Divórcio: de quem é a casa construída no terreno próprio de um cônjuge?
Um processo de divórcio, além de ter impacto direto a nível emocional entre as pessoas envolvidas, pode ser uma verdadeira dor de cabeça (também) em termos burocráticos, tendo impacto direto, por exemplo, nos ativos imobiliários detidos pelo ex-casal. Um exemplo: após o divórcio, de quem será a casa construída num terreno próprio de um dos cônjuges? Respondemos com fundamento jurídico.
Quanto custa legalizar um terreno? "Mais do que vale", muitas vezes
Legalizar um terreno custa frequentemente mais do que vale em Portugal, uma das razões apontadas para o retalho da propriedade rústica num país com mais de 11,5 milhões de prédios rústicos. O número consta do diagnóstico feito pelo Grupo de Trabalho para a Propriedade Rústica, que está disponível na Internet.
Divórcio online em Portugal - tudo sobre este processo
Quem pretender fazer um divórcio amigável, deve saber que poderá tratar de todo o processo de divórcio online e sem deslocações desnecessárias à Conservatória do Registo Civil. O fim do casamento não precisa de ser uma (grande) dor de cabeça.
Precisas de renovar ou assinar documentos? Podes fazê-lo sem sair de casa
Com o avanço tecnológico e a digitalização da economia, já nos é possível aceder a uma série de serviços online e resolver questões burocráticas, de uma forma cómoda e segura, sem sair de casa.
Estado obrigado a ser mais rápido nas heranças indivisas de casas pela nova Lei de Bases
A nova Lei de Bases da Habitação - cuja aprovação está em curso no Parlamento - vai obrigar o Estado a acelerar os processos judiciais de heranças indivisas que incluam bens imóveis com aptidão habitacional.
Monstro da burocracia ataca imobiliário e impede chegada de novos projetos
“É por demais evidente que o imobiliário renasceu das cinzas, com um fulgor considerável”, considera o vice presidente executivo da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), Hugo Santos Ferreira.
Gesvalt: “A estabilidade económica em Portugal apoia-se hoje na estabilidade do imobiliário”
Profunda conhecedora do mercado luso, por ter apoiado algumas das principais operações dos últimos anos, a Gesvalt decidiu abrir escritório em Lisboa, cinco anos depois de aqui operar. O “timing” foi o ideal, diz ao idealista/news António Braz, managing director da consultora espanhola de investimento e avaliação de ativos, defendendo que hoje o imobiliário é o grande motor da economia nacional.
Renovação do Cartão do Cidadão já pode ser feita na internet
Sim, já podes renovar o Cartão do Cidadão através da internet: desde segunda-feira (dia 4 de dezembro). Para o fazeres tens de aceder ao Portal do Cidadão. O serviço reaproveita os dados fornecidos anteriormente, simplificando o procedimento e eliminando novas deslocações físicas para o efeito.
Cartão de cidadão com novas regras a partir de 2ª feira: o que vai mudar
A partir do próximo dia 2 de outubro, segunda-feira, há novas regras para o Cartão do Cidadão (CC). As mudanças trazem alterações a diferente níveis: validade, renovação e custos. O prazo do cartão vai aumentar para 10 anos - para maiores de 25 - sendo possível renová-lo através da internet (isto só a partir de dezembro). E o cartão ficará mais caro, ainda que não para todos. As novas regras preveem uma redução de preços, isenção ou mesmo gratuidade em casos comprovados de insuficiência económica.
Vistos gold: SEF cria "linha azul" para acelerar investimentos
Perante o alerta de que o investimento através dos vistos gold está a cair, devido em grande parte à burocracia, o Governo decidiu criar "uma linha azul" que visa acelerar os processos, tentando maximizar a receita do programa e travar a fuga de investidores. Desta forma, os pedidos de emissão ou renovação das Autorizações de Residência para Investimento (ARI) vão passar a ser tratados como processos prioritários até ao final deste ano.
Ficha Técnica de Habitação desaparece e nasce "livro de obra eletrónico"
A Ficha Técnica da Habitação, que descreve as principais caraterísticas técnicas e funcionais do prédio urbano para fim residencial e foi criada com o objetivo de proteger os consumidores na hora de comprar uma casa, tem agora os dias contados.
O guia que não podes perder para aprender a legalizar um alojamento local
Se queres anunciar a tua casa para turistas numa plataforma, a lei diz que deverás ter de passar a ter todos os papéis em dia e o imóvel devidamente registado junto das autoridades. A partir de 1 de julho, entra em vigor um novo regime do alojamento local. Em plena contagem decrescente para essa data, ensinamos-te todos os passos que tens de dar neste processo.
IRS: os erros que te podem fazer perder dinheiro
Está a decorrer, até ao final de maio, o período de entrega da declaração do IRS de 2016.
Dinheiro, cheque ou transferência? Escrituras terão de dizer como são pagos os imóveis
No âmbito do combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, o Estado português quer que as escrituras passem a contemplar de que forma são pagos os imóveis.
Proprietários de terrenos e prédios rústicos vão ter registo gratuito
Todos os donos de propriedades rústicas vão passar a poder registar as suas terras e prédios sem qualquer tipo de custo ou emolumento. Para isso, o Governo compromete-se a criar um balcão único em todas as conservatórias do registo predial, bem como um balcão virtual.
Morada única digital aprovada pelo Presidente da República
Os portugueses estão em vias de ter uma nova morada única digital. O Governo conseguiu a autorização por parte do Presidente da República para desenvolver um serviço de envio aos cidadãos notificações eletrónicas de serviços administrativos, fiscais e de contraordenações.
Revalidar a carta de condução sem filas e com desconto? Sim, é possível...
O novo site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) começa agora a funcionar em janeiro de 2017 e permite que possas revalidar a carta de condução de uma forma mais fácil, rápida e barata.
Taxas, impostos e burocracia fazem Portugal descer 8 lugares no Ranking Mundial da Competitividade
2015 foi um mau ano para Portugal em termos de competitividade, tendo descido oito lugares, de 38º para 46º, no ranking mundial da World Economic Forum, que mede este indicador em 138 países.
construção critica "atrasos incomportáveis" na revisão dos pdm
a associação dos industriais da construção civil e obras públicas (aiccopn) diz estar “perplexa” com os “atrasos incomportáveis” na revisão dos planos directores municipais (pdm) da maioria dos concelhos, alertando para o facto de haver processos que “se arrastam” por mais de dez anossegundo o expre