Notícia do dia 18 de outubro de 2021

Empresas que contratam “em excesso” pagam taxa adicional

Empresas que contratam a prazo “em excesso” vão pagar nova taxa

As empresas com contratos a prazo “em excesso” vão começar a pagar uma taxa de rotatividade. Esta é, pelo menos, a pretensão do Governo, que prevê publicar, em 2022, os referenciais que orientarão a aplicação da taxa. Ou seja, as empresas começarão a pagar essa contribuição adicional à Segurança Social (SS) em 2023, revelou a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, esta quarta-feira (13 de outubro de 2021).
Clube dos milionários

O exclusivo clube dos milionários à lupa

O top 11 do exclusivo clube dos milionários – pessoas com um património líquido superior a 100 mil milhões de dólares (mais de 86 mil milhões de euros) – é composto sobretudo por norte-americanos. Elon Musk (Tesla) lidera o rankink, sendo seguido pelo compatriota Jeff Bezos (Amazon) enquanto o francês Bernard Arnault (LVMH) ocupa o terceiro lugar do pódio. 
Programa Regressar prolongado até 2023

Programa Regressar prolongado até 2023

O programa Regressar vai ser prolongado até 2023, mantendo, para quem regresse a Portugal até aquela data, a possibilidade de pagar IRS apenas sobre 50% do rendimento. Em causa está uma medida prevista no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), já entregue à Assembleia da República – a votação final global está agendada para 25 de novembro. 
Vendas da Ikea em Portugal crescem 5%

Vendas da Ikea em Portugal crescem 5% em tempos de pandemia

A Ikea encerrou o ano fiscal de 2021 (1 de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021) com 462 milhões de euros em vendas. Trata-se de um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, apesar de ser um valor inferior ao verificado na pré-pandemia da Covid-19. O “fantasma” da crise das matérias-primas e do setor do transporte de mercadorias está, no entanto, a deixar o setor em alvoroço.
A tendência de restaurar e reaproveitar a casa no pós-pandemia

Melhorar a casa no "pós-pandemia": a tendência de restaurar e reaproveitar

Com a pandemia, e em concreto com o teletrabalho, muitos portugueses tiveram de ganhar – ou adaptar – espaços em casa, sendo que o lar passou a ser, literalmente, o local onde tudo acontece. Não é de estranhar, por isso, que com o chamado “regresso à normalidade” haja vontade e/ou necessidade de renovar a casa, dando-lhe como que uma “segunda vida”. A tendência de restaurar e reaproveitar espaços e mobiliário está, assim, a ganhar força.
Lisboa à prova de sismos? Tudo sobre o Programa ReSist

Lisboa à prova de sismos? Tudo sobre o Programa ReSist

“Vai com certeza haver outro de grande magnitude e violência”, dizia-nos, em março de 2016, João Appleton, um dos maiores especialistas portugueses em prevenção sísmica do património arquitetónico, monumental e habitacional. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está atenta ao fenómeno, tendo criado recentemente, por exemplo, “o Programa ReSist, onde constam diversas medidas que visam a resiliência sísmica da cidade”, refere a autarquia. Explicamos tudo sobre esta iniciativa.