Revisão obrigatória do PDM

Revisão obrigatória dos PDM: 14 municípios ainda nem começaram

Catorze municípios ainda não tinham iniciado, no final de julho, os procedimentos para a revisão obrigatória dos respetivos Planos Diretores Municipais (PDM) e apenas 84 autarquias terminaram o processo, revelou o Ministério da Coesão Territorial. O PDM é um documento obrigatório em cada municí

“Estratégia Lisboa 2040 servirá de base à revisão do PDM”

Maria Joana Coruche de Castro e Almeida é vereadora da Câmara Municipal de Lisboa (CML) desde setembro de 2021 e tem os pelouros do Urbanismo, dos Sistemas de Informação e Cidade Inteligente e da Transparência e Prevenção da Corrupção. Em entrevista ao idealista/news, faz um balanço “muito positivo do trabalho realizado até agora, com diversos desafios já superados”. E revela, entre outras coisas, que a autarquia está “a construir a Estratégia Lisboa 2040, que servirá de base à revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)”.
Tivka

Construção do Museu Judaico de Lisboa obriga a debate público

O projeto de construção do Museu Judaico de Lisboa, na freguesia de Belém, na área da frente ribeirinha, requer um debate público, considerando a exceção no cumprimento do sistema de vistas previsto no regulamento do Plano Diretor Municipal (PDM). A proposta para “aprovar o interesse excecional da
Construir casas em Portugal

Como construir mais casas? É preciso rever RJUE, PDM e licenciamentos

Hoje, a falta de casas para viver é um problema central em Portugal. E muito se deve aos atrasos nos processos de licenciamentos e à falta de terrenos para construção no mercado a preços acessíveis. E poderá o Mais Habitação ajudar a resolver estes desafios? Poderá ajudar a simplificar os licenciamentos ou até ajudar a ceder terrenos públicos para construir habitação a custos controlados. “Mas enquanto não tivermos uma revisão e uma reforma séria ao Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE), aos processos de licenciamento, aos Planos Diretores Municipais (PDM) e à própria carga fiscal que é aplicada na habitação, temo que este programa não vá trazer nenhuma solução em termos de mais habitação”, diz ao idealista/news Daniel Correia, diretor de real estate do grupo United Investments Portugal (UIP), que tem vários projetos residenciais e turísticos em desenvolvimento no país.
Legalização de casas em Lisboa

Luz verde para legalização de construções no Bairro São João de Brito

A Câmara de Lisboa vai avançar com a legalização de construções no Bairro São João de Brito, especificamente na Rua das Mimosas, “um impasse de vários anos” que será desbloqueado na sequência da alteração do Plano Diretor Municipal (PDM). “Esta situação arrasta-se há anos e, finalmente, chega agora a uma decisão que permite legalizar habitações de quem vive na Rua das Mimosas”, afirmou a vereadora do Urbanismo, Joana Almeida (independente eleita pela coligação Novos Tempos (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança), citada num comunicado enviado pela autarquia.
Projeto Fuse Valley em Matosinhos prestes a sair do papel

Revisão do PDM que dará luz verde ao Fuse Valley em consulta pública

A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Matosinhos que permitirá a construção do centro de inovação tecnológica Fuse Valley, em Leça do Balio (Matosinhos), entrou esta quinta-feira (13 de abril de 2023) em consulta pública. O prazo para remeter sugestões e pedidos de esclarecimento é de 15 dias úteis, segundo se lê no aviso n.º 7474/2023, publicado em Diário da República (DRE) dia 12 de abril. 
Fuse Valley em Matosinhos

Fuse Valley: Matosinhos suspende PDM para permitir construção

A Câmara Municipal de Matosinhos suspendeu parcialmente, por dois anos, o Plano Diretor Municipal (PDM) para permitir a construção do centro de inovação tecnológica “Fuse Valley”, segundo publicação em Diário da República (DR). Este empreendimento vai criar 12.000 postos de trabalho qualificado
Câmara do Porto afeta 900 milhões para executar PDM a 10 anos – habitação é uma prioridade

Câmara do Porto afeta 900 milhões para executar PDM a 10 anos – habitação é uma prioridade

A Câmara do Porto vai afetar à execução do Plano Diretor Municipal (PDM) cerca de 900 milhões de euros num prazo de 10 anos, a distribuir por cinco “Grandes Opções”, entre elas a habitação – o Executivo quer promover habitação acessível e social, através, por exemplo, da majoração de índices de construção e redução de encargos urbanísticos. A revisão do documento, aprovado com a abstenção do PS, PSD e CDU, vai estar em discussão pública por um prazo de 35 dias.
Loures vai legalizar bairros clandestinos

Loures vai legalizar bairros clandestinos

O novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Loures, cidade localizada nos arredores de Lisboa, entrou em vigor no final da semana passada e prevê que haja mais atividades económicas e que se aposte na legalização de bairros clandestinos.

Lisboa: parque urbano e 160 habitações em vias de nascer em Carnide

O terreno expectante com cerca de seis hectares localizado junto ao Lar Maria Droste, na freguesia de Carnide, Lisboa, pode vir a receber um conjunto de 12 lotes destinados a habitação (com 160 casas), serviços e comércio e um parque urbano. Em causa está um projeto de loteamento apresentado à Câmara Municipal de Lisboa pela Estamo que está em discussão pública.
construção critica "atrasos incomportáveis" na revisão dos pdm

construção critica "atrasos incomportáveis" na revisão dos pdm

a associação dos industriais da construção civil e obras públicas (aiccopn) diz estar “perplexa” com os “atrasos incomportáveis” na revisão dos planos directores municipais (pdm) da maioria dos concelhos, alertando para o facto de haver processos que “se arrastam” por mais de dez anossegundo o expre

governo indemniza proprietários prejudicados pelo estado

o ministério da justiça apresentou esta terça-feira a proposta de reforma do código das expropriações que prevê a figura da “expropriação por sacrifício” sempre que, por lei, a administração pública prejudique de alguma forma o direito de propriedade.

plano director municipal de lisboa aprovado

o novo plano director municipal (pdm) de lisboa foi aprovado pela câmara, com a vereação do psd, maior partido da oposição na autarquia e na assembleia municipal, a não ter dúvidas quanto à viabilização do documento.