Primeiras medidas do Construir Portugal estimularam ainda mais a procura de casas, em especial pelos jovens.
Comentários: 0
Preço das casas em Portugal
Créditos: Gonçalo Lopes | idealista/news

Desde a entrada em funções do primeiro Governo de Montenegro e da apresentação do seu plano Construir Portugal, os preços das casas vendidas no país já subiram cerca de 27%, com a média nacional a atingir o máximo de quase 250 mil euros. Tudo isto porque, primeiro, foram dados incentivos à procura de casa e só agora chegaram os verdadeiros apoios para estimular a construção de habitação em Portugal.

Foi no segundo trimestre de 2024 que o Executivo de Montenegro entrou em funções e apresentou as linhas gerais do seu pacote para resolver a crise de habitação Construir Portugal, recorda o Público. Apesar de este programa ter como objetivo aumentar a oferta de casas de forma significativa para baixar os preços, as primeiras medidas implementadas foram do lado da procura, nomeadamente isenção de IMT e garantia pública para os jovens até aos 35 anos comprarem a sua primeira casa.

Ao que tudo indica, estas medidas de estímulo da procura acabaram por ser um motor de aceleração dos preços das casas, a par da descida dos juros. É o que mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) analisados pelo mesmo diário: desde a apresentação do Construir Portugal (no segundo trimestre de 2024) até ao final do terceiro trimestre de 2025, o índice de preços da habitação aumentou 26,8%, tendo sido observadas sucessivas acelerações no seu crescimento. Em contraste, durante o ano 2023 em que foi lançado o Mais Habitação de Costa, os preços das casas subiram, mas registaram abrandamentos a cada trimestre. 

As principais medidas do Construir Portugal destinadas a aumentar a oferta de casas em Portugal estão inseridas no pacote fiscal que só foi apresentado à Assembleia da República em dezembro deste ano e será votado com carácter de urgência a 9 de janeiro de 2026. Entre elas está a redução do IVA para 6% na construção de casas e nova simplificação dos licenciamentos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta