
Promotora imobiliária Vanguard Properties quer vender ativos turísticos
A promotora imobiliária Vanguard Properties (VP), que tem estado muito ativa em Portugal nos últimos anos, nomeadamente no segmento de luxo, colocou à venda alguns ativos turísticos, tendo contratado para o efeito a assessora financeira Alantra. No mercado estarão alguns lotes turísticos e hoteleiros dos empreendimentos Torre e Dunas, na Comporta.

Tribunal dá razão à Vanguard e Amorim Luxury - reabre estrada na Comporta
A Vanguard Properties e a Amorim Luxury viram condicionado o acesso aos terrenos da Comporta onde estão a desenvolver os seus projetos imobiliários.

Vanguard passa a controlar empresa de casas de madeira a 100%
A Kozowood, empresa que se dedica à construção industrializada de casas de madeira, tem uma nova administração e um novo modelo de negócios.

Vanguard reforça investimento na Comporta com 500 milhões
A promotora imobiliária Vanguard Properties, liderada por José Cardoso Botelho e fundada por Claude Berda, anunciou um investimento de 400 a 500 milhões de euros na Comporta nos próximos três anos.

Vanguard abre projetos imobiliários a novos investidores
A promotora imobiliária Vanguard Properties vai abrir o capital dos seus projetos imobiliários a investidores institucionais e family offices pela primeira vez, permitindo o co-investimento nos empreendimentos da Comporta e do Foz do Tejo, em Oeiras, por exemplo.

Transição energética de edifícios: “Portugal tem tudo para ser líder”
Portugal tem um novo desafio pela frente em nome da sustentabilidade do imobiliário: transpor a nova Diretiva Europeia sobre Eficiência Energética até maio de 2026. E Nelson Lage, presidente da ADENE – Agência para a Energia, não tem dúvidas: “Portugal tem todas as condições para ser líder nesta transição energética”, partindo em vantagem face a outros países europeus pela alta produção de energias renováveis (e não só). Mas há grandes desafios pela frente, desde a complexidade desta nova diretiva aos prazos curtos de implementação.

Terraços do Monte: a junção entre tradição, modernidade e luxo
Está em construção um novo empreendimento residencial no histórico bairro da Graça, em Lisboa. Chama-se Terraços do Monte e é composto por 15 apartamentos, de tipologias T2 e T3, e por duas penthouses T5. Estas unidades residenciais estão distribuídas ao longo de sete pisos.

Vanguard investe 30 milhões em 21 novos apartamentos em Lisboa
A promotora Vanguard Properties anunciou um novo empreendimento de luxo em Lisboa, nas Avenidas Novas.

Construir (e viver em) casas mais pequenas: tendência ou necessidade?
Aumentar a oferta de casas no mercado, nomeadamente para a chamada classe média, é a solução apontada pela generalidade dos players do setor imobiliário para dar resposta à crise na habitação que se instalou em Portugal. Será, por exemplo, que se estão a construir casas mais pequenas no país, sendo esta uma nova “tendência” do mercado? “Se estivermos a falar do mercado residencial para portugueses, concordo”, começa por dizer ao idealista/news Luís Corrêa de Barros, CEO da promotora imobiliária Habitat Invest, salientando que é “uma das poucas formas que os promotores encontram para colocar no mercado residências acessíveis aos portugueses”.

Casas de madeira: PNI poderá reforçar participação em negócio milionário
Vários anos depois de o negócio de casas de madeira ter sido lançado, a Kozowood poderá ver reforçada a participação da PNI Portugal, que atualmente é sua acionista minoritária.

Alta procura e poucas casas: os desafios da promoção imobiliária em 2025
São precisas mais casas em Portugal para dar resposta(s) à procura existente. E casas que possam ser compradas pela generalidade das pessoas, nomeadamente as da chamada classe média. O alerta não é de agora, sendo este um cenário traçado há já muito tempo pelos vários players do setor imobiliário em Portugal. Do lado dos promotores, há vontade para investir e apostar no aumento da oferta de habitação, que ainda não deverá acontecer – pelo menos em escala, de forma a fazer face às necessidades – em 2025, antecipam. E são muitos os desafios existentes, “feridas” de um passado que teimam em não sarar.

Casas de luxo: “Há portugueses às compras e interessados em projetos”
Resiliência é palavra de ordem no segmento residencial de luxo nacional, que tem escapado entre os pingos da chuva à crise na habitação que se faz sentir em Portugal. O interesse dos investidores estrangeiros neste nicho de mercado não é recente e mantém-se intenso, mas são também muitos os portugueses que piscam o olho às casas de luxo. “Ao contrário do que muita gente pensa, não são só os estrangeiros que estão a comprar casas com valores mais altos. Há portugueses a fazer essas compras e muito interessados em conhecer os projetos preparados para sair da gaveta”, revela ao idealista/news Patrícia Barão, Partner Residential Dils Portugal.

Imobiliário dá a mão à arte para valorizar projetos e atrair investidores
O uso de obras de arte em projetos imobiliários está a tornar-se tendência, valorizando os empreendimentos e atraindo investidores.

Vanguard Signature nasce para “descarbonizar e industrializar" imobiliário
A promotora imobiliária Vanguard Properties anunciou esta segunda-feira, dia 3 de junho, a criação da Vanguard Signature, uma ‘holding’ do grupo que visa reforçar o posicionamento de cada marca e rentabilizar o tempo de produção dos investimentos imobiliários.

Casas modulares são solução para a crise: o que falta para dar o salto?
Portugal enfrenta uma crise na habitação, agudizada pela falta de oferta disponível. Em resposta a essa escassez, a construção modular apresenta-se como solução promissora, oferecendo uma alternativa rápida e eficiente para ampliar o parque habitacional, face à redução significativa dos prazos de construção e melhor controlo dos custos, por exemplo. No entanto, este novo modelo construtivo debate-se com desafios importantes, como o necessário investimento em infraestruturas e tecnologia, formação e capacitação profissional, ou aperfeiçoamento de regulamentações específicas, tal como explicaram vários especialistas do setor ao idealista/news. O futuro, é certo, passa pela industrialização. Mas que passos falta dar?

Casas de luxo em Lisboa: Terraços do Monte sai do papel 8 anos depois
A história do projeto residencial Terraços do Monte remonta a 2016, ano em que a Vanguard Properties (VP) o comprou à Vision Real Estate Solutions (VRES). Marcou, de resto, a entrada em Portugal da promotora imobiliária, uma das mais ativas a nível nacional. Agora, oito anos depois, vai finalmente sair do papel. Trata-se de um empreendimento localizado no bairro da Graça, em Lisboa, com 15 apartamentos distribuídos por cinco pisos, com tipologias que variam entre T2, T3 e T5, incluindo duas penthouses com terraços privativos e áreas espaçosas.

“Casas em madeira são alternativa de habitação em todos os segmentos”
“A sustentabilidade é algo que hoje não é uma escolha, já não é uma opção, é uma obrigação. E, portanto, a construção em madeira, do ponto de vista da sustentabilidade, é claramente a melhor opção”. Quem o diz é José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, que decidiu apostar na construção industrializada de casas em madeira em 2021, com a Kõzõwood. As casas em madeira revelam-se, assim, uma “alternativa de habitação em todos os segmentos”, desde o luxo à classe média. É por isso que o responsável não tem dúvidas que “vai-se ver cada vez mais a construção em madeira a espalhar-se pelo país”, até porque “a quantidade de promotores que já estão a querer fazer casas em madeira é brutal”, diz em entrevista ao idealista/news.

Prémios SIL do Imobiliário: estes são os vencedores da edição de 2024
Todos os anos os Prémios SIL do Imobiliário visam distinguir os melhores projetos imobiliários em Portugal. E já são conhecidos os 13 vencedores da edição dos prémios SIL 2024, as duas menções honrosas e ainda a distinção da personalidade do ano. Em destaque está o Infinity, o condomínio residencial em Lisboa inaugurado em outubro pela Vanguard Properties, que arrecadou o prémio de Melhor Empreendimento Imobiliário de Construção Nova de Habitação.

Aldeia no Alentejo vai ser transformada num espaço artístico
A aldeia da Muda, no Alentejo, está a ganhar nova vida. É aqui que está a nascer o empreendimento imobiliário Muda Reserve, que tem 350 hectares e inclui a construção de 175 casas e 50 quintas. Agora a promotora do projeto Vanguard Properties uniu-se ao artista VHILS para desenvolver quatro obras artísticas que vão fazer parte das áreas públicas deste empreendimento. Depois, vão ser doadas à Câmara Municipal de Grândola, segundo a parceria estabelecida.

Mais Habitação e simplex revistos após eleições 2024: sim ou não?
O polémico Mais Habitação vai ser uma herança deixada pelo Executivo socialista ao novo Governo, tal como o simplex dos licenciamentos urbanísticos. Ambos chegaram ao mercado com os objetivos certos: colocar mais casas no mercado e agilizar os licenciamentos na habitação. Mas os profissionais do imobiliário admitem ao idealista/news que ambos os diplomas devem ser revistos pelo novo Governo que vai ser conhecido após as eleições legislativas de 10 de março. Isto porque, caso não haja alterações, corre-se o risco de produzirem efeitos contrários, refletindo-se em menos habitação e maior complexidade nos licenciamentos.