BdP: crédito habitação sem entrada é ignorar erros passados
O governador do Banco de Portugal (BdP), Álvaro Santos Pereira, disse esta sexta-feira (dia 21 de novembro de 2026) que quem quer relaxar regras como a exigência de entrada no crédito habitação não aprendeu “com os erros do passado”.
EUA defendem crédito habitação a 50 anos: vantagens e desvantagens
Poder pagar a casa ao banco a longo prazo, durante 50 anos. A ideia foi lançada pelo governo dos EUA, tendo sido alvo de críticas por parte de decisores políticos e economistas, que consideram que um crédito habitação mais longo resolve poucos problemas de base do mercado residencial, como a falta de oferta de casas e as elevadas taxas de juro.
Crédito habitação a 100% para todos sem consenso na banca portuguesa
Atualmente, as regras macroprudenciais do Banco de Portugal (BdP) permitem financiar créditos habitação até um máximo de 90% do valor do imóvel. Estas são as regras gerais, que só são contornadas pela garantia pública que financia a 100% compra da primeira casa pelos jovens até aos 35 anos.
Residência de estudantes AMRO Porto refinanciada com 8,5 milhões
A IP Investment Management (IPIM), gestora de fundos sediada em Hong Kong e especializada no setor de living, e a Heed Capital, gestora de fundos com sede em Portugal, vão refinanciar o projeto da residência de estudantes AMRO Porto, no montante de 8,5 milhões de euros. O empréstimo foi contratado com o Banco Santander.
Novos contratos de crédito habitação: 71% têm taxa de juro mista
Os novos empréstimos à habitação com taxa de juro mista representaram, em setembro, 71% do total contratualizado nesse mês e 41% do ‘stock’ de crédito habitação, divulgou esta sexta-feira (31 de outubro de 2025) o Banco de Portugal (BdP). Já a taxa de juro média dos novos financiamentos para a compra de casa, que incluem renegociações, diminuiu em setembro pelo oitavo mês consecutivo, para 2,84%, o valor mais baixo desde outubro de 2022.
Altos preços: famílias com novo crédito da casa 25% mais caro em 2 anos
A rápida subida dos preços das casas em Portugal deixa as famílias sem grande margem de manobra: quem quer comprar casa acaba por fazê-lo por valores mais elevados do que num passado recente.
Intermediários ganham força (e peso) no crédito habitação
Em 2024, a intermediação no crédito habitação e hipotecário representou mais de metade do número e do volume de empréstimos concedidos. Isso mesmo mostram os dados do Banco de Portugal (BdP): 56% dos mais de 125 mil contratos celebrados e 57% dos 17,9 mil milhões de euros que estes empréstimos totalizam foram concedidos através de intermediários de crédito.
Intermediação de crédito: BdP quer mais lealdade com clientes
O Banco de Portugal (BdP) vai propor ao Governo a revisão de legislação dos intermediários de crédito, incluindo medidas para reforçar a lealdade para com os clientes, considerando que por vezes são opacos em benefício de alguns bancos.
Empresas da Zona Euro observam ligeira subida das taxas de juro no 3T
As empresas da Zona Euro observaram uma ligeira subida das taxas de juro dos empréstimos bancários no terceiro trimestre, que corresponde a um aumento líquido de 2%, em comparação com -14% no trimestre anterior, segundo revelou o Banco Central Europeu (BCE). Este incremento foi relatado principalmente por pequenas e médias empresas (PME).
Regras de venda de crédito malparado pelos bancos em consulta pública
O Banco de Portugal (BdP) colocou em consulta pública, até 29 de outubro de 2025, um projeto de aviso que regula as novas regras de venda de crédito malparado pelos bancos a entidades não financeiras, anunciou esta quinta-feira (17 de setembro de 2025) o supervisor bancário.
Prestação da casa continua alta: renegociar o spread é boa opção?
São muitas as famílias que compram (e compraram) casa em Portugal com recurso a crédito habitação. E muitos dos empréstimos são (e foram) concedidos pelos bancos indexados a taxas Euribor variáveis – só mais recentemente as taxas mistas e/ou fixas ganharam terreno. O problema é que as prestações a pagar ao banco pelo financiamento mantém-se, muitas vezes, altas. Será, então, que renegociar o spread do crédito habitação é boa opção? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Banca sente maior procura por crédito para casas pré-fabricadas
As casas pré-fabricadas têm-se afirmado cada vez mais como uma alternativa à aquisição de habitação tradicional, por muitas vezes envolverem custos bem mais baixos.
Crédito habitação: montante total emprestado sempre a subir
Os bancos estão a manter aberta a torneira do crédito habitação, isto numa altura em que se continuam a vender muitas casas – e mais caras. Segundo dados divulgados esta segunda-feira (30 de junho de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP), o montante total de empréstimos concedidos para a compra de casa voltou a aumentar em maio para 106,1 mil milhões de euros.
Novo crédito da casa recua – e taxa de juro média volta a descer
Em abril, o montante concedido pelos bancos em novos contratos de crédito habitação abrandou face a março, tendo diminuído 195 milhões de euros, para 1.775 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quarta-feira (6 de junho de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Em queda está também a taxa de juro média dos novos empréstimos para a compra de casa, que passou de 3,13% em março para 3,06% em abril, o valor mais baixo desde dezembro de 2022.
