Construtora em falência

Construtora Opway entra em liquidação com dívida de 632 milhões

Embora tenha apresentado um plano de recuperação no início de 2020, a construtora Opway não teve hipótese de se reerguer durante a pandemia. E, agora, o tribunal decidiu por termo à administração da insolvência e avançar com a “liquidação e partilha da massa insolvente”. Em causa estão dívidas de 632 milhões de euros a 1.830 credores, sendo o maior de todos a Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Construção da sede da PJ investigada por suspeitas de irregularidades

Construção da sede da PJ investigada por suspeitas de irregularidades

A construção da sede da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, está a ser investigada pelo Ministério Público (MP). O novo edifício ainda não foi formalmente recebido pelo Estado por terem sido detetadas graves irregularidades na execução da obra. Se as suspeitas forem confirmadas, o Estado poderá ter sido lesado em vários milhões de euros.
Construção: Almerindo Marques compra Opway ao GES

Construção: Almerindo Marques compra Opway ao GES

A antiga administração da Opway, liderada por Almerindo Marques, vai adquirir a construtora ao Grupo Espírito Santo (GES), por 1,3 milhões de euros. Inicialmente, a empresa portuguesa era para ter ficado nas mãos dos moçambicanos da Nadhari, que ofereceram, em leilão, cinco milhões de euros. Mas não entregaram, depois, as garantias financeiras a que estavam obrigados, pelo que já era expectável que a Opway fosse alienada aos antigos gestores.

Venda da Opway travada pelo tribunal

A Opway está proibida de realizar quaisquer atos relevantes. O tribunal da Comarca de Lisboa nomeou o administrador judicial provisório da construtora controlada pela Espírito Santo Industrial, no âmbito do Processo Especial de Revitalização (PER) a que a Opway Engenharia se submeteu.
Venda da Opway envolta em polémica

Venda da Opway envolta em polémica

A Prebuild, que ficou em terceiro lugar no leilão de venda da construtora Opway, considera que foi injustamente preterida, mas só vai decidir se envia uma queixa ao Tribunal do Luxemburgo depois de dia 09 de fevereiro, dia em que se confirma o vencedor do concurso.
Opway vendida aos moçambicanos da Nadhari por cinco milhões

Opway vendida aos moçambicanos da Nadhari por cinco milhões

A construtora Opway, detida pela Espírito Santo Industrial (ESI), foi ontem vendida em leilão aos moçambicanos da Nadhari. A construtora moçambicana ofereceu cinco milhões de euros e tem agora uma semana (até dia 9) para fazer prova de capacidade financeira. Se tal não acontecer, vence a segunda proposta mais elevada, o “Management Buy Out (MBO)” liderado por Almerindo Marques. O antigo presidente da empresa ofereceu 1,250 milhões de euros.

Opway está em gestão corrente e é vendida hoje em leilão

A construtora Opway, controlada pela Espírito Santo Internacional (ESI), vai ser vendida hoje (e com urgência) em leilão. As ações estão penhoradas e a empresa não tem dinheiro para pagar os salários de janeiro e para renovar o alvará, correndo o risco de perder a obra adjudicada pela Refer. Anterior presidente (Almerindo Marques) e respeciva equipa da administração cessaram funções e não foram nomeados substitutos.
Opway disputada por quatro construtoras

Opway disputada por quatro construtoras

O Grupo Espírito Santo (GES), principal acionista da Opway, contactou 13 potenciais interessados na empresa. Mas no final restam apenas quatro candidatos na corrida à construtora: Soares da Costa, Zagope, Somague, Prébuild, Vallis, Nadhari.
Rumores do dia

Rumores do dia

Dragados pode substituir Opway no concurso do Marão: A Estradas de Portugal terá de adjudicar o acesso poente do túnel ao grupo espanhol se a construtora do grupo Espírito Santo não apresentar garantia de banco idóneo. Preço da Dragados é superior em 1,5 milhões.
Opway: 70% da carteira de encomendas são do exterior

Opway: 70% da carteira de encomendas são do exterior

A construtora Opway está disponível para estabelecer parcerias com outras empresas nacionais e para participar em movimentos de concentração no setor da construção. “A Opway estará sempre disponível para refletir sobre essa possibilidade, porque encara a dimensão como um fator importante para suportar o reforço dos processos de internacionalização desta atividade”, disse Almerindo Marques, presidente do conselho de administração da empresa.