Massimo Forte reflete sobre a importância das parcerias, com base na experiência da sua marca pessoal, que cumpre 10 anos em 2023.
Comentários: 0
Parcerias imobiliárias
https://www.pexels.com/pt-br/foto/acordo-contrato-barbudo-barbado-4340037/ Foto de Edmond Dantès @Pexels

Quando se faz um plano, seja ele qual for, deve começar-se com, pelo menos, duas perguntas: “Porquê?" e “Para quê?”. E no caso da mediação imobiliária, uma atividade rica em parcerias, a questão “Com quem?” também deve ser colocada, pensada e refletida de forma constante, para que se possam atingir resultados de sucesso. Esta é a visão de Massimo Forte, defendida neste artigo preparado para o idealista/news, tendo por base a experiência da sua marca pessoal, que cumpre 10 anos agora em 2023.

"É muito comum, em projetos de desenvolvimento de marca pessoal, de empresas e de grandes grupos, esta procura do que inspira e move os profissionais para definirem a sua missão, a sua visão e os seus valores que, afinal, vão partilhar com as pessoas que estão na base da sua cultura empresarial, e que deve ser implementada e assegurada pelo líder ou por um grupo de pessoas que lideram e partilham o mesmo propósito. E as perguntas 'porquê' e 'para quê' são colocadas com o intuito de explorar e encontrar o propósito, ou de certa forma, a automotivação para chegar a um objetivo de curto, médio ou até longo prazo", começa por dizer o consultor, formador e coach, especializado no setor imobiliário.

Dando como exemplo a sua marca pessoal, Massimo Forte conta que, ao longo deste caminho focado no propósito de “ajudar profissionais da mediação imobiliária a serem melhores profissionais”, foi movido inúmeras vezes e de várias formas para criar conteúdos, livros, vídeos, formações, palestras, artigos de opinião, consultoria de negócio, coaching e programas de mentoring para pessoas e empresas.

A importância de ter parceiros para chegar mais longe

Dicas de sucesso imobiliário
https://www.pexels.com/pt-br/foto/empresaria-executiva-cafe-cafeteria-4340219/ Foto de Edmond Dantès @Pexels

E, durante este processo, diz ter-se deparado com uma realidade que, provavelmente, será comum à muitos empreendedores, tendo-se cruzado com pessoas que já não trabalham para si, outras que continuam desde a primeira hora e outras tantas que, pesar de se conhecerem, acabaram por nunca colaborar em conjunto.

"Aquelas com quem trabalho e continuo a trabalhar considero-as como parceiros, mas atenção, não estou a falar de clientes, estou a falar de pessoas e empresas que me ajudaram a construir o meu projeto e que de forma natural e colaborativa, o meu projeto também as ajudou a construir", partilha, ressalvando que "estas pessoas tiveram e algumas ainda têm uma grande relevância para o meu projeto, possivelmente sem elas eu nunca teria chegado onde estou, nem nunca teria chegado de forma tão rápida e que considero ser tão bem-sucedida".

E foi, segundo relata, exatamente em conversa com um futuro e experiente parceiro, logo no início da nossa nova relação, que Massimo recorda ter sido despertado para a importância de uma nova pergunta que por vezes é pouco considerada nos planos de negócios: "Com quem", que considera ser tão importante como o “porquê”, ou mesmo o “para quê”.

Quem são os teus parceiros? De que forma estão alinhados com o teu projeto, com a tua missão, visão e valores?

No entendimento de Massimo Forte, estas são os pontos chave para qualquer parceria, admitindo que, porém, também acontece "muitas vezes não termos a certeza e, ainda assim, acreditamos e experimentamos para depois tomarmos uma decisão de continuidade".

Mediação imobiliária
https://www.pexels.com/pt-br/foto/acordo-contrato-patrao-chefe-5717509/ Foto de Tima Miroshnichenko @Pexels

Sendo a atividade de mediação imobiliária claramente uma atividade rica em parcerias, o especialista entende que a pergunta “Com quem?” deveria ser colocada, pensada e refletida de forma constante para estar alinhando e afinando com o propósito.

  • Se for um mediador ou broker utilizando a nomenclatura norte-americana, poderá optar por fazer uma sociedade com um ou mais sócios. Mas quais?
  • Poderá associar-se a uma empresa de franchising, perfeito. Mas qual?
  • Com certeza vai recrutar pessoas para o seu projeto. Quem e qual o seu perfil?
  • Se for um agente imobiliário, terá a oportunidade de escolher a empresa com quem vai construir a sua carreira. Mas qual é a que está alinhada consigo?
  • Se quiser fazer equipa com outro colega para alavancar o seu negócio poderá fazê-lo. Quem será o parceiro que o complementa?
  • Como é muito bom a angariar e como se quer focar nessa atividade para nela investir grande parte do seu tempo, fará todo o sentido relacionar-se com parceiros agentes que trabalhem compradores. Mas quem? Todos? Possivelmente não, então quais?
  • E se a sua especialização em clientes compradores, será fundamental ter uma lista de agentes angariadores que lhe forneçam produto, perfeito. Quem lhe pode fornecer o que necessita?
  • Se quer escalar o seu projeto de mediação imobiliária, seja ele pequeno, médio ou grande, vai precisar de parceiros de diferentes áreas como marketing, solicitadoria, advocacia, contabilidade, tecnologia, etc…, certo. Mas quais e quem?

"O propósito é a base para o início de todas as respostas a esta pergunta", remata Massimo Forte, argumentando que "ninguém faz nada sozinho e ter os parceiros certos, nos momentos certos é o que poderá fazer a diferença para poder escalar o seu negócio, possivelmente de forma mais rápida e no entanto, mais sólida".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta