Descobre o preço das casas no teu município neste mapa preparado pelo idealista/news com os dados mais recentes do INE.
Comentários: 0
Preço das casas para comprar em Portugal
Freepik

A habitação está cara e escassa em Portugal. Mas a verdade é que os preços das casas são heterogéneos no país. Enquanto nos grandes centros urbanos de Lisboa, Porto e Faro encontramos as casas mais caras de todas, à medida que viajamos para o interior passamos a conhecer os 182 concelhos do país onde os preços das casas são inferiores a 1.000 euros/m2. Descobre quanto custa comprar casa em cada município neste mapa preparado pelo idealista/news a partir dos dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

As casas vendidas em Portugal em 2023 tiveram o custo mediano de 1.611 euros por metro quadrado (euros/m2), segundo revelou o INE no boletim publicado esta terça-feira, dia 23 de abril. Mas a verdade é que há 250 concelhos do país que apresentam preços das casas inferiores à mediana nacional. Ou seja, em 83% do território português é possível comprar uma casa de 100 metros quadrados (m2) por menos de 160 mil euros.

Contam-se ainda 182 dos 300 concelhos com dados disponíveis (num universo de 308) que apresentam preços das casas inferiores a 1.000 euros/m2. Entre estes, há 59 municípios onde comprar casa custa menos de 500 euros/m2. Claro está que é preciso viajar para o interior do país para conhecer estes municípios mais baratos para comprar casa. O que apresenta o menor custo de todos é Mêda, no distrito da Guarda, onde o preço mediano de uma habitação de 100 m2 foi de 15,6 mil euros.

O que salta à vista é que o preço das casas a nível nacional tem sido pressionado pelos 50 concelhos que apresentam os maiores custos da habitação do país e que se localizam, sobretudo, na Grande Lisboa, Área Metropolitana do Porto e no Algarve. É por isso mesmo que o mapa preparado pelo idealista/news, partindo dos dados do INE, mostra um verde mais escuro nestes centros urbanos, seguido do litoral do país.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta