Massimo Forte explica quem são e o que fazem estas novas empresas tecnológicas. E como os mediadores podem aproveitar a oportunidade.
Comentários: 0
agentes imobiliários
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels

A tecnologia é, cada vez mais, transversal a todos os setores da economia. E o imobiliário não escapa à regra. Sendo um negócio que, sobretudo ao nível da mediação imobiliária, é como habitualmente se diz "feito de pessoas para pessoas", tem vindo a ganhar ao incorporar a tecnologia como aliada - em particular desde a pandemia. E se por vezes a mudança assusta, porque requer processos de adaptação, também gera oportunidades de negócio, tal como acontece agora com os chamados iBuyers. Mas quem são e o que fazem? Massimo Forte, consultor, coach e formador explica tudo neste artigo preparado para o idealista/news.

"Os iBuyers já existem há quase dez anos, em 2021 cresceram mais do dobro em número de transações no mercado imobiliário mais desenvolvido no mundo (Estados Unidos), e começam agora a entrar em força em Portugal", começa por esclarecer Massimo Forte.

iBuyers
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels

Mas afinal, o que são iBuyers?

Os iBuyers são empresas de base tecnológica que atuam dentro do mercado imobiliário e utilizam a ciência de dados aliada a novas tecnologias para avaliar e viabilizar propostas de compra de imóveis no mercado.

Esta avaliação une tecnologia e eficiência logo na primeira etapa do processo de negociação de compra. Como? A tecnologia desenvolvida por cada empresa iBuyer baseia-se na avaliação de critérios pré-definidos (e não subjetivos) que foram construídos e são geridos através de um modelo algorítmico fixo. Há de facto maior eficiência neste processo pois é menos permeável a uma definição de preços especulativa.

Após o processo de avaliação e posterior negociação de compra, há um processo de renovação e valorização do imóvel para ser novamente posto à venda com um maior valor acrescentado para todas as partes.

Qual é o principal objetivo destas PropTechs?

Reinventar o processo de compra e venda de imóveis usados em escala através da tecnologia para transformar aquilo que ainda é um processo doloroso e burocrático, num processo de melhoria de experiência do cliente, sem que necessariamente haja um incremento de custos. A promessa é a possibilidade de vivência de um processo de transação imobiliária muito mais agradável, muito mais simples, muito mais padronizado e supostamente, muito mais previsível a nível de resultados.

mediadores imobiliários
Foto de Anna Shvets en Pexels

E Massimo Forte aproveita para partilhar a sua experiência no mercado imobiliário, alegando que gosta "de ir à essência do objetivo para perceber melhor o porquê de cada projeto".

O primeiro contacto que teve com iBuyers conta que foi no ano de 2015 quando numa palestra do seu amigo Jeff Turner, um dos melhores especialistas que diz conhecer de tecnologia e tendências aplicadas ao mercado imobiliário, explicava a um público ibérico o que eram os iBuyers e o que estava a acontecer nos Estados Unidos, algo que na altura parecia muito distante e não concretizável em escala.

A empresa que Jeff deu como exemplo foi a Opendoors, hoje a empresa líder nos Estados Unidos e o maior player no mercado dos iBuyers.

"Começou por dizer que todas as ideias têm uma história…", recorda Massimo Forte. E esta história, relata, surgiu de uma necessidade com que cada um de nós e milhares de pessoas já lidaram, ou vão ter de lidar em determinada altura da sua vida.

História de uma família que decide mudar de casa

Imaginemos esta situação: alguém necessita rapidamente de comprar uma casa nova porque os seus filhos mudaram inesperadamente de escola, a nova escola fica do outro lado da cidade e isso quer dizer que todos os dias terá de acordar muito mais cedo, levá-los de carro e enfrentar o trânsito caótico que vai prejudicar o seu consumo de energia e as horas de descanso de toda a família que tem agora menos uma hora de sono diário.

Comprar casa
Foto de MART PRODUCTION en Pexels

Esta é apenas uma de milhares de histórias que leva a que milhões de pessoas decidam mudar.

A clássica solução é a opção de compra, sendo que na maior parte das vezes precisamos de primeiro vender, para depois comprar, e normalmente, o mais rápido possível. Para isso, procuram o apoio de um agente imobiliário, ou aventuram-se sozinhos na epopeia de vender para depois comprar.

Quanto tempo têm as pessoas para trocar de casa?

Normalmente a resposta é, menos tempo do que o realmente necessário. Geralmente a troca de casa, para além de tempo implica: risco; negociação (por exemplo, ter de lidar com pessoas desconhecidas); muita burocracia; mudanças; pedir crédito habitação; por vezes pequenas ou grandes obras... a lista é grande.

Mas vejamos mais de perto esta dor. Se eu tiver de trocar a minha casa por outra, terei de contratar um agente imobiliário para me vender a minha, lidar com toda a burocracia inerente ao processo de venda, como também com todo o processo comercial. Ao mesmo tempo terei de fazer contas, muito provavelmente terei de ir ao banco, e terei ainda de lidar com outros agentes imobiliários para comprar a nova casa, rezando que eles se entendam com o que está a vender para que giram bem os prazos. Há claro, e não esquecer da burocracia, das obras e da mudança, enfim, possivelmente daqui a 6, 9, 12 meses poderei ter a felicidade de estar sentado na nova casa.

O sonho de tornar fácil o processo de mudar de casa: vender uma e comprar outra

Quem me dera que houvesse uma empresa que comprasse a minha casa na hora e me desse a liquidez que preciso para comprar a casa que pretendo num curto espaço de tempo, era muito bom. E se e ao mesmo tempo esta empresa ainda me tratasse de toda a burocracia, e até me disponibilizasse um serviço completo com o que necessito: obras; mudanças e tratamento jurídico de documentação, seria um sonho, certo?

Trocar de casa
Foto de Alena Darmel en Pexels

E foi assim que a oportunidade se tornou no propósito dos iBuyers. Porque quem criou este negócio certamente passou por esta experiência, desejou o mesmo e viu a grande oportunidade que seria a de tirar estas dores ao cliente, assumiu como propósito a transformação de uma experiência de cliente complexa, num processo de transação imobiliária muito mais simples, e principalmente, muito mais rápido propondo-se a concretizar uma transação que demora normalmente meses, numa transação que terá um prazo médio de apenas 15 dias!

"Costumo dizer que quando as empresas nascem para resolver grandes problemas de pessoas e conseguem realmente concretizar a melhor forma de cumprir o seu propósito, vão com certeza ser bem-sucedidas e de forma consistente", declara o influencer imobiliário.

E como é que as iBuyers funcionam realmente?

  • Apoiadas por fundos de investimento, compram a casa ao cliente na hora e depois, tratam de todo o processo de compra da nova casa. Em ambos os processos o cliente terá acesso a todos os serviços disponibilizados para tornar a sua experiência numa experiência rápida, simples e agradável.
  • A tecnologia entra na avaliação e definição do valor de compra da casa antiga. Estas empresas calculam o valor de venda do imóvel para proporem o seu valor de compra, este cálculo é feito através de um algoritmo que se baseia numa série de pressupostos para viabilizar um valor que resolva o problema do cliente, criando ao mesmo tempo uma cadeia de valor para este negócio que vai desde a compra da casa antiga à posterior aquisição da nova casa.
  • E o que fazem às casas que adquirem? Preparam-na e recolocam-na no mercado utilizando mais uma vez o algoritmo para definir um valor de venda que lhes traga, para além da comissão, uma mais valia sobre a venda.

No caso específico da Opendoors, o serviço prestado tem um valor de 7% sobre o valor do imóvel que o cliente está a vender, acrescentando ainda a este ganho, o valor de mais-valia que se supõe que mais tarde será obtido com a suposta venda do produto recolocado.

Mas como ficam os Mediadores e Agentes Imobiliários neste negócio?

Quando os iBuyers apareceram, assumiram um posicionamento de concorrência direta de mediadores e agentes imobiliários, o que levou a que estes criassem uma aversão a este novo negócio imobiliário. Nos Estados Unidos foram muitas as empresas de mediação que os demonizaram, rejeitaram e enfrentaram. Mas com o passar dos anos e principalmente com a experiência e experimentação, verificou-se que os iBuyers são de facto uma ótima ideia e podem, diria, devem ser um excelente parceiro de negócio de mediadores e agentes imobiliários profissionais.

Parceiros de negócio
Foto de Kindel Media en Pexels

Os algoritmos funcionam, mas num negócio de pessoas para pessoas, nem todas as variáveis são passíveis de uma análise fria e preditiva, o risco é e continuará a ser grande para as empresas iBuyers pois o algoritmo, em grande parte dos casos, não consegue ter uma correta previsão de valor de compra e depois, de valor de venda do imóvel do cliente, provocando até perdas importantes e desastrosas, veja-se o caso do portal Zillow que começou também a fornecer este serviço, mas contudo, com resultados desastrosos que provocaram mesmo o abandono do projeto por parte deste grupo norte-americano.

Hoje nos Estados Unidos os iBuyers são uma realidade, representando em 2021 uma quota de mercado na ordem dos 1,3% que corresponde a cerca de 70.000 imóveis comprados (segundo www.mikedp.com em INMAN). Em grande parte dos países europeus e também em Portugal é uma realidade inevitável, até porque quando o mercado está em alta e os preços das casas sobem, será fácil para o algoritmo prever o preço de saída, no limite, até se pode gerar um desvio, pois o mercado vai acabar por absorver, já na compra, poderá ser mais arriscado, pois se o algoritmo indicar a compra acima do preço, será muito mais difícil concretizar a operação de revenda.

iBuyers, um novo negócio para Agentes Imobiliários Profissionais

"Na minha opinião, é na dificuldade de previsão do algoritmo que entram os profissionais de mediação imobiliária", declara o especialista. Nos Estados Unidos mediadores e agentes imobiliários profissionais já trabalham diretamente com os iBuyers para os ajudar a escoar o produto (imóveis) que compraram, e por vezes, reduzem perdas ou potenciam ganhos conseguindo escoar o produto num valor acima do calculado pelo algoritmo que não consegue prever até que ponto a decisão irracional, os desejos específicos, ou até as características estéticas podem vir a pesar no processo de decisão.

PropTechs imobiliárias
Foto de fauxels en Pexels

"O mercado imobiliário é um mercado imperfeito e por isso pouco previsível, até pela tecnologia (pelo menos pela tecnologia de hoje e do futuro próximo) que continua a necessitar de pessoas, neste caso, de um especialista local que possa cruzar dados com tendências e conhecimento específico da realidade de cada caso, por isso as iBuyers podem ser claramente um novo negócio para os profissionais de mediação imobiliária", remata Massimo Forte, citando o poeta Fernando Pessoa “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade