“Não comprar nada que possas alugar" é uma das regras seguidas pelo milionário Grant Cardone, que hoje tem 12 mil casas a render.
Comentários: 0
Como poupar dinheiro
Pexels

É hora de apertar o cinto. Com a inflação a atingir os 9,3% em setembro – o maior valor registado nos últimos 30 anos – e os juros dos créditos habitação a subir, as famílias portuguesas começam a ajustar o orçamento familiar e a desenhar novas estratégias de poupança. Não há uma fórmula mágica para fazer esta ginástica financeira. Mas há vários conselhos de Grant Cardone, CEO da Cardone Capital e autor do livro 'The 10X Rule', que as famílias podem começar a seguir para economizar. Uma das regras básicas passa por “não comprar nada que possas alugar e não comprar nada caro a menos que tenhas o dobro da quantia poupada”.

Depois de passar 20 anos a testar o mercado, Grant Cardone conseguiu conquistar um património líquido de vários milhões de dólares. “Mantive uma tremenda disciplina para investir o máximo de dinheiro possível em ativos que me gerassem rendimentos. Agora, recebo receitas das 18 empresas e dos 12.000 apartamentos que possuo”, escreveu na sua coluna publicada na CNBC.

Estratégias para poupar dinheiro
Pexels

4 regras improváveis para poupar dinheiro e gerar riqueza

Há quatro regras de ouro e "impopulares" que ajudaram Grant Cardone a poupar dinheiro e a enriquecer. Explicamos quais são neste artigo:

1. Não compres nada caro a menos que tenhas o dobro do valor poupado

“Assim que alguns dos meus amigos começaram a ganhar muito dinheiro, apaixonaram-se por carros de luxo, barcos e viagens a Paris. Mas, para mim, estabeleci uma regra: para comprar um relógio caro ou mesmo uma casa, tinha de economizar o dobro do valor. Isso impediu-me de gastar demasiado e deu-me tempo para pensar do que realmente precisava”, destaca o autor do livro.

Em vez de gastar dinheiro em grandes compras que tinham efeitos limitados na minha qualidade de vida, concentrei-me em aplicar os ganhos em melhorar os meus negócios em geral”, acrescentou o milionário na mesma publicação.

2. Não compres nada que possas alugar

Tendo em vista o aumento da conta no banco, Grant Cardone só investiu onde poderia ganhar dinheiro, como em imóveis comerciais que colocou a arrendar. "Eu nunca comprei nada que pudesse arrendar ou alugar, como minha casa principal ou um carro, para evitar altos pagamentos mensais e custos de manutenção associados à propriedade". Esta foi uma das estratégias que Grant Cardone adotou no seu caminho rumo ao mundo milionário.

Em 2012, por exemplo, decidiu vender a sua casa e arrendar uma habitação por quase 10 anos. E, assim, conseguiu poupar mais dinheiro para investir em imóveis, o que, por sua vez, geraram rendimentos. "Quando consegui economizar uma quantia considerável, consegui comprar uma casa nova sem recurso a financiamento bancário", acrescenta.

“Ainda hoje alugo os carros. No entanto, nunca prorrogo um contrato por mais de 24 meses, mesmo que o torne mais barato. Muito pode mudar em dois anos e, por isso, tento evitar ficar preso a um carro que não atende às minhas necessidades”, explica.

Poupar mais dinheiro
Pexels

3. Não gastes dinheiro para impressionar os outros

O objetivo de Grant Cardone tem passado por criar um herança para a sua família. "Isso foi o mais importante para mim do que comprar coisas que eu não precisava", admite. Mesmo quando podia comprar algo mais extravagante para impressionar, o autor do livro 'The 10X Rule' optava por não o fazer. “Em vez disso, investi e construí minha riqueza de forma privada”, diz.

Embora agora tenha dinheiro para comprar produtos caríssimos, ainda se considera bastante simples. “Não me importo em ser chamativo e tento viver abaixo das minhas possibilidades”, destaca neste artigo.

4. Gasta apenas a tua renda passiva

"Se eu ganhasse 100.000 euros por ano com meu trabalho e 20.000 euros por ano em renda passiva, tentaria gastar apenas 20.000 euros em coisas além das minhas despesas básicas", diz o CEO da Cardone Capital. Todas essas regras exigem muita disciplina e podem não ser para todos.

“De vez em quando, perguntava-me porque é que estava a trabalhar tanto, pois não conseguia aproveitar os frutos do meu trabalho. Mas depois de duas décadas cumprindo estas metas, superei com sucesso várias grandes recessões e uma pandemia global”, conclui o autor de ‘The 10X Rule.’

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta