
Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Portugal, expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC), situou-se em 78,7% da média da União Europeia (UE), segunda dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira (14 de dezembro de 2024). Trata-se de um valor superior em 3,4 pontos percentuais (p.p.) face ao registado em 2021 (75,3%).
“Portugal ocupava, assim, a 16ª posição entre os 19 países da Zona Euro (à data de referência dos dados a composição da área do euro era de 19 países, uma vez que a entrada da Croácia ocorreu em 1 de janeiro de 2023) e a 20ª da UE, mantendo as posições observadas no exercício anterior”, lê-se no boletim do INE.
Segundo a mesma fonte, a “Despesa de Consumo Individual per capita (DCIpc), que constitui um indicador mais apropriado para refletir o bem-estar das famílias, fixou-se em 87,0% da média da UE, 2,6 p.p. superior ao observado no ano anterior (84,4%), ocupando a 12ª posição na Zona Euro e a 15ª na UU, tendo melhorado duas e três posições, respetivamente, face ao exercício anterior”.
De rerefir que a DCIpc inclui, além das despesas de consumo final das famílias, as transferências sociais em espécie das Administrações Públicas para as famílias, de que são exemplo as comparticipações públicas no preço de medicamentos e outros produtos farmacêuticos.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta