Este “deve ser um desígnio” de quem tem “responsabilidades públicas”, diz Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças.
Comentários: 0
Joaquim Miranda Sarmento
Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças Getty images

“Tornar as cidades mais sustentáveis e habitáveis deve ser um desígnio de todos com responsabilidades públicas”. Quem o diz é Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças, que adianta que o Governo vai avançar com medidas nesse sentido, entre elas reforçar a aposta na mobilidade verde.

Segundo a Lusa, o ministro, que falava no seminário “Cidades resilientes, regeneradas e revitalizadas”, organizado pela Casa da América Latina e o CAF – banco de desenvolvimento da América Latina e do Caribe, revelou que os “governos centrais têm um papel muito relevante”. 

Joaquim Miranda Sarmento destacou, nesse sentido, “algumas medidas que o Governo se propõe a implementar que vão permitir reforçar competitividade economia, melhorar a qualidade de vida das populações, respeitar compromissos de emissões de carbono e transição energética”. 

De acordo com o governante, o Executivo vai reforçar “a aposta na mobilidade verde, com o aumento da capacidade dos transportes fluviais e terrestres, a entrada em operação do metro Mondego e a criação do passe ferroviário verde”. E mais: vai também “incentivar a utilização dos transportes coletivos (…) e a capacitação do tecido empresarial, através do reforço do ESG”. “Em 2025, para reconhecer boas práticas, irá ser criado o prémio PME líder em ESG”, adiantou. 

*Com Lusa

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta