Compras online

Compras online na Black Friday: tipos de lojas e dicas de segurança

Estão a chegar duas das principais épocas de ouro para o comércio online em Portugal e no mundo. Falamos da Black Friday, que este ano se realiza a 28 de novembro, e do Natal. Mas continua a haver muitas dúvidas sobre estas transações digitais. Será que fazer compras online é seguro?
Compras de Natal online

Compras de Natal na internet: como devolver os artigos?

O Natal está à porta e já começou a correria às compras de presentes para famílias e amigos. Há quem opte por comprar presentes de Natal no comércio tradicional, mas também há quem prefira fazer compras online, até para aproveitar promoções.
Compras online

Comprar artigos usados online é seguro? Dicas e cuidados a ter

Fazer compras online, nomeadamente de artigos usados e/ou em segunda mão, é uma tendência que ganhou força em Portugal e no mundo, sobretudo com o súbito aparecimento da pandemia de Covid-19. Mas será que é seguro? Sim, é verdade que a internet é um “mundo” que pode ser "perigoso", mas tendo alguns cuidados e seguindo algumas regras não há motivo para alarme. Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
Mulher a saltar com sacos de compras

Trocar artigos sem talão de compra? Sim, é possível!

Quantas vezes já te deparaste com dezenas e dezenas de talões na carteira que um dia vão todos diretamente para o caixote do lixo? E quantas vezes te deste conta que  um talão de troca foi no meio dos outros talões?
Compras online de produtos em segunda mão

Compras em segunda mão online: como fazer bons negócios e em segurança

Comprar artigos em segunda mão online é um fenómeno que está a conquistar cada vez mais adeptos em Portugal, havendo várias plataformas onde é possível fazer este tipo de transações. Uma tendência que ganha força tendo em conta o contexto atual, marcado por alta taxa de inflação e consequente perda de poder de compra. Mas há cuidados a tem na hora de optar por este tipo de negócios, de forma a fazer compras que permitam poupar no orçamento, mas sem descurar a segurança. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta. Toma nota.    
Fazer compras com cartão

Comprar em segurança com cartão: dicas que reduzem o risco de fraude

Fazer compras e pagar com cartão, de débito ou crédito, é algo que passou a fazer cada vez mais parte do dia a dia, havendo cada vez menos pessoas, sobretudo entre os mais jovens, que têm “dinheiro vivo” consigo. Mas há que ter cuidado na hora de fazer pagamentos com cartões, de forma a evitar “esquemas” e fraudes. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Comprar online material e mobiliário de escritório

Mobiliário de escritório: podem devolver-se artigos comprados online?

Fazer compras online é uma tendência que está a ganhar força um pouco por todo o mundo, sendo uma prática que entrou na vida dos consumidores sem pedir licença com o inesperado aparecimento da pandemia da Covid-19, que em muito mudou a vida das pessoas. E a verdade é que é possível comprar praticamente tudo sem sair de casa. É o caso, por exemplo, de artigos de mobiliário, nomeadamente de escritório. Mas será que é possível devolvê-los, mesmo que não tenham defeitos? Como se deve proceder nesta situação? Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
Cuidados a ter com as compras online

Dia da Internet Mais Segura: cuidados a ter com as compras online

A prática de fazer compras online ganhou força nos últimos tempos, sobretudo após o inesperado surgimento da pandemia da Covid-19, em 2020. Uma tendência que veio para ficar e que conquistou os portugueses, mesmo os que pareciam estar mais “desconfortáveis” com o comércio eletrónico. Há, no entanto, cuidados a ter, sobretudo relacionados com a segurança dos pagamentos. Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta, precisamente no dia em que se assinala a 20º edição do Dia da Internet Mais Segura (SID).
Atrasos nas compras de Natal online

Compras de Natal online: como e com quem reclamar quando há atrasos?

Primeiro o Natal, depois o Ano Novo. É assim todos os anos, e foram muitos os portugueses que aproveitaram os últimos dias de dezembro para, mesmo em tempos de alta inflação, comprar presentes. E há cada vez mais pessoas a optar por fazê-lo digitalmente, ou seja, online. Uma decisão que tem muitas vantagens, apesar de ter também inconvenientes, como por exemplo os relacionados com os atrasos nas entregas. O que fazer nestas situações? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Compras online disparam na pandemia: Portugal abaixo da média da UE

Compras online disparam com a pandemia: Portugal abaixo da média da UE

Em 2021, ano marcado (mais um) pela pandemia da Covid-19, foram muitas as pessoas que optaram por fazer compras online. Uma moda que parece estar a ganhar casa vez mais força, conforme mostram os mais recentes dados do Eurostat, que permitem concluir que, nos 12 meses anteriores ao estudo, 90% das pessoas com idades entre os 16 e os 74 anos utilizaram a internet na União Europeia (UE), sendo que destas 74% realizaram compras online. Portugal está bem abaixo da média da UE (62%). 
Compras online

Compras online de presentes de Natal - como tratar das devoluções?

Por comodidade e segurança, no atual contexto de agravamento da pandemia, muitos são os que optam por fazer as compras de Natal através da internet. Mas e o que acontece a quem se enganou a comprar, o produto comprado afinal não é o esperado ou a lista de presentes mudou à última hora?
Fazer compras nas redes sociais

Compras nas redes sociais mais que duplicam em 8 anos

Em oito anos, entre 2013 e 2021, mais que duplicou a percentagem de utilizadores que refere já ter feito compras nas redes sociais. Segundo a edição de 2021 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, da Marktest, 37,6% dos portugueses com perfil criado em redes sociais afirma já ter feito compras diretamente numa rede social.
Aproveitar descontos na Black Friday

Black Friday 2021: dicas para aproveitar os descontos e poupar

Está a chegar um dos momentos mais aguardados do ano para quem adora fazer compras. Trata-se da Black Friday, também conhecida em Portugal como a sexta-feira negra, que este ano se celebra a 26 de novembro. Mas há várias lojas que estão a fazer promoções o mês inteiro.
Black Friday 2021

Black Friday e Natal: quase metade dos portugueses quer fazer compras

Um estudo da Google divulgado recentemente revela que 44% dos consumidores portugueses pretende fazer compras na temporada que se aproxima, que se inicia com a Black Friday e se prolonga até depois do Ano Novo.O estudo, que envolveu 1.011 respostas, acrescentou ainda que 53% dos portugueses admitem
Novas regras de IVA nas compras online

IVA pago em todas as compras online fora da UE: há novas regras a partir de julho

Todas as compras online feitas fora da União Europeia (UE) vão passar a pagar Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA) a partir de 1 de julho de 2021, independentemente do valor do objeto e da data em que o mesmo foi adquirido. Em causa está uma nova diretiva comunitária, que dita o fim da atual isenção de IVA nas compras online extracomunitárias até 22 euros.  
Compras online crescem na UE, mas Portugal ainda está na cauda da Europa

Compras online crescem na UE, mas Portugal ainda está na cauda da Europa

Portugal é dos países da União Europeia (UE) onde os utilizadores da internet menos fazem compras online, uma tendência que ganhou força, no entanto, em tempos de pandemia. Segundo dados revelados recentemente pelo Eurostat, em Portugal, 56% das pessoas utilizaram internet nos últimos 12 meses anteriores à realização do inquérito – elaborado em 2020 –, sendo que o país apenas fica à frente de Chipre, Itália, Roménia e Bulgária.