Portugal as iBuyers - empresas que compram casas num instante, sendo um desses exemplos a Tiko.

“A plataforma entra em Lisboa para transformar a experiência do processo de compra e venda de casa e oferecer um novo serviço mais rápido, fácil e transparente”, lê-se na nota da proptech enviada ao idealista/news.

O que faz a Casavo? 

A empresa “desenvolveu uma plataforma tecnológica que realiza avaliações de imóveis, baseadas no seu algoritmo patenteado, analisa diferentes variáveis e permite submeter ofertas em 48 horas”. “Além disso, necessita de fazer apenas uma visita presencial às casas, contrariando a média de 20 visitas habituais. Havendo acordo, a Casavo assegura todo o processo de transação e realiza o pagamento ao proprietário na íntegra em apenas sete dias”, explica. 

A Casavo assegura que, desta forma, “traz liquidez ao mercado imobiliário e transparência a um processo tradicionalmente complexo e desgastante para os vendedores”. “Posteriormente, a empresa realiza obras de renovação e coloca os imóveis novamente à venda, disponibilizando casas prontas a viver e facilitando o acesso à habitação aos compradores, uma vez que os seus preços de venda estão sempre dentro dos valores médios do mercado”, acrescenta.

Citado no documento, Duarte Ferreira dos Santos, Vice President of Investments da Casavo em Lisboa, adianta que “o mercado imobiliário na área metropolitana de Lisboa tem uma dimensão interessante, com mais de 70.000 transações por ano”, tendo “as características ideais para uma plataforma” como a Casavo, visto que as pessoas continuam a preferir comprar casa em vez de arrendar.

Italiana Casavo inicia operação em Portugal
Duarte Ferreira dos Santos, Vice President of Investments da Casavo em Lisboa Casavo

“Por outro lado, a grande maioria das casas foram construídas antes dos anos 80 e, como tal, necessitam de renovação. Além disso, o mercado imobiliário português, tal como outros mercados no sul da Europa, ainda é muito fragmentado, complexo e offline, e a pandemia acelerou a alteração do comportamento dos consumidores em direção à digitalização. Assim, através de ferramentas como a avaliação instantânea de imóveis e a apresentação de ofertas num curto espaço de tempo, a Casavo traz mais transparência, confiança e comodidade aos utilizadores”, comenta. 

“Queremos ser uma opção disruptiva” no mercado residencial

Salientando que entrar em Portugal pareceu ser a oportunidade ideal para continuarmos a missão da empresa, “de mudar a forma como as pessoas vendem, vivem e compram casas na Europa”, o responsável afirma que a Casavo quer “transformar e inovar os processos associados ao mercado imobiliário e ser uma opção disruptiva”.

O escritório da empresa está localizado em Lisboa e a Casavo prevê contratar mais de 20 pessoas nos próximos meses para reforçar o seu plano de crescimento em Portugal. Duarte Ferreira dos Santos revela que a empresa já deu início ao processo de aquisições no centro da capital e considera que Lisboa será o “primeiro passo” da empresa no mercado português. “Esperamos chegar em breve a outras cidades”, conta.

Casavo chega a Portugal
Equipa da Casavo Casavo

A Casavo revela, no comunicado, tem como objetivo transformar e digitalizar o setor imobiliário, o que inclui também as agências imobiliárias e todos os restantes intervenientes no mercado. “A empresa estabelece parcerias com agentes e oferece-lhes soluções tecnológicas que lhes permitem adaptar a sua oferta às novas exigências dos clientes, sendo mais eficientes e aumentando o número de transações que efetuam. A Casavo planeia continuar a alargar a sua atual rede de mais de 2.500 agentes a nível internacional através de novas parcerias com as agências portuguesas”, lê-se no documento.

A Casavo foi fundada em 2017, em Milão, e tem uma equipa de mais de 300 pessoas, operando nas cidades italianas de Milão, Roma, Turim, Florença, Bolonha. Está ainda presente em Madrid e Barcelona (Espanha) e, agora, em Lisboa, planeando expandir-se para outros mercados europeus em breve. Até à data, já realizou mais de 166.000 avaliações de imóveis através do seu website, concretizou mais de 2.300 transações com um valor superior a 700 milhões de euros e angariou mais de 450 milhões de euros em equity e dívida.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta