Lisboa abre novo período de discussão pública para Marvila‑Beato
A Câmara Municipal de Lisboa acaba de abrir um segundo período de discussão pública da Unidade de Execução de Marvila-Beato. Esta nova fase decorre entre os dias 25 de janeiro e 23 de fevereiro de 2026.
Habitação entre as prioridades da nova comissão executiva da AML
O novo primeiro secretário da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Emanuel Costa, apontou esta sexta-feira (23 de janeiro de 2026) a habitação, a mobilidade e a gestão de resíduos como prioridades do mandato, defendendo um reforço do papel político e institucional da entidade.
Maleo Living: a nova forma de viver e trabalhar em Lisboa
A Maleo Offices acaba de apresentar o Maleo Living, uma solução integrada de corporate housing, pioneira em Portugal, que se estreia no Lumiar e pretende dar resposta aos desafios do mercado imobiliário e à necessidade de as empresas acomodarem os profissionais em mobilidade.Com diversas tipolo
Novo regulamento do AL em Lisboa aprovado - estas são as novidades
O novo Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL) foi recentemente aprovado pela Assembleia Municipal de Lisboa, em reunião do executivo no passado dia 27 de novembro, e entra agora em vigor.
AL em Lisboa com aperto de regras – eis as zonas em contenção total
Na próxima semana, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, vai levar a reunião camarária a proposta de alteração do Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL). E já são conhecidos vários detalhes, como o aperto aos limites de Alojamento Local (AL).
AL em Lisboa: regulamento municipal vai a discussão a 27 de novembro
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), decidiu agendar a discussão sobre a alteração ao Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL) para 27 de novembro, recusando o pedido do PS para que o tema fosse debatido esta segunda-feira, dia 17 de novembro.Fonte do gabinete do social-dem
Municípios da AML reabilitaram e entregaram 7.000 fogos em quatro anos
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) está a preparar um novo modelo para agilizar a reabilitação e manutenção do parque habitacional público, através de um acordo-quadro desenvolvido em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). O objetivo é simplificar os processos de contratualização das obras e aumentar a capacidade de resposta das autarquias. Desde 2021, os 18 municípios que compõem a AML já entregaram ou reabilitaram cerca de 7.000 habitações, segundo dados da própria entidade.
Preço das casas: Marvila e Campanhã lideram quedas em Lisboa e Porto
O mercado de habitação em Lisboa e no Porto continua a ficar mais caro ano após ano. Mas os dados dos municípios escondem uma realidade bem díspar ao nível dos preços das casas em cada zona, que evoluem de formas bem diferentes.
Lisboa é a cidade da UE onde se gasta mais salário em habitação
Lisboa, Barcelona e Madrid são as cidades da União Europeia (UE) onde os habitantes destinam uma maior percentagem do salário para pagar a habitação, de acordo com um relatório divulgado pelo Conselho Europeu esta quarta-feira, dia 22 de outubro.O relatório divulgado esta quarta-feira pela equipa li
Autárquicas: tudo em aberto em Lisboa e Porto e habitação marcou agenda
Os portugueses vão às urnas este domingo (12 de outubro de 2025), tendo a campanha para as eleições autárquicas, que começou a 30 de setembro e termina esta sexta-feira, sido marcada por temas relacionados com o setor da habitação, sobretudo nas duas maiores autarquias do país: Lisboa e Porto. A necessidade de aumentar a oferta de casas está, de resto, na ordem do dia, tal como fica evidente na proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026). Voltando às autárquicas, em Lisboa e Porto as sondagens apontam para empates técnicos entre os principais candidatos.
Crise na habitação: poder local não pode ter "responsabilidade sem meios"
O poder local não pode ter “responsabilidade sem meios” para responder ao problema da habitação, afirmou segunda-feira, dia 15 de setembro de 2025 o primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa (AML), considerando que os municípios fazem “um trabalho extraordinário”. No âmbito da apresentação do Guia de Elaboração das Cartas Municipais de Habitação, Carlos Humberto de Carvalho frisou que “só é possível resolver os problemas da habitação com o poder local”, mas avisou que não lhe pode ser assacada “a responsabilidade sem os meios para poder responder”.
Avaliação bancária de casas: preço mediano em Lisboa sobe 23% desde 2021
Lisboa é o município com o mais alto valor mediano por metro quadrado (m2), na avaliação bancária, com 3.826 euros em 2024, o que representa um crescimento de quase 23% face a 2021 (o valor era de 3.113 euros). Em causa estão dados divulgados pela Pordata, num retrato do país feito a um mês das eleições autárquicas.
Edifício D. Carlos I é vendido e será reabilitado para habitação
Edifício D. Carlos I, em Lisboa, foi recentemente vendido, marcando uma operação de relevo no mercado imobiliário da capital. Com cerca de 5 mil metros quadrados (m2) distribuídos por cinco pisos, o imóvel será alvo de reabilitação para uso residencial e comercial, valorizando o centro histórico da cidade.
Novo Banco e CML definem novo destino para terreno nas Amoreiras
O terreno localizado nas Amoreiras, em Lisboa, e detido pelo Novo Banco, continua sem uso, mas o banco e a Câmara Municipal de Lisboa estudam agora soluções para desbloquear um dos espaços urbanos mais valiosos da capital. Avaliado em 177 milhões de euros, o imóvel chegou a estar cotado em 240 milhões, sem sucesso de venda, e permanece sem qualquer construção efetiva.
Lisboa tem 224 novos quartos para estudantes e vai receber mais 562
A residência de estudantes Smart Studios, no Lumiar, traz 224 novos quartos para estudantes à Alta de Lisboa. Este projeto já foi concluído no ano passado, representando um investimento de 10 milhões de euros, mas estão já mais dois em curso também na capital do país.
Crise na habitação exige um plano de emergência, alertam especialistas
A habitação deve ser tratada como prioridade nacional e a atual crise exige um plano de emergência, defendem duas especialistas, alertando que, caso contrário, a proliferação de construções precárias irá prosseguir. A co-autora da Estratégia Local de Habitação de Lisboa, Isabel Santana, considera que “as autarquias fazem o seu papel”, mas as medidas que adotam “acabam por ser pensos rápidos, porque o volume e a dimensão das necessidades são muitas”.
Crise habitacional deixa mais de 30 mil famílias à espera de casa na AML
Mais de 30 mil famílias continuam em lista de espera por uma habitação nos municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), segundo uma contagem feita pela agência Lusa com base em dados oficiais recolhidos em julho. Dos 18 municípios da AML, apenas Seixal e Vila Franca de Xira não responderam ao inquérito. A cidade de Lisboa lidera a lista, com cerca de 15.700 famílias a aguardar casa: 8.700 inscritas no Programa de Arrendamento Apoiado e cerca de 7.000 na Renda Acessível.
Rendas acessíveis em Lisboa: 50 famílias recebem casa
A Câmara Municipal de Lisboa entregou, no dia 31 de julho de 2025, 50 chaves a famílias que vão residir em casas com renda acessível em habitações municipais na freguesia de Marvila, após um investimento de 9,3 milhões de euros. As habitações inserem-se em dois novos blocos habitacionais, com tipologias T1, T2 e T3, localizados na zona do Vale Formoso de Cima, na freguesia de Marvila, cuja construção teve início em 2023.
Lisboa aprova construção de 12 casas para cooperativa em Benfica
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou a proposta da Câmara para a abertura de um concurso público para atribuição de um terreno municipal em Benfica a uma cooperativa para construção de um edifício com 12 habitações, sem fins lucrativos na Rua da Venezuela, na freguesia de Benfica, no âmbito do Programa Cooperativas 1.ª Habitação.
Habitação municipal: CML tem 700 ocupações ilegais de casas por resolver
A vereadora da Habitação da Câmara de Lisboa disse esta terça-feira (22 de julho de 2024) que a autarquia chegou a ter “mais de 1.000” ocupações abusivas de habitações municipais, das quais 700 ainda estão por resolver, através do contacto com as famílias. “Somos rigorosos, verdadeiros, mas temos de ser humanos”, afirmou a vereadora Filipa Roseta, referindo que, das 300 situações resolvidas, “um pouco mais de 100 não estava lá ninguém, um pouco mais de 100 já foram desocupadas e um pouco mais de 100 foram regularizadas”.
Benfica vai atribuir 106 casas de renda acessível até ao início de 2026
A resposta à atual falta de habitação está a ser dada não só pelos privados, mas também pelas câmaras municipais e até juntas de freguesia. Em Lisboa, só a freguesia de Benfica prevê um investimento em habitação de 69 milhões de euros para atribuir 272 casas.
Como funciona o licenciamento das tiny-houses em Portugal?
A crise habitacional tem favorecido o surgimento de novas soluções habitacionais - mostram os números e confirmam os especialistas.
Moedas quer setor privado a ajudar na habitação em Lisboa
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, defende que o setor privado pode desempenhar um papel importante na resolução da crise de habitação na capital portuguesa, onde os preços das casas têm vindo a disparar nos últimos anos.
Carta Municipal de Habitação de Lisboa prevê investimento de 900 milhões
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira (17 de dezembro de 2024) a Carta Municipal de Habitação, que prevê um investimento de 900 milhões de euros nos próximos 10 anos, com a vereadora que tutela a área a destacar a “grande capacidade de execução”.
Habitação em Lisboa: investimento de 150 milhões de euros em 2025
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou esta quinta-feira (28 de novembro de 2024) o orçamento municipal para 2025, que prevê uma despesa de 1.359 milhões de euros. Entre as principais áreas de investimento do município para o próximo ano está a habitação, com uma dotação de 154 milhões de euros. No que diz respeito à taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), continuará em 0,3% para os prédios urbanos.