Investimento é de 7 milhões de euros e abrange 27 edifícios habitacionais, onde vivem 1.200 pessoas.
Comentários: 0
Reabilitação de casas em Lisboa
Bairro Padre Cruz, Lisboa Gebalis

Há novos bairros municipais em Lisboa que vão ser reabilitados em breve, ao abrigo do programa ‘Morar Melhor’. Trata-se do Bairro Padre Cruz e do Vale de Alcântara, que reúnem 435 casas habitadas por 1.200 pessoas. A reabilitação levada a cabo nos próximos meses representa um investimento de 7 milhões de euros.

É no âmbito do programa “Morar Melhor” – Programa de Reabilitação dos Bairros Municipais de Lisboa – que vai avançar a reabilitação do Bairro Padre Cruz. Aqui vão ser restaurados 15 edifícios, abrangendo 169 casas onde moram cerca de 475 pessoas. Só esta empreitada terá um investimento de 2,8 milhões de euros (mais IVA) e um prazo de execução de 13 meses, revela em comunicado enviado às redações a empresa municipal Gebalis. 

O bairro em Vale de Alcântara vai também receber obras de reabilitação, abrangendo um total de 12 edifícios situados na Avenida de Ceuta e na Rua Maria Pia, explicam ainda: 

  • Empreitada na zona sul da Avenida de Ceuta: vão ser intervencionadas 205 casas (do lote 1 a 8), onde habitam cerca de 575 pessoas. O custo do investimento é de 2,9 milhões de euros (mais IVA) e o prazo de execução da obra de oito meses.
  • Obra na Rua Maria Pia: aqui vão ser intervencionados quatro lotes, num total de 61 habitações, onde moram mais de 170 pessoas. Com um investimento de 1,4 milhões de euros (mais IVA), esta intervenção deverá durar seis meses.

As intervenções nestes bairros municipais lisboetas visam, sobretudo, recuperar as fachadas, coberturas e substituir caixilharias e estores, de forma a melhorar o conforto térmico e energético das habitações.

Sobre a reabilitação destes bairros, Fernando Angleu, presidente do conselho de administração da Gebalis, diz que “este investimento espelha o compromisso da Gebalis com o município e, principalmente, com os moradores dos bairros municipais”, acrescentando que depois de 2024 ter sido marcado pelo início de várias empreitadas, “o trabalho da Gebalis não vai ficar por aqui”.

Recorde-se que estas empreitadas fazem parte do Plano de Reabilitação acordado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis que teve início em 2022 e é considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta