
O Sea Ranch é considerado um dos lugares mais estranhos de Hong Kong – e um raro exemplo de empreendimento imobiliário que falhou numa cidade conhecida pelos seus preços exorbitantes. Foi construído na década de 1970 como resort de luxo, mas agora oferece aos potenciais compradores “raras pechinchas”, segundo escreve a Bloomberg.
É possível comprar um apartamento de 116 metros quadrados (m2) com vista para o mar por 677.500 dólares), ou menos da metade do que uma casa de tamanho semelhante custaria num local próximo designado Discovery Bay.
Este resort está localizado num uma parte remota da Ilha de Lantau, sem conexões diretas de transporte para Hong Kong, lojas ou instalações médicas, e tem a reputação de ser uma localização fantasma – uma vez que a maioria das casas estão desabitadas.
De acordo com a Bloomberg, o Sea Ranch ocupa um “nicho único”. É quase impossível encontrar preços comparáveis, muito menos em empreendimentos de luxo – fracassados ou não.
Quando o Sea Ranch foi comercializado pela primeira vez em 1975, foi anunciado como o melhor refúgio para executivos e famílias que procuravam descanso longe da cidade – e foi inicialmente bem-sucedido. Todas as 200 unidades foram vendidas antes da construção, que foi concluída em 1979. Devido ao seu isolamento, não há ligações rodoviárias até hoje, o empreendimento garantiu exclusividade. Mas nos anos 80 tudo mudou e o empreendimento foi perdendo moradores, também por problemas relacionados com a promoção/gestão do projeto.
Apesar disso, e mais de 40 anos após a construção, o empreendimento permanece em boas condições. Alguns apartamentos parecem bem cuidados, com jardins limpos decorados com ornamentos e plantas. Outros têm um ar de abandono e pátios cobertos de ervas daninhas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta