Dicas para aproveitar melhor a casa em tempos de isolamento (para miúdos e graúdos)
Vivemos tempos nunca antes vivivos. E a bem da saúde de todos, impera a necessidade de (tentar) gerir a emoções, mas também o espaço onde nos encontramos que, na maioria dos casos, é a nossa casa. Eis algumas dicas para aproveitar bem os espaços.
Guia legal do Covid-19 no imobiliário: quais as principais dúvidas das pessoas e das empresas?
O regime de emergência nacional, decretado por causa da pandemia e que foi entretanto prolongado, trouxe consigo inúmeras medidas excepcionais, algumas delas que têm um efeito imediato na vida das empresas e das famílias. Para ajudar a entender tudo melhor e a preparar o país para dar a volta a esta crise, arrancamos hoje com um consultório jurídico sobre o Covid-19. A PLMJ vai analisar, num artigo para o idealista/news, os desafios legais - e também operacionais - do coronavírus, focando-se nos impactos no imobiliário.
O que fazer (e evitar) para uma noite de sono tranquila durante a pandemia
Por estes dias a incerteza e ausência de rotinas podem tornar as noites mais difíceis. Há quem tenha grandes dificuldades em adormecer, manter um sono profundo e tranquilo, e até quem acorde muitas vezes assustado e angustiado com pesadelos por causa do coronavírus.
Portugal perderá 2,1 milhões de residentes em 60 anos – em 2080 seremos 8,2 milhões
Os números são cruéis. São estimativas, é certo, mas se se confirmarem significa que haverá (muito) menos pessoas a viver em Portugal dentro de 60 anos. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a população residente poderá passar dos atuais 10,3 milhões para 8,2 milhões em 2080, ou seja, o país terá menos 2,1 milhões de residentes.
O que é melhor, ter casa própria ou arrendar uma? (Parte XIX)
Viver na condição de proprietário, mesmo que isso implique ter de pedir um crédito à habitação para comprar casa, ou de inquilino, o que é melhor? É uma pergunta de difícil resposta, já que há vários cenários em cima da mesa que têm de ser bem analisados. Um deles diz respeito à mobilidade. Explicamos-te tudo sobre este tema com a ajuda da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
“No Porto, fechámos três negócios neste período, exclusivamente através do contacto online”
A responsável pelo segmento residencial da JLL, Patrícia Barão, em entrevista ao idealista/news, destaca que na cidade do Porto continua a notar-se um grande dinamismo no segmento residencial, e que a atividade continua a ser semelhante ao período anterior à quarentena, devido à pandemia provocada pelo Covid-19.
Precisas de renovar ou assinar documentos? Podes fazê-lo sem sair de casa
Com o avanço tecnológico e a digitalização da economia, já nos é possível aceder a uma série de serviços online e resolver questões burocráticas, de uma forma cómoda e segura, sem sair de casa.
Covid-19 leva Mota-Engil a fazer acordo com empresa de serviços de evacuação médica
A construtora portuguesa Mota-Engil, que está presente em cerca de 30 países e emprega 32 mil trabalhadores, estabeleceu um acordo com a empresa norte-americana Global Rescue, que assegura serviços de evacuação médica e de segurança. Uma parceria que visa responder ao escalar da pandemia do novo coronavírus.
Lisboa: plano de conclusão do Parque das Nações custará 25,5 milhões
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou recentemente uma nova Operação de Reabilitação Urbana para o topo norte do Parque das Nações. Trata-se de uma empreitada que deverá estar concluída dentro de oito anos e que custará pelo menos 25,5 milhões de euros, sendo quase totalmente financiada pelo orçamento municipal. De referir que é nesta zona da capital que se vai realizar, dentro de dois anos, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Empresas de turismo residencial pedem isenção de IMI e IMT para combater crise do Covid-19
A APR – Associação Portuguesa de Resorts veio propor medidas adicionais ao Governo para combater a crise provocada pala pandemia, nomeadamente a isenção ou diferimento dos impostos e obrigações acessórias que “sobrecarregam o setor do imobiliário”, como o IMI e IMT.
Escritórios ao rubro no Porto: ocupados mais de 15.000 m2 no primeiro trimestre
O segmento de escritórios está ao rubro na região do Porto, tendo registado uma ocupação total de 15.297 metros quadrados (m2) no primeiro trimestre de 2020, um valor três vezes superior ao verificado no período homólogo. Apesar da incerteza existente atualmente, na sequência da pandemia do novo coronavírus, há sinais de otimismo e o interesse das multinacionais na Invicta mantém-se.
Bezos, Gates, Zuckerberg e outros: assim lutam os mais ricos do mundo contra o Covid-19
As maiores fortunas do planeta estão a fazer doações para a compra de material sanitário em todo o mundo e a oferecer às instituições públicas as suas plataformas logísticas para acelerar os envios, bem como os seus sistemas de inteligência artificial para encontrar uma vacina contra o cor
IRS em 2020: dicas para acertar contas com o Fisco sem falhar
A campanha de IRS arrancou há uma semana e estende-se até 30 de junho de 2020. O idealista/news decidiu preparar um guia de perguntas e respostas com alguns pontos essenciais que os contribuintes não devem esquecer.
Prazo para marcação de férias adiado pelo Governo
O prazo para a marcação de férias termina, habitualmente, a 15 de abril, mas o Governo decidiu adiar o prazo, face ao estado de emergência e contexto atual provocado pela pandemia do novo coronavírus. A nova data é 27 de abril.