Notícia do dia 17 de maio de 2021

Consórcio luso-francês cria marca promotora Solive após sucesso do Antas Build

Localizado numa zona nobre da cidade do Porto, o empreendimento Antas Build veio preencher uma lacuna na procura, sobretudo da classe média alta, que ansiava por um projeto residencial de qualidade. Prova disso é que as vendas do condomínio na Alameda das Antas se revelaram “um sucesso, com a maioria das unidades já vendidas, restando apenas 14 unidades, de um total de 93”, tal conta ao idealista/news Paulo Ramos, administrador do grupo Tecnibuild, que está a desenvolver o projeto em parceria com a Legendre.

Como aproveitar (da melhor forma) os espaços exteriores da casa

Após vários confinamentos e longos momentos de maior isolamento social, as pessoas decidiram adaptar as suas casas ao “novo normal”, tirando maior partido dos espaços. Cada raio de sol quer ser agora mais aproveitado que nunca e as zonas exteriores, como terraços, jardins ou piscinas são cada vez mais valorizados.

"Apesar do abrandamento, fruto da crise pandémica, os fundamentos do mercado mantêm-se intactos"

Ao contrário do que acontece normalmente com as empresas construtoras portuguesas, a Tecnibuild começou a sua atividade no estrangeiro. Foi já com as operações consolidadas nos mercados internacionais que a empresa de origem lusa começou a trabalhar no mercado interno. Por isso, o administrador Paulo Ramos diz que "foi mais um processo de ‘nacionalização’ que de internacionalização", o que viveu esta construtora com sede em Braga. Em entrevista ao idealista/news, o gestor conta como evoluiu o negócio da Tecnibuild, analisando também o impacto da pandemia a nível nacional, no setor da construção e no mercado imobiliário.
Green Pea: um centro comercial "ecológico" no coração de Turim

Green Pea: um centro comercial "ecológico" no coração de Turim

Green Pea é o nome do novo centro comercial da cidade italiana de Turim, que foi inaugurado recentemente. Os seus 15.000 metros quadrados (m2) distribuídos por cinco andares foram projetados com base em critérios ecológicos e sustentáveis. As lojas oferecerão apenas produtos sustentáveis ​​relacionados com a energia, decoração de interiores, roupas e lazer criados em harmonia com a natureza. O edifício foi pintado com Airlite, uma tinta ecológica que reduz a poluição em 88%.
IVA no arrendamento de imóveis mudou – quais são as novas regras?

IVA no arrendamento de imóveis mudou – quais são as novas regras?

As regras para quem tem imóveis a arrendar mudaram. Hoje, os imóveis em arrendamento sem mobiliário e equipamentos no interior estão isentos de pagamento de IVA. A novidade é que esta isenção passará a abranger também os imóveis equipados – algo que, até então, não era possível. Tens um imóvel a arrendar? Conhece as implicações desta nova alteração fiscal estabelecida pela Autoridade Tributária e Aduaneira.
Governo de olhos postos no interior do país: 4.720 pessoas já se transferiram, diz ministra

Governo de olhos postos no interior do país: 4.720 pessoas já se transferiram, diz ministra

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, referiu que 4.720 pessoas já se transferiram para o interior ao abrigo de programas do Governo, dizendo que são todos “bem-vindos”. Na interpelação do PSD ao Governo sobre coesão territorial, que decorreu quinta-feira (13 de maio de 2021), a ministra foi questionada pelo deputado e líder do Chega André Ventura se “o grande programa socialista de transferência de pessoas e de população do litoral para o interior” apenas conseguiu captar 250 pessoas.
Mais de 20 cidades portuguesas com planos para enfrentar as alterações climáticas

Mais de 20 cidades portuguesas com planos para enfrentar as alterações climáticas

Águeda, Amarante, Braga, Fafe, Guimarães, Ovar, Valongo, Viseu, Funchal, Loulé, Barreiro, Cascais, Lisboa, Mafra, Sintra e Torres Vedras fazem parte do total das 148 cidades europeias identificadas como tendo planos de adaptação e de boas práticas para enfrentar as alterações climáticas. Em causa estão dados do relatório “Cities on the Route Towards 2030: Building a Zero Emissions, Resilient Planet for All”, publicado pelo Carbon Disclousure Project (CDP). 
Governo aprova solução para “grave” degradação de bairros em Lisboa e Setúbal

Governo aprova solução para “grave” degradação de bairros em Lisboa e Setúbal

Os bairros em Lisboa e Setúbal onde as já extintas cooperativas de habitação económica construíram estão hoje numa “grave situação de degradação social e urbanística”. Para resolver o problema, o Governo aprovou na quinta-feira (13 de maio de 2021) uma solução para regularizar a situação. E vai levá-la a cabo em articulação com as autarquias das cidades.
Construir para arrendar é hoje uma necessidade – o que falta para o mercado dar o salto?

Construir para arrendar é hoje uma necessidade – o que falta para o mercado dar o salto?

Não é novidade que o mercado de arrendamento está a crescer em Portugal. Há novos padrões de consumo e novas necessidades, sobretudo das gerações mais novas. Mas apesar desta tendência já se fazer notar e de vários alojamentos locais terem sido colocados no mercado, devido à estagnação do turismo no país, a oferta de casas para arrendar em território nacional ainda não consegue dar resposta às necessidades da procura. O que falta, então, para este mercado dar o salto em Portugal?
Nasceu em Lisboa o primeiro restaurante do futuro: não tem mesas, mas chega a qualquer lado

Nasceu em Lisboa o primeiro restaurante do futuro: não tem mesas, mas chega a qualquer lado

Não tem mesas, nem balcão. Não é presencial, mas também não é virtual. O restaurante do futuro promete inovação e pode tornar-se num modelo de negócio que veio para ficar. Foi neste contexto que nasceram o Las Gringas e o Ameaça Vegetal, assentes na tecnologia e na criação de novas experiências, sendo os primeiros conceitos do coletivo Foodriders lançado durante a pandemia pelo casal Marta Fea e Damian Irizarry juntamente com o chef Diogo Noronha. Os primeiros são os antigos proprietários do Pistóla y Corazon e o segundo o antigo chef do Pesca, e ambos “sentiram” na pele os efeitos da Covid-19 com o encerramento dos respetivos restaurantes.
Caso BPP: João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão – e fica com dinheiro e imóveis arrestados

Caso BPP: João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão – e fica com dinheiro e imóveis arrestados

João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva pelos crimes de fraude fiscal qualificada, abuso de confiança qualificado e branqueamento de capitais. Neste processo, o tribunal condenou ainda Salvador Fezas Vital e Paulo Guichard a nove anos e seis meses de prisão e Fernando Lima a seis anos de prisão pela prática dos mesmos crimes, segundo a sentença lida no Campus de Justiça, em Lisboa, na sexta-feira (14 de maio de 2021). Entre os bens arrestados a João Rendeiro estão quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras.