IRS 2025: pagar ou receber reembolso? Tudo sobre o acerto de contas
É chegada a hora de acertar contas com o Fisco relativamente aos rendimentos de 2024, até porque o prazo para a entrega da declaração de IRS já arrancou, terminando a 30 de junho. Muitos contribuintes estão a ser apanhados de surpresa, visto que este ano, ao contrário de anos anteriores, terão de pagar em vez de serem reembolsados. Explicamos tudo sobre o assunto neste artigo da Deco Alerta.
Fuga ao Fisco na renda da casa: 60% dos inquilinos sem contrato
Mais de metade (60%) dos inquilinos não tem contrato de arrendamento registado ou vigente na Autoridade Tributária (AT). Esta é uma das conclusões a retirar de uma auditoria ao controlo tributário no arrendamento urbano, realizada pela Inspeção-Geral de Finanças (IGF).
Arrendar casa em Portugal: há 33.800 contratos com desconto no IRS
O número de contratos de arrendamentos de duração superior a dois anos e a beneficiar de uma taxa reduzida de IRS ascendia no final de fevereiro a 33.800, segundo dados do Ministério das Finanças.
Pandora Papers: as offshores secretas de mais de 300 políticos mundiais
Mais um imbróglio global de offshores secretas foi revelado no passado domingo, dia 3 de outubro de 2021.
Governo reforça medidas contra fuga ao Fisco e para sociedades cotadas em bolsa
O Governo aprovou um conjunto de diplomas de combate à fuga ao Fisco e para forçar maior transparência nas relações entre acionistas de sociedades cotadas em bolsa. O ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, acredita estar perante "medidas muito significativas" que poderão contribuir para uma maior receita fiscal.
IMPIC vai comunicar ao Fisco compra e venda de casas pagas em notas
Ainda que invulgar, há quem decida pagar parte de um imóvel em notas. Uma realidade pouco expressiva, mas com potencial de fraude. Assim, e para evitar “fugas ao Fisco”, o Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC) vai passar a enviar à Autoridade Tributária (AT) a lista dos negócios que violem os novos tetos máximos fixados.
Os truques de Trump para fugir aos impostos das suas propriedades
O polémico presidente dos EUA, Donald Trump, construiu a sua carreira de magnata do imobiliário esticando ao máximo a noção das palavras lei e regra fiscal. Na verdade, durante a campanha eleitoral de 2016, não era incomum ouvir Trump falar desses truques - de honra duvidosa para um candidato a Presidente. Mas a verdade é que o fez. Agora, decidiu declarar a penthouse de Manhattan (Nova Iorque) como primeira residência e colocar um rebanho de cabras num dos seus resorts mais luxuosos, tudo para obter benefícios fiscais.
Ronaldo acusado de fugir aos impostos em Espanha
Cristiano Ronaldo acaba de ser acusado, secção de delitos económicos da Fiscalía Provincial de Madrid, por quatro delitos de fraude fiscal que terão sido cometidos pelo futebolista entre 2011 e 2014. O capitão da seleção portuguesa e jogador do Real Madrid, através do uso de paraísos fiscais, terá lesado o Estado espanhol num valor total de 14,76 milhões de euros.
Apple também deve dinheiro de impostos a Portugal? Finanças vão investigar
Depois de três anos de investigações, a Comissão Europeia (CE) considera que a Apple beneficiou durante mais de uma década de largas vantagens fiscais ilegais na Irlanda. Bruxelas quer, por isso, obrigar o gigante tecnológico norte-americano a pagar, com efeitos retroativos e juros, todo o dinheiro que evadiu, num total de 13 mil milhões de euros. E Portugal agora está determinado a apurar se empresa da maçã também deve dinheiro de impostos no país e vai avançar com uma investigação local.
Messi condenado a 21 meses de prisão preventiva por fraude fiscal
Lionel Messi, jogador do Barcelona que nos últimos anos disputou a Bola de Ouro com Cristiano Ronaldo, acaba de ser condenado juntamente com o seu pai a 21 meses de prisão suspensa por fraude fiscal. O futebolista argentino terá cometido crimes de evasão fiscal que lesaram o Fisco espanhol na ordem dos 4,1 milhões de euros, entre 2007 e 2009.
Mota-Engil pagou seis milhões de euros para não ser acusada de fraude fiscal
O grupo Mota-Engil poderá ter beneficiado de uma suspensão provisória de um processo, movido por suspeitas de fraude qualificada, ao pagar mais de seis milhões de euros em impostos em falta. A construtora terá conseguido chegar a acordo para pagar o valor em duas prestações: a primeira, no valor de cerca de 3,1 milhões, deveria ter sido paga em maio enquanto a segunda deverá ser liquidada até final do ano.
Casas para turistas: Governo reconhece que há grande fuga ao Fisco
O Governo reconhece que continua a haver uma grande fuga ao Fisco no que diz respeito ao arrendamento de casas a turistas em Portugal. Segundo a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Executivo está para já a ter uma postura flexível, mas mostra-se atento. Na calha está uma parceria com a plataforma Airbnb para acabar com os casos de arrendamento ilegal.
PS reage ao Panamá Papers e limita pagamentos em dinheiro a máximo de 3 mil euros
Esta semana começa a ser discutido no Parlamento um pacote de várias medidas que visam reagir ao escândalo do Panamá Papers. O projeto de lei, de autoria dos socialistas, determina, por exemplo, que a partir de 2017 qualquer transação em dinheiro vivo tenha um limite máximo de 3.000 euros. E multas correspondentes a 25% do valor.
McDonald's em Paris surpreendida pela Polícia com um "Unhappy Meal" que vale 75 milhões de euros
A McDonald´s é suspeita de ter reduzido ilegalmente a sua fatura fiscal, canalizando os lucros obtidos em França para o Luxemburgo, local da sede europeia da empresa norte-americana e onde os impostos são mais baixos. Os escritórios da companhia de fast-food em Paris foram alvo de buscas da polícia no âmbito da chamada "Operação Unhappy Meal", estando em causa uma fraude estimada em 75 milhões de euros por ano.
Panama Papers: apanhado um dos maiores investidores portugueses em imobiliário
O empresário Vasco Pereira Coutinho será, provavelmente, um ilustre desconhecido para a maioria dos portugueses, mas no mundo do imobiliário é uma das grandes "feras", sendo um dos principais investidores nacionais. Agora, o seu nome surge no escândalo Panama Papers, sendo apontado como o beneficiário final de uma teia de offshores nas Bahamas, no Estado norte-americano de Delaware, nas Ilhas Virgens Britânicas e em Malta.
Rendas: Fisco deteta fuga de 60 milhões de euros
O Fisco está a apertar o cerco ao mercado de arrendamento paralelo, tendo a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificado mais de 17.000 situações de rendas não declaradas em sede de IRS recebidas por senhorios. Ou seja, cerca de 60 milhões de euros em impostos não foram pagos.
Fugas graves ao fisco já não escapam a julgamento
Quem for apanhado a cometer crimes fiscais graves já não vai ver o processo arquivado a troco do pagamento do imposto em falta. Desde o início do ano que não basta pagar: passou a ser obrigatório sujeitar todos os arguidos acusados a julgamento.
Fraudes contra Fisco, Segurança Social e Saúde atingem 100 milhões de euros
O Fisco é o mais prejudicado no que respeita a fraude feitas contra o Estado, segundo dados recolhidos pela Polícia Judiciária e anunciados esta segunda-feira pelo director deste órgão de polícia criminal.
Mais de 15 mil contribuintes apanhados a fugir ao fisco
O cruzamento dos dados fiscais e dos pagamentos com cartões de crédito e de débito permitiram ao Governo detectar que, desde 2012, 16 mil contribuintes declararam rendimentos abaixo dos pagamentos que receberam, num montante de 400 milhões de euros.Nestes casos agora identificados, "o valor declarad
Fisco lança mais uma arma contra a evasão fiscal
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) dá esta quinta-feira mais um passo no reforço do combate à fraude e evasão fiscais com a criação de uma superestrutura de gestão do risco de incumprimento.A nova unidade funcionará como uma espécie de cérebro da administração fiscal através de uma equipa de c
Contribuintes pagam dívidas ao fisco sem juros a partir de amanhã
O novo regime de regularização de dívidas ao fisco e à Segurança Social está pronto a arrancar.
cresce número de pessoas com dívidas de mais de um milhão ao fisco
há já 238 contribuintes que integram a lista de devedores da autoridade tributária aduaneira com dívidas de valor superior a um milhão de euros.
rumores
elevado número de entradas no ensino superior público ameaça privado: os indicadores, revelados na madrugada deste domingo, revelam que cerca de 93% dos alunos conseguiram um lugar no ensino superior e 60% foram colocados no curso que queriam.
clubes de futebol devem mais de 20 milhões ao estado
depois de, no final de 2012, a federação portuguesa de futebol ter pago 11 milhões de euros à autoridade tributária, para encerrar o caso totonegócio, as sociedades anónimas desportivas continuam a acumular dívidas ao fisconuma amostra recolhida pelo jornal correio da Manhã, só oito sociedades têm d
mais de 20 mil empresas apanhadas pelo fisco
o fisco detectou 23 mil empresas que não entregaram as retenções na fonte do irs dos trabalhadores ou que aplicaram mal as tabelas, tendo retido menos imposto do que o devido. ao todo, a autoridade tributária controlou as declarações que mensalmente recebe de 400 mil empresas.