
o sindicato dos trabalhadores dos impostos (sti) apresentou, quinta-feira (dia 31 de maio), no parlamento uma proposta de suspensão das penhoras e das vendas coercivas das casas de quem tem dívidas relativas ao imposto municipal sobre imóveis (imi). segundo o presidente do sindicato, paulo ralha, a proposta visa, para casos em que o valor do imóvel não fosse superior aos 175 mil euros, “suspender a penhora” ou, pelo menos, a execução da venda da casa até que “a situação das pessoas melhore”
segundo o responsável, na maioria das vezes, os valores das dívidas são muito reduzidos, mas o problema é que a casa é o único bem passível de ser penhorado pelos devedores. “temos dados empíricos dos nossos colegas de norte a sul do país que nos têm feito chegar relatos de pessoas desesperadas que querem pagar as suas dívidas fiscais, mas não têm dinheiro. estamos a penhorar imóveis para garantir dívidas contraídas por não pagar [um imposto] relativo ao próprio imóvel”, disse, citado pela rtp. paulo ralha referiu ainda que, na maior parte dos casos, os devedores “estão desempregados ou em grandes dificuldades financeiras” e que o “seu único bem penhorável é a casa”
2 Comentários:
PENSO QUE O PAÍS ESTÁ A DEIXAR CHEGAR O SEU POVO CHEGAR A CONDIÇOES EXTREMAS, NÃO LHES DEIXANDO ALTERNATIVA SENÃO A PURA MISÉRIA, QUASE LEVANDO À SIMPLES DESISTENCIA DA VIDA, PELA AUSENCIA DE SOLUÇÃO PARA OS SEUS PROBLEMAS.
pARA ALGUEM QUE SEMPRE CONTRIBUIU PARA O PAÍS E FOI RESPONSÁVEL DURANTE ANOS ATÉ AO MOMENTO QUE A VIDA LHE TROCOU AS VOLTAS, TORNA-SE DIFICIL ACEITAR A FALTA DE SOLUÇOES DA PARTE DO ESTADO, BEM COMO QUESTIONAR O PODER DE QUEM O TEM PARA FAZER ALGO.
UM CASO EM PARTICULAR É O DE UM CASAL COM DOIS EMPRESTIMOS, DUAS CASAS.O PARCEIRO DECIDIU CONSUMIR DROGAS E ALCOOL , CONSEQUENTEMENTE DEIXOU SEU EMPREGO DO QUAL ERA EFECTIVO, TORNANDO-SE VIOLENTO CHEGANDO A SRA. A PASSAR POR UMA SITUAÇÃO DE VIOLENCIA DOMESTICA.
ESTA CLARO QUE A PARTIR DAÍ O NOVELO FOI CRESCENDO E AS DIVIDAS NÃO PARARAM DE AUMENTAR, POIS QUANDO UM ABANDONA O NAVIO, TORNA-SE DIFICIL PARA UM SÓ ARCAR COM TODA A RESPONSABILIDADE, DESSA FORMA TUDO FICOU FORA DE CONTROLE PARA ESTA MULHER QUE SEMPRE FOI RESPONSAVEL E ASSUMIU AS SUAS DIVIDAS.
AGORA DESEMPREGADA, O MARIDO DESAPARECIDO, UMA FILHA MENOR E COM TODAS AS DIVIDAS A SEU CARGO, DAS QUAIS OS DOIS IMOVEIS, PEDE APOIO JURIDO, PARA QUE LHE SEJA PRESTADO APOIO TANTO PARA O DIVORCIO, BEM COMO A PENHORA DAS DUAS CASAS.
VISTO TER AJUDA DA SEGURANÇA SOCIAL E VIVER DE ALGUNS TRABALHOS DOMESTICOS QUE EFECTUA, PERGUNTA AGORA Á ENTIDADE BANCÁRIA, O PORQUE DE NÃO ACEITAREM FICAR COM UMA DAS DUAS CASAS, ABATER NA SUA DIVIDA E ACORDAR UMA MENSALIDADE. VISTO QUE VIVE COM A MENOR EM UMA DELAS.
A RESPOSTA FOI NEGATIVA, TERÁ QUE PAGAR O VALOR DA DIVIDA ACOMULADO, ENTREGAR UM TERRENO COMO HIPOTECA, OU ENTREGAR AS DUAS CASAS.A ENTIDADE BANCÁRIA REFERIU AINDA QUE PARA ACORDAREM UMA MENSALIDADE, TERIA QUE ESTAR ESCRITO NA LEI.
O QUE QUER DIZER QUE O ESTADO NÃO PROTEJE O SEU POVO PELA FALTA DE LEIS QUE DEFENDAM O SEU POVO NESTAS SITUAÇOES???
PERGUNTO ENTÃO ONDE ESTÁ PORTUGAL...NÃO O CONHEÇO, PORQUE COM A IDADE QUE TENHO, QUASE NA CASA DOS 50, NÃO ERA O QUE ESPERAVA VER...FICO SINCERAMENTE TRISTE E ENTENDO PERFEITAMENTE PORQUE TANTOS DOS NOSSOS IRMÃOS ESTÃO A ABANDONAR PORTUGAL. NA VERDADE SENTEM-SE TRAIDOS PELA SUA PÁTRIA...É ESTA A MELHOR PALAVRA QUE ENCONTRO PARA DEFINIR O SENTIMENTO DO POVO ...."TRAÍDOS"...PELO SEU PAÍS...
E OS NOSSOS JOVENS? ESSES JÁ CRESCEM REVOLTADOS, E MUITOS NEM CHEGAM A CÁ FICAR PARA NÃO SENTIR NA PELE A TRAIÇÃO A QUE ASSISTIRAM A SEUS FAMILIARES E AMIGOS.
DESTA FORMA POSSO DIZER QUE É DE FACTO LAMENTÁVEL E PORTUGAL NÃO CHEGARÁ A LUGAR NENHUM SE NÃO AO ABISMO, POIS A DESCIDA NA ESPIRAL COM TODOS ESTES PROBLEMAS GRAVES E OUTROS JÁ COMEÇOU E É PARA LÁ QUE SE ENCAMINHA...PARA O ABISMO....
A QUEM PODE E PENSA QUE PODE FAZER ALGO, QUE O FAÇA... URGENTEMENTE...
QUE OS GRITOS DAS TANTAS FAMILIAS EM DESESPERO CHEGUEM A QUEM TEM O PODER NAS MÃOS, POIS PARA MIM NÃO EXISTEM PARTIDOS, EXISTEM HOMENS COM CONSCIENCIA VALORES E PRINCIPIOS, A QUEM O POVO ESCOLHEU, ESPERA E ACREDITA...
Para poder comentar deves entrar na tua conta