
Porto: novo impasse em torno do futuro do bairro do Aleixo
O executivo da Câmara do Porto discute a quinta alteração ao contrato com o fundo do bairro do Aleixo, Invesurb, que visa prorrogar por seis meses o último pagamento devido à complexidade do loteamento dos terrenos do bairro.

Bairro do Aleixo: Câmara do Porto abdica de casas em troca de dinheiro
A maioria na Câmara do Porto quer abdicar, mediante retribuição financeira equivalente, das habitações nas Eirinhas e no Bairro do Leal, dadas como contrapartida para a construção nos terrenos do antigo Bairro do Aleixo, que poderá assim avançar. O projeto imobiliário em causa previa a construção, naqueles terrenos, de sete blocos de habitação com quatro a cinco pisos, bem como de um edifício comercial de proximidade.

Empreendimento de habitação nos terrenos do Aleixo no Porto só avança em 2021
Nos terrenos do Bairro do Aleixo - cuja desmontagem de três das cinco torres está em curso - vai nascer um novo projeto imobiliário, que contempla sete blocos de habitação com quatro a cinco pisos, para as famílias das classes média e alta. Mas a construção do novo empreendimento só vai arrandar em 2021. A previsão é da entidade gestora do Fundo Imobiliário do Aleixo.

Torres do Aleixo no Porto já estão a ser desmontadas - bairro vai desaparecer
O processo de demolição “por desmontagem” de três das cinco torres que restavam no chamado Bairro do Aleixo, no Porto, já começou. A conclusão dos trabalhos está prevista para o final do ano.

Bairro do Aleixo fica sem gente em maio… e torres vão ser “desmontadas”
O Bairro do Aleixo, no Porto, estará vazio em maio, sendo que as três torres existentes serão “desmontadas” e não implodidas. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira.

Fundo do Aleixo sem dinheiro para todas as obras acordadas com Câmara do Porto
A saga do Bairro do Aleixo, no Porto, continua. Agora uma auditoria ao relatório de gestão do Fundo do Aleixo revela que há falta de meios financeiros para assegurar o número de construções e reabilitações acordadas com a Câmara do Porto.

Câmara do Porto quer expropriar cinco prédios no Leal para demolir Aleixo
A expropriação de cinco prédios no bairro do Leal, no Porto, para que possa avançar o processo de demolição do bairro do Aleixo esteve esta terça-feira em debate na reunião do executivo camarário da Invicta. Em causa está uma intervenção na ordem dos 42 mil euros, para desalojar um total de 66 fogos.
Porto: Parecer do Tribunal de Contas permite avançar com obras no bairro do Aleixo
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), anunciou esta terça-feira (dia 26) que já há “condições de regressar” ao processo do bairro do Aleixo, depois de recebido o parecer do Tribunal de Contas (TdC) sobre a aquisição de uns terrenos pelo município.

Mota-Engil entra no fundo imobiliário do bairro do Aleixo após luz verde do TC
Assim que houver luz verde do Tribunal de Contas (TC), a Câmara do Porto notificará a Mota-Engil que terá depois 20 dias para realizar capital. Ou seja, para injetar no fundo imobiliário do bairro do Aleixo (Invesurb) os dois milhões necessários para que a operação urbanística seja retomada.

Porto: demolição de torres no bairro do Aleixo só após a construção de novas casas
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, prometeu que só haverá torres demolidas no bairro do Aleixo depois de construídas as casas novas. Dia 20 de julho, o polémico fundo imobiliário do Aleixo – Fundo Especial de Investimento Imobiliário (FEII) – começa uma segunda vida, com a expectável entrada da Mota-Engil.
Projeto do Aleixo no Porto salvo pela Mota-Engil, que entra como novo acionista
Depois de meses de incerteza e em vias de ser declarado insolvente, o Aleixo acaba de receber uma nova oportunidade. A Mota-Engil decidiu investir no Invesurb - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, tornando-se assim acionista de referência da sociedade responsável pelo futuro dos terrenos do Bairro do Aleixo, no Porto. Em março serão conhecidos mais detalhes desta operação que vai viabilizar o projeto.

Porto: Rui Moreira diz que câmara “dirá oportunamente” o que fazer com fundo do Aleixo
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, afirmou que a autarquia “dirá oportunamente” o que pretende fazer com o fundo imobiliário do Aleixo, que está paralisado e cujo futuro é uma grande incógnita.

Insolvência da Rioforte ameaça projeto do Aleixo
A insolvência da Rioforte está a ameaçar a operação do Aleixo. A sociedade, que está em gestão controlada por decisão do tribunal no Luxemburgo, é uma das participantes no fundo que está a demolir o bairro no Porto. Um erro de cálculo da Câmara Municipal do Porto desvalorizou os terrenos em quatro milhões.
Porto: Rui Moreira afasta envio para o MP do fundo BES para o bairro do Aleixo
As desconfianças de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, ao Invesurb - Fundo Especial de Investimento Imobiliário, lançado por Rui Rio para gerir o processo do bairro do Aleixo, surpreenderam alguns elementos do júri do concurso que selecionou o BES - único concorrente à criação daquele fundo -, que está a ser alvo de uma auditoria. Rui Moreira relativizou, no entanto, a auditoria interna ao fundo que mandou realizar e afastou o envio do mesmo para o Ministério Público.

Condomínio de luxo, com parque, vai nascer no Aleixo
O terreno liberto do Aleixo, no Porto, já tem um rumo. O Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, Invesurb, vai construir sete edifícios de habitação que terão até 100 apartamentos, destinados a famílias das classes média e alta, caso se confirme a demolição das três torres que ali existem, tal como previsto.

Porto: 5,8 milhões para reabilitar casas no âmbito da demolição do bairro do Aleixo
O Orçamento da Câmara Municipal do Porto para 2014 reserva 5,8 milhões para a reabilitação de edifícios no âmbito do projeto de demolição do bairro do Aleixo.

bairro do aleixo: torre 4 vai hoje abaixo (fotos)
a operação de evacuação do bairro do aleixo, no porto, está em marcha. os moradores do bairro já abandonam as suas casas e só poderão regressar depois das 13h.

projecto para bairro do aleixo “é um negócio de alto risco”, diz rui rio
o presidente da câmara municipal do porto (cmp), rui rio, referiu que intervenção planeada para o bairro do aleixo, envolvendo uma parceria entre a autarquia e investidores privados, "é um negócio de alto risco" face à actual conjuntura económica.

torre 5 do bairro do aleixo demolida em cinco segundos (vídeo)
a torre 5 do bairro do aleixo, no porto, foi demolida por implosão na passada sexta-feira. os 13 pisos da primeira das cinco torres do bairro a serem demolidas sucumbiram em apenas cinco segundos, tendo sido necessários 150 quilos de vários tipos de material explosivo.

torre 5 do bairro do aleixo será demolida hoje
tudo a postos para o a torre 5 do bairro do aleixo, no porto, ser implodida.

fundo imobiliário responsável pelo bairro do aleixo gera discórdia
o fundo imobiliário que vai ficar com os terrenos do aleixo, no porto, para onde estão previstas 120 habitações de luxo (cinco edifícios com oito pisos), deveria ter recuperado e construído até outubro 2.690 m2 de habitação para realojar os moradores que saíram do bairro.

demolição do bairro do aleixo dará lugar a condomínio de luxo
o bairro do aleixo, no porto, já começou a ser demolido, embora os trabalhos estejam a decorrer de forma silenciosa.