Boston lança apoio à compra de casas em conjunto com um único crédito
Em resposta aos crescentes desafios no acesso à habitação em Boston, a cidade norte-americana apresentou um programa pioneiro que visa transformar a forma como as famílias podem tornar-se proprietárias. O ‘Programa Piloto de Compra Conjunta de Habitação’, lançado pelo Boston Home Center, equivalente à vereação da habitação da cidade, oferece apoio financeiro às famílias que desejem comprar uma casa em conjunto, através de um único empréstimo. Na cidade, é habitual a compra e venda de propriedades com dois ou três andares.
Crédito habitação: famílias estão mais endividadas que há um ano
Hoje, o ambiente económico está mais favorável à compra de casa em Portugal com recurso a crédito habitação. As taxas de juro continuam a descer e há novos apoios para os jovens adquirirem a sua primeira casa, como a isenção de IMT e a garantia pública. Mas isso não significa que as famílias fiquem a pagar prestações da casa mais baixas. Aliás, o que se está a assistir no início de 2025 é que as famílias estão a pedir empréstimos habitação por valores mais altos, agravando assim o grau de endividamento bancário de particulares para esta finalidade no último ano, segundo dados do idealista (editor desta newsletter).
Habitação: “Nós, promotores, bancos, construtores… podemos fazer mais”
São muitos os players do setor imobiliário que apelam à necessidade de baixar o IVA na construção – de 23% para 6% – de forma a ser possível aumentar a oferta de casas em Portugal, sendo esse um dos caminhos a seguir para dar resposta à crise na habitação – ou à crise de acesso à habitação, como sugerem alguns especialistas. Luís Mota Duarte, Deputy CEO da Sonae Sierra, tem uma visão mais abrangente, considerando que os vários agentes do setor imobiliário ficam “muitas vezes a olhar para o Estado” à espera de resultados, podendo “fazer mais”.
Garantia pública: 89% dos créditos financiam 100% da compra da casa
Cerca de 89% dos contratos de crédito habitação com recurso à garantia pública para jovens até aos 35 anos tiveram um financiamento a 100% no primeiro trimestre, divulgou esta quarta-feira (21 de maio de 2025) o Banco de Portugal (BdP), adiantando que, no período em análise, este contratos representaram 9% do número total de novos contratos e 13% do montante de novos contratos.
Novo crédito da casa em alta – mais de metade é para jovens até 35 anos
Em março, o montante concedido pelos bancos em novos contratos de crédito habitação aumentou 265 milhões de euros face ao mês anterior, para 1.951 milhões de euros, sendo este o segundo valor mais elevado da série histórica (com início em dezembro de 2014), segundo dados divulgados esta terça-feira (6 de maio de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Mais de metade deste montante (56%) é relativo a novos contratos celebrados por pessoas com menos de 35 anos, que beneficiam, assim, dos incentivos do Governo à compra da primeira casa. Já a taxa de juro média dos novos empréstimos, que incluem renegociações, voltou a descer: fixou-se em 3,11%, o valor mais baixo desde novembro de 2022.
Novos contratos de crédito habitação: montante concedido volta a subir
Em fevereiro, o montante concedido pelos bancos em novos contratos de crédito habitação aumentou 132 milhões de euros face ao mês anterior, para 1.655 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quarta-feira (2 de abril de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Já a taxa de juro média dos novos empréstimos, que incluem renegociações, voltou a descer: fixou-se em 3,17%, o valor mais baixo desde dezembro de 2022.
Novos contratos de crédito habitação: montante concedido cai em janeiro
Em janeiro, o montante concedido pelos bancos em novos contratos de crédito habitação recuou 567 milhões de euros face ao mês anterior, para 1.522 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quarta-feira (5 de março de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Já a taxa de juro média estabilizou nos 3,22%, após 14 meses consecutivos de quedas.
Montante total de concessão de crédito habitação aumenta há 13 meses
O montante total de concessão de crédito habitação em Portugal (novo e existente) não para de subir, estando a ser impulsionado, de certa forma, pelas ajudas concedidas pelo Estado aos jovens, nomeadamente através da isenção de IMT e de Imposto de Selo e da garantia pública. Os números mais recentes do Banco de Portugal (BdP) confirmam este cenário, tendo o ‘stock” de empréstimos aumentado 4,1% em janeiro. É, de resto, o 13º mês consecutivo de crescimento.
Crédito às empresas de construção cai a pique desde 2007
“Há 10 anos, Portugal tinha 29.000 milhões de euros de crédito às empresas de construção e neste momento tem 28.000 milhões. Mas em 2007, primeiro ano da série [do Banco de Portugal], tinha 44.229 milhões”, os números foram revelados por António Ramalho, antigo CEO do Novo Banco e atual chairman da Touro Capital Partners.
Bancos querem financiar mais habitação mas faltam políticas de oferta
Os bancos têm liquidez e capital suficientes para financiar mais projetos de construção e crédito habitação, mas faltam políticas públicas que fomentem a oferta de casas, segundo os presidentes de Caixa Geral de Depósitos, BCP e BPI.Na conferência 'Observatório do Imobiliário', em Lisboa, o presiden
Transferir o crédito habitação é boa opção? Tudo o que é preciso saber
Transferir o crédito habitação para outro banco será uma solução a ter em conta para ficar a pagar uma prestação mais baixa? Será uma medida a equacionar? A resposta a estas perguntas não é fácil de dar, sendo necessário avaliar vários fatores relacionados com o próprio empréstimo concedido pelo banco. “(…) Aconselhamos a que peças soluções ao banco e que consultes, igualmente, o mercado para avaliar outras ofertas”, refere a Deco, num artigo preparado para o idealista/news.