Morreu Claude Berda, fundador da Vanguard Properties
Claude Berda, fundador da promotora de imobiliário de luxo Vanguard Properties (VP), uma das mais ativas em Portugal nos últimos anos – teve como sócio José Cardoso Botelho, que, entretanto, saiu da empresa –, faleceu esta sexta-feira (19 de dezembro de 2025) com 78 anos.
Imobiliário português atrai celebridades: “Estas pessoas procuram paz"
A chegada a Portugal da mediadora imobiliária de luxo norte-americana Corcoran Atlantic é mais um sinal de que o segmento residencial premium continua na mira dos investidores. E depois de celebridades como John Malkovich, Monica Belluci, Michael Fassbender, Eric Cantona, Christian Louboutin, Madonna e Nicole Kidman, para citar algumas, terem investido em imobiliário em território nacional, haverá mais figuras públicas em vias de o fazer. Em entrevista ao idealista/news, Hugo Santos Ferreira, CEO da Corcoran Atlantic, confirma que o país “continua a ser muito atrativo e a merecer muito interesse por várias figuras públicas internacionais”. Os nomes não saem do baú, claro, por motivos de confidencialidade. “Mais uma razão para não poder fazer esse ‘disclosure’ ou avançar com nomes é porque estas pessoas procuram paz no nosso país”.
Vanguard Properties aposta no luxo – mas está em “modo de execução”
A promotora imobilária Vanguard Properties (VP) continua apostada em “desenvolver projetos residenciais de luxo”, apesar de se encontrar atualmente numa fase de “modo de execução”, tendo cerca de “800.000 metros quadrados (m2) em desenvolvimento”. Quem o diz é Alexandre Berda, que sucedeu a José Cardoso Botelho como CEO da empresa.
Terras da Comporta Golf conquista três prémios no World Golf Awards
A edição deste ano dos World Golf Awards distinguiu o Terras da Comporta Golf, projeto imobiliário desenvolvido pela promotora imobiliária Vanguard Properties, com três prémios de grande prestígio. Esta distinção reforça o papel de Portugal como um dos principais destinos de golfe a nível internacional.
Projeto turístico de luxo The Shore Residences muda de mãos
O projeto turístico de luxo The Shore Residences, localizado junto à Quinta do Lago e em frente à Praia do Ancão, no Algarve, mudou de mãos: foi vendido pela promotora imobiliária Vanguard Properties (VP), que tem estado muito ativa em Portugal nos últimos anos, nomeadamente no segmento de luxo, a fundos geridos pela Arrow Global Portugal. O valor da transação não é divulgado.
Vanguard Properties troca de liderança com saída de José Cardoso Botelho
A promotora imobiliária de luxo Vanguard Properties anunciou esta quarta-feira, dia 10 de setembro de 2025, uma transição de liderança em Portugal, com Alexandre Berda [filho de Claude Berda, acionista do grupo] a assumir funções de CEO, sucedendo a José Cardoso Botelho, que deixa o cargo após oito anos à frente do grupo, devendo iniciar um projeto autónomo. A decisão visa assegurar a continuidade dos projetos em curso e a execução do plano estratégico da empresa no país.
Promotora imobiliária Vanguard Properties quer vender ativos turísticos
A promotora imobiliária Vanguard Properties (VP), que tem estado muito ativa em Portugal nos últimos anos, nomeadamente no segmento de luxo, colocou à venda alguns ativos turísticos, tendo contratado para o efeito a assessora financeira Alantra. No mercado estarão alguns lotes turísticos e hoteleiros dos empreendimentos Torre e Dunas, na Comporta.
Tribunal dá razão à Vanguard e Amorim Luxury - reabre estrada na Comporta
A Vanguard Properties e a Amorim Luxury viram condicionado o acesso aos terrenos da Comporta onde estão a desenvolver os seus projetos imobiliários.
Vanguard passa a controlar empresa de casas de madeira a 100%
A Kozowood, empresa que se dedica à construção industrializada de casas de madeira, tem uma nova administração e um novo modelo de negócios.
Vanguard reforça investimento na Comporta com 500 milhões
A promotora imobiliária Vanguard Properties, liderada por José Cardoso Botelho e fundada por Claude Berda, anunciou um investimento de 400 a 500 milhões de euros na Comporta nos próximos três anos.
Vanguard abre projetos imobiliários a novos investidores
A promotora imobiliária Vanguard Properties vai abrir o capital dos seus projetos imobiliários a investidores institucionais e family offices pela primeira vez, permitindo o co-investimento nos empreendimentos da Comporta e do Foz do Tejo, em Oeiras, por exemplo.
Transição energética de edifícios: “Portugal tem tudo para ser líder”
Portugal tem um novo desafio pela frente em nome da sustentabilidade do imobiliário: transpor a nova Diretiva Europeia sobre Eficiência Energética até maio de 2026. E Nelson Lage, presidente da ADENE – Agência para a Energia, não tem dúvidas: “Portugal tem todas as condições para ser líder nesta transição energética”, partindo em vantagem face a outros países europeus pela alta produção de energias renováveis (e não só). Mas há grandes desafios pela frente, desde a complexidade desta nova diretiva aos prazos curtos de implementação.
Terraços do Monte: a junção entre tradição, modernidade e luxo
Está em construção um novo empreendimento residencial no histórico bairro da Graça, em Lisboa. Chama-se Terraços do Monte e é composto por 15 apartamentos, de tipologias T2 e T3, e por duas penthouses T5. Estas unidades residenciais estão distribuídas ao longo de sete pisos.
Vanguard investe 30 milhões em 21 novos apartamentos em Lisboa
A promotora Vanguard Properties anunciou um novo empreendimento de luxo em Lisboa, nas Avenidas Novas.
Construir (e viver em) casas mais pequenas: tendência ou necessidade?
Aumentar a oferta de casas no mercado, nomeadamente para a chamada classe média, é a solução apontada pela generalidade dos players do setor imobiliário para dar resposta à crise na habitação que se instalou em Portugal. Será, por exemplo, que se estão a construir casas mais pequenas no país, sendo esta uma nova “tendência” do mercado? “Se estivermos a falar do mercado residencial para portugueses, concordo”, começa por dizer ao idealista/news Luís Corrêa de Barros, CEO da promotora imobiliária Habitat Invest, salientando que é “uma das poucas formas que os promotores encontram para colocar no mercado residências acessíveis aos portugueses”.
Casas de madeira: PNI poderá reforçar participação em negócio milionário
Vários anos depois de o negócio de casas de madeira ter sido lançado, a Kozowood poderá ver reforçada a participação da PNI Portugal, que atualmente é sua acionista minoritária.
Alta procura e poucas casas: os desafios da promoção imobiliária em 2025
São precisas mais casas em Portugal para dar resposta(s) à procura existente. E casas que possam ser compradas pela generalidade das pessoas, nomeadamente as da chamada classe média. O alerta não é de agora, sendo este um cenário traçado há já muito tempo pelos vários players do setor imobiliário em Portugal. Do lado dos promotores, há vontade para investir e apostar no aumento da oferta de habitação, que ainda não deverá acontecer – pelo menos em escala, de forma a fazer face às necessidades – em 2025, antecipam. E são muitos os desafios existentes, “feridas” de um passado que teimam em não sarar.
Casas de luxo: “Há portugueses às compras e interessados em projetos”
Resiliência é palavra de ordem no segmento residencial de luxo nacional, que tem escapado entre os pingos da chuva à crise na habitação que se faz sentir em Portugal. O interesse dos investidores estrangeiros neste nicho de mercado não é recente e mantém-se intenso, mas são também muitos os portugueses que piscam o olho às casas de luxo. “Ao contrário do que muita gente pensa, não são só os estrangeiros que estão a comprar casas com valores mais altos. Há portugueses a fazer essas compras e muito interessados em conhecer os projetos preparados para sair da gaveta”, revela ao idealista/news Patrícia Barão, Partner Residential Dils Portugal.
Imobiliário dá a mão à arte para valorizar projetos e atrair investidores
O uso de obras de arte em projetos imobiliários está a tornar-se tendência, valorizando os empreendimentos e atraindo investidores.
Vanguard Signature nasce para “descarbonizar e industrializar" imobiliário
A promotora imobiliária Vanguard Properties anunciou esta segunda-feira, dia 3 de junho, a criação da Vanguard Signature, uma ‘holding’ do grupo que visa reforçar o posicionamento de cada marca e rentabilizar o tempo de produção dos investimentos imobiliários.