Lojas transformadas em casas

Lojas e garagens convertidas em casas: procura dispara com simplex

A escassa oferta de casas a preços compatíveis com os salários está a levar muitos portugueses a procurar alternativas de habitação. E uma das novas tendências passa mesmo por transformar garagens e lojas em novas casas, depois de este processo de reconversão ter sido facilitado pelo simplex dos licenciamentos urbanísticos. Os mediadores imobiliários têm sentido a procura por estes imóveis disparar desde o início do ano.
Loja no Porto comprada por um milhão de euros por investidor brasileiro

Loja no Porto (com 171 m2) muda de mãos por um milhão de euros

Um milhão de euros. Este foi o valor pago no início do ano por um investidor privado de origem brasileira por uma loja na Baixa do Porto, num edifício reabilitado na Rua Mouzinho da Silveira. Em causa está um espaço comercial que ocupa uma área de 171 metros quadrados (m2) que está arrendado – desde 2018 e com um contrato de longo-termo – à Luzzo Pizzaria, uma cadeia nacional de restauração que opera em regime de franchising e conta já com 27 restaurantes em todo o país. 
Porto: câmara quer reduzir em 50% as rendas de imóveis municipais ligados ao setor do turismo

Porto: câmara quer reduzir em 50% as rendas de imóveis municipais ligados ao setor do turismo

A Câmara Municipal do Porto (CMP) quer apoiar estabelecimentos comerciais direta ou indiretamente ligados ao turismo que tenham atividade em imóveis municipais, reduzindo para metade (50%) as rendas cobradas. Rui Moreira, presidente da autarquia, apresenta segunda-feira (21 de setembro de 2020), em reunião de Executivo Municipal, a proposta em causa, que visa atenuar os prejuízos causados pela pandemia da Covid-19. A ser aprovada, a medida significará uma perda de receita de cerca de 280.000 euros. 
Porto: Rendas de lojas disparam 30% num ano na Rua de Santa Cantarina

Porto: Rendas de lojas disparam 30% num ano na Rua de Santa Cantarina

As rendas prime do comércio de rua no Porto estão a disparar. Na Rua de Santa Catarina, por onde passam, em média, 4.200 pessoas por hora no período de maior afluência, os preços registaram um crescimento de 30% no terceiro trimestre do ano face ao período homólogo. A renda mensal de uma loja nesta zona é, em média, de 45 euros por metro quadrado (m2) e não há dúvidas de que a tendência é para continuar a subir.
Comércio de rua está a crescer nos bairros residenciais de Lisboa...

Comércio de rua está a crescer nos bairros residenciais de Lisboa...

O comércio de rua em Lisboa está a crescer também nos bairros residenciais consolidados. É o caso, por exemplo, de Alvalade e Campo de Ourique, que são cada vez mais procurados por conceitos novos direcionados ao dia a dia dos seus residentes. Esta é uma das conclusões do estudo “Portugal Market Pulse” do primeiro trimestre 2017, realizado pela consultora imobiliária JLL.
Rendas das lojas do Chiado e Avenida da Liberdade mais caras do que nunca

Rendas das lojas do Chiado e Avenida da Liberdade mais caras do que nunca

O Chiado e Avenida da Liberdade já tinham as rendas de lojas de rua mais altas de Lisboa. Mas agora estas zonas da capital estão mais caras do que nunca. Nos primeiros seis meses de 2014, os arrendamentos mensais subiram 2,50 euros por metro quadrado. E até na Baixa, onde há sobretudo comércio tradicional com rendas antigas, foi registado este aumento.
lisboa é a 45ª cidade com os escritórios mais caros do mundo

Rendas das lojas também serão actualizadas com a nova lei

A nova Lei das Rendas, cuja proposta deve ser aprovada esta quinta-feira (dia 29) em Conselho de Ministros – o Jornal de Negócios adianta que só será na sexta-feira (dia 30) – e assenta na negociação entre inquilino e proprietário, vai também aplicar-se ao arrendamento comercial.