Numa altura em que confinamento é palavra de ordem, importa dizer que como deve ser feita a gestão de um condomínio.
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Cuidados a ter na gestão (e resolução) de problemas de condomínio durante a pandemia
GTRES

A pandemia do novo coronavírus “obrigou” muitos portugueses – e famílias – a ficar em casa. Quem vive num prédio passa, por isso, muito tempo “fechado” no seu lar, mas o condomínio continua a “funcionar”, podendo ser necessário, por exemplo, arranjar um elevador ou fazer a limpeza e desinfeção das áreas comuns. Gestões que nem sempre são fáceis de fazer em tempos de Covid-19. Contamos-te tudo sobre este tema no artigo de hoje da rubrica Deco Alerta

Trata-se de uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Neste período de confinamento temos vivido problemas que nunca tinham sido pensados nas assembleias de condomínio. Os conflitos relativos às zonas comuns do prédio têm aumentado. Podem dar-nos algumas indicações sobre esta nova realidade de vida em comum?

Apresentamos-te sugestões e indicações inspiradas nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera vital que se evite aglomerações de pessoas. 

Começamos por referir que os condomínios devem suspender as atividades de grupo e interditar o acesso aos espaços de lazer comuns, como zonas de recreio infantil, piscinas, áreas desportivas fechadas e salas de condomínio.

Em termos da limpeza e desinfeção do condomínio, consideramos que as áreas comuns devem ser uma prioridade. A regularidade deve ser reforçada e os prestadores de serviço devem fazê-la, cumprindo todas as recomendações em vigor (como o uso de luvas descartáveis e resistentes aos desinfetantes, máscara comum, detergentes de uso doméstico e desinfetantes apropriados). 

Caso os responsáveis pela limpeza tenham deixado de a realizar, a limpeza deve ficar a cargo dos moradores, sempre que possível. Para tal, aconselhamos que contactes os teus vizinhos para que cada morador limpe à vez as áreas comuns todas ou cada um limpe o seu piso/parte que lhe cabe. 

Devem dedicar especial atenção à limpeza de superfícies de toque frequente, como os corrimões, botões dos elevadores, maçanetas das portas, interruptores de luz, caixas de correio e intercomunicadores. Por outro aldo, devem ventilar de forma natural as escadas (por exemplo, abrindo a porta de entrada ou as janelas se as houver), sempre que possível.

Se se registarem avarias, por exemplo de um elevador que envolva a intervenção de um prestador de serviço, devida manutenção deve ser mantida. Para isso, basta contactá-los da forma habitual para que se dirijam ao local e resolvam o problema. O mesmo se processa com a simples manutenção mensal. 

Informa-te aqui sobre os teus direitos. 

Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 38 ou dos emails gasdeco@deco.pt e/ou gas.norte@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype.

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