Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

AIMI (Adicional ao Imposto Municipal de Imóveis)

Notícias sobre o novo imposto introduzido pelo Orçamento de Estado 2017. O AIMI,  Adicional ao Imposto Municipal de Imóveis, substitui o Imposto de Selo e é atribuído a imóveis com Valor Patrimonial Tributário acima dos 600 mil euros.

AIMI: nova taxa de 1,5% sobre imóveis de luxo foi paga por 331 proprietários

Pela primeira vez, este ano, as notas de liquidação do Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis (AIMI) passaram a contemplar três escalões de taxas para os contribuintes singulares. No total, foram emitidas 75.157 notas de cobrança do AIMI relativamente ao ano de 2019, sendo este o número mais alto desde que o imposto foi lançado. Em 2017, foram emitidas 68.252 e no ano passado 71.945.

Notícia sobre:

Atenção proprietários: prazo para pagar AIMI termina hoje

O AIMI é pago de uma única vez durante o mês de setembro. Quer isto dizer que os proprietários de imóveis destinados à habitação ou de terrenos de construção com um valor patrimonial superior a 600 mil euros têm até hoje para liquidar o imposto.

Notícia sobre:

Alerta proprietários: AIMI tem de ser pago até ao final deste mês

O prazo para o pagamento do Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) já arrancou. Os proprietários têm agora um mês, até 30 de setembro, para regularizar o pagamento deste imposto.

Notícia sobre:

AIMI aplicado a mais 50 mil imóveis de luxo num ano

O Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI), que incide sobre os imóveis com Valor Patrimonial Tributário (VPT) superior a 600 mil euros, abrangeu 486.845 mil imóveis em 2018, mais 47.134 – o equivalente a 10% – que no ano anterior (439.711 imóveis).

Notícia sobre:

Tribunal Constitucional decide que terrenos para construção vão ter de pagar AIMI

As sociedades imobiliárias vão ter de pagar Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) sobre os terrenos para construção que detêm, já que o Tribunal Constitucional decidiu que a norma que dita o pagamento do imposto nesses casos não é inconstitucional.

Notícia sobre:

AIMI: maioria dos herdeiros escolhe pagar imposto individualmente e não em bloco

Os responsáveis das heranças de divisas têm de avisar o Fisco sobre a forma como querem que seja feita a liquidação do Adicional ao Imposto Municipal de Imóveis (AIMI): tributar em bloco ou atribuir a cada herdeiro a sua quota-parte. E a Autoridade Tributária e Aduaneira recebeu 3.278 declarações de beneficiários a solicitarem o pagamento do imposto individualmente - número que representa uma subida face às 2.834 de 2018.

Notícia sobre:

AIMI vai ser “obviamente” transferido para Segurança Social, garante ministro

Em 2018, o valor transferido de AIMI para o FEFSS "representa apenas 37% do total" da receita deste imposto. O ministro das Finanças já veio garantir que as transferências, previstas no Orçamento do Estado, “vão obviamente acontecer".

Notícia sobre:

AIMI: herdeiros têm até hoje para confirmar quota-parte ao Fisco

Os titulares das heranças indivisas têm até ao final do dia de hoje (30 de abril de 2019) para confirmarem junto das Finanças a quota-parte que detêm na herança e nos imóveis que dela façam parte

Notícia sobre:

Tudo o que é preciso saber sobre o AIMI

O Adicional ao Imposto Municipal de Imóveis (AIMI) foi criado em 2017 e Orçamento do Estado para este ano trouxe-lhe um novo escalão. Afinal, para que serve este imposto e quem tem de pagá-lo?

Notícia sobre: