
Pedir a reforma em 2022? Estes são os melhores países...
A população mundial está a envelhecer, sendo que a OCDE prevê que 30% das pessoas terão pelo menos 65 anos até 2050. A verdade é que a capacidade dos países em lidar com o maior peso da população idosa colocará mais pressão e maiores desafios a muitas economias. Por falar em envelhecimento da população, importa saber quais são os melhores países para uma pessoa se reformar em 2022.
Parlamento chumba projeto-lei do BE sobre reformas antecipadas
É oficial. O Governo não vai mexer, para já, no regime das reformas antecipadas. Novidades só em 2019. O projeto-lei que o BE levou ao Parlamento, que eliminaria a dupla penalização aos 63 anos de idade para os pensionistas com longas carreiras contributivas, foi chumbado.
Cortes das reformas antecipadas discutidos no Parlamento: BE e Governo sem consenso
O BE vai levar esta quarta-feira (11 de abril) a votos, no Parlamento, a proposta sobre a segunda fase do regime das reformas antecipadas para quem tem carreiras contributivas longas. Mas o Governo tem outros prazos, longe de satisfazer as expectativas do BE e PCP.

Rumores do dia
Governo pondera regresso da CES em 2015: O Governo não apresentará mais propostas para uma reforma global das pensões, mas não afasta a hipótese de voltar a fazer cortes temporários. Nesse sentido, a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) poderá estar de volta em 2015, até porque, segundo alguns constitucionalistas, o Tribunal Constitucional (TC) deixou a porta aberta para tal. (Jornal de Negócios)

Radiografia do dia: Cortes nas pensões em 2014 e em 2015
Os cortes nas pensões de reforma vieram para ficar, mas a partir de 2015 serão menores do que os exigidos pela Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) este ano.
Fim dos complementos de reforma contestados em tribunal
A suspensão dos complementos de pensões nas empresas públicas está a ser contestada nos tribunais por centenas de reformados. O Governo estima poupar até 25 milhões de euros por ano com esta medida, mas os ex-trabalhadores da Metro de Lisboa e da Carris discordam e avançaram com providências cautelares.

Rumores do dia
Governo quer reduzir défice para 1,9%, metade do previsto: O Governo quer repetir o brilharete de 2013 e ter um défice inferior à meta estabelecida com a Troika. O objetivo é ir, uma vez mais, além do combinado, não enveredando por um alívio de austeridade, apesar do efeito benigno da retoma e da folga de 2013. Desta forma, em vez de 4% do Produto Interno Bruto (PIB), o Executivo aponta agora para um défice de 1,9% este ano (metade do previsto), indicam números enviados pela Comissão Europeia ao Parlamento português. (Diário de Notícias)
Governo decide hoje medidas de corte na despesa para 2015
Obrigado a prestar a contas ao FMI até à próxima terça-feira, para fechar a 11ª avaliação, o conselho de ministros tenta fechar esta quinta-feira as medidas de redução de despesa que permitam cumprir as metas do défice para 2015.

Reformas acima dos mil euros levam corte de 3,5%
São cerca de 165 mil os pensionistas que até agora estavam a salvo dos cortes nas pensões e que, a partir de abril, vão receber menos 3,5%. A Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) aplica-se agora a todos os reformados — da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e da Segurança Social — que tenham rendimentos brutos de pensões acima de 1000 euros.
Governo discute cortes de dois milhões para 2015
O Governo discute esta segunda-feira as linhas gerais do Documento de Estratégia Orçamental (DEO). O Conselho de Ministros Extraordinário está reunido desde as 8h30 para definir os cortes de quase dois mil milhões de euros na despesa para 2015. Pensões e salários da função pública devem ser os principais alvos.

Corte nas pensões depende da evolução da economia e da demografia
O Governo já tem uma fórmula para substituir a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) e tornar definitivos os cortes nas pensões a partir do próximo ano. Segundo fonte do Ministério das finanças, a ideia passa por fazer depender o valor das pensões da evolução da economia e da demografia.

Pensões de sobrevivência reduzidas em março
Os pensionistas da Segurança Social ainda não estão a sentir os cortes nas pensões de sobrevivência previstos no Orçamento do Estado e só a partir de março serão confrontados com essa redução.Segundo o jornal Público, a medida já devia estar a ser aplicada desde janeiro, mas problemas com o sistema
Funcionários públicos passam a reformar-se aos 66 anos
Nos próximos dias, a idade de reforma aumentará para os funcionários públicos já que, o Presidente da República promulgou o diploma da convergência das pensões.Segundo o Diário Económico, com a aprovação de Belém, além do aumento da idade de reforma, de 65 para 66 anos, as novas pensões da Caixa Ger

Quem se reformar este ano vai ter corte e pagar CES
Os funcionários públicos que pedirem a reforma este ano vão ter um corte de 10% naquele que seria o seu rendimento esperado e, além disso, vão pagar contribuição extraordinária de solidariedade (CES).

Plano B do Governo abranda corte nas pensões
O plano B encontrado pelo Governo para responder ao chumbo do Tribunal Constitucional (TC) penaliza menos as pensões mais baixas e aplica um corte mais alto a quem recebe reformas mais elevadas.Isto quando comparado com a solução inicial que o Governo foi impedido pelo TC de concretizar, diz o Diári

Função pública: novos reformados arriscam cortes de 23%
Os funcionários públicos que pedirem a reforma este ano podem sofrer um corte de quase um quarto no valor da pensão a receber.

Passos anuncia oitava remodelação do Governo
O primeiro-ministro viu-se esta quinta-feira obrigado a anunciar, a partir de Bruxelas, a oitava remodelação do Governo, depois da comunicação social avançar com notícias que davam como certa a saída de três secretários de Estado.Segundo o Diário Económico, a divulgação das notícias apanhou vários m

Reforma aos 67 anos só em 2029
O aumento da idade da reforma vai começar a ser discutido entre o Governo e os parceiros sociais na próxima segunda-feira, numa reunião que vai contar com a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.
Folga de dez milhões para aliviar corte nas pensões já existia no Orçamento
O Governo já tinha uma folga de dez milhões de euros no Orçamento do Estado (OE) do próximo ano para aliviar os cortes nas pensões de sobrevivência.
Cortes nos salários e pensões afinal vão ser para sempre
O Fundo Monetário Internacional assume, na sua análise após a oitava e nona avaliações regulares do programa de ajustamento português, a possibilidade dos cortes nos salários e pensões serem permanentes.

radiografia do dia: os cortes nas pensões de sobrevivência
o tabela em cima indica como funcionarão os cortes nas pensões de sobrevivência em portugal. como é possível constatar, as reduções começam nas pensões de viuvez acima dos 2.000 euros.

cortes na função pública começam nos salários de 600 euros
os cortes salariais na função pública vão passar a ser aplicados a todos os que ganham mais de 600 euros, sendo que nos salários a partir de dois mil euros a redução prevista ascenderá a 12%, o que corresponde a um agravamento de 242% face ao corte de 3,5% actualmente em vigor para este patamar de r
pensões de sobrevivência com cortes entre os 12% e os 35%
os esclarecimentos sobre a polémica instalada a propósito dos cortes nas pensões foram dados este domingo por paulo portas, já perto das nove da noite.

novo orçamento rectificativo apresentado até novembro
o primeiro-ministro anunciou esta noite que o governo vai apresentar ainda este ano um novo orçamento rectificativo das contas de 2013.

rumores
alberto martins será o próximo líder parlamentar do ps: antónio josé seguro estará hoje na reunião do grupo parlamentar do ps para anunciar que alberto martins será o nome indicado para novo líder parlamentar dos socialistas.