Jornada Mundial da Juventude 2023: guia completo

Jornada Mundial da Juventude 2023: como preparar os dias fora de casa

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento religioso e cultural de âmbito internacional. É o maior evento mundial da igreja Católica e, de 1 a 6 de agosto, Lisboa será a capital do mundo. As ruas da cidade vão encher-se de voluntários e peregrinos para o maior evento alguma vez realizado no país. O evento foi instituído pelo Papa João Paulo II em 1985 e, desde então, é realizado a cada dois ou três anos, em diferentes cidades ao redor do globo.

Orçamento do Estado 2022: como afeta a vida e os negócios

Famílias e empresas estarão agora a fazer contas à vida para ver os efeitos da pandemia nas suas finanças e a tentar projetar o ano que vem. Sem bolas de cristal que mostrem o futuro, há um documento que ajuda a clarificar as dúvidas e a perspetivar como será 2022 a nível particular e para o país: o Orçamento do Estado para 2022. O idealista/news preparou um especial com as principais medidas do OE2022 com impacto para o imobiliário e também para quem vive ou faz negócios em Portugal.
Chegas sempre tarde? 7 dicas de ouro para ser pontual

Chegas sempre tarde? 7 dicas de ouro para ser pontual

Os britânicos são conhecidos pela sua exata e cumpridora pontualidade. Em Portugal, tal como em muitos outros países, não chegar a horas está culturalmente enraizado. Mas é algo que está a mudar e para o qual há cada vez menos tolerância.
IMI: um guia com tudo sobre notificações, prazos e modos de pagamento

IMI: um guia com tudo sobre notificações, prazos e modos de pagamento

Comprar casa significa também pagar uma série de impostos. Um dos que fica para a vida é mesmo o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Este ano, as notificações para pagar o imposto já começaram a ser enviadas e o pagamento – da sua totalidade ou da primeira prestação - deverá ser efetuado até dia 31 de maio.

Casas pré-fabricadas: guia completo

Quanto custa e demora construir uma casa pré-fabricada em Portugal? Quais as opções de financiamento? E como é o licenciamento, impostos e outros procedimentos legais? O idealista/news preparou um guia completo com tudo o que é preciso saber antes de optar por este tipo de casas. Materiais, vantagens e desvantagens, até dicas de decoração e modelos incríveis do que já se faz cá dentro e lá fora.
Quem compra um apartamento tem de pagar a quota extraordinária para obras da fachada?

Quem compra um apartamento tem de pagar a quota extraordinária para obras da fachada?

Nos imóveis que se encontrem em regime de propriedade horizontal existe obrigação de pagamento de quotas por parte dos condóminos para fazer face às despesas necessárias à conservação e fruição das partes comuns do edifício. Acontece que, por vezes, são necessárias obras de conservação adicionais nas partes comuns do edifício (nomeadamente reparação de fachadas, telhados ou elevadores), gerando um aumento de despesas suplementares para o condomínio. Estas despesas extraordinárias são aprovadas em assembleia de condóminos, sendo os condóminos responsáveis pelo pagamento das chamadas quotas extraordinárias.
Como atrair investimento imobiliário para Portugal? Há um novo guia que explica

Como atrair investimento imobiliário para Portugal? Há um novo guia que explica

A segunda edição do guia “Real Estate Investors Roