Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dívidas com a casa

Últimas notícias sobre "Dívidas com a casa" publicadas em idealista.pt/news

Nova lei impediu venda de casas penhoradas de 19 mil famílias

A legislação criada em 2016 para impedir a venda, por parte do Fisco, de casas de família penhoradas para recuperar dívidas evitou, só este ano, o despejo de 7.457 famílias. Ao todo, e em pouco mais de ano e meio, a nova lei impediu o despejo de 18.991 agregados.

Notícia sobre:

Nova lei evitou despejo de mais de 1.500 famílias

Mais de 11.500 casas de morada de família penhoradas pelo Fisco não foram vendidas no ano passado, ao abrigo da lei 13/2006, que completa um ano esta terça-feira (23 de maio).

Notícia sobre:

Deco Alerta: O que fazer se compras uma casa e herdas dívidas de condomínio

Ninguém quer ter problemas com o condomínio. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te o que deves fazer se, após comprares uma casa, herdaste as dívidas ao condomínio do antigo proprietário.

Notícia sobre:

75% das famílias portuguesas tem casa própria e um terço está a pagar um crédito à habitação

A compra de casa é o principal motivo de endividamento dos portugueses. Perto de 75% das famílias é atualmente proprietária da residência onde vive e um terço delas está a pagar um crédito à habitação, tendo dado os imóveis como garantia dos financiamentos bancários. O cenário é traçado numa nota divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Banco de Portugal, com base em dados de 2013.

Notícia sobre:

Receita de IMI cai pela primeira vez desde 2012

A receita do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) baixou 9,3% até maio. São menos 67 milhões de euros que o valor arrecadado nos primeiros cinco meses de 2015. É a primeira vez que a receita do imposto cai desde que, em 2012, foi feita uma avaliação geral que abrangeu 4,9 milhões de casas.

Notícia sobre:

Sistema informático de penhoras do Fisco ainda não reconhece se a casa é morada de família

Quando a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) faz uma penhora de um imóvel, o sistema informático ainda não reconhece se a casa é a morada de família. A identificação automática ainda não existe, mas será relevante quando entrarem em vigor as propostas legislativas que estão a ser discutidas na especialidade no Parlamento para proteger a habitação das famílias nos processos de execução fiscal.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: 154 mil famílias em incumprimento em março

O número de famílias que falhou o pagamento da prestação da casa aumentou no primeiro trimestre do ano, a um ritmo de 71 novos casos por dia. No final de março, havia 154.000 famílias em incumprimento no crédito à habitação, mais 6.406 que no final do trimestre anterior (em dezembro de 2014).

Notícia sobre:

Crédito à habitação: pedidos de acesso ao regime extraordinário caem 66%

Há menos famílias a recorrer ao regime extraordinário do crédito à habitação para ter acesso a medidas mais favoráveis para o pagamento de dívidas contraídas com a prestação da casa. Em 2014, o número de pedidos de acesso ao regime caiu 66%, tendo sido apenas feitas 622 solicitações.

Notícia sobre:

Fitch diz que crédito malparado na habitação só desce em 2016

A agência de notação financeira Fitch prevê que este ano haja uma estabilização das taxas de incumprimento no financiamento para a compra de casa. O crédito malparado só deverá diminuir, no entanto, em 2016.

Notícia sobre:

Fiadores já podem beneficiar do Regime Extraordinário do crédito à habitação

As novas regras de proteção dos mutuários do crédito à habitação facilitam as condições de acesso ao regime extraordinário. Entre as principais mudanças, o destaque vai para a situação dos fiadores, que passam a poder beneficiar das medidas previstas no regime se forem chamados a assumir as obrigações dos mutuários e demonstrem encontrar-se em situação económica difícil.

Notícia sobre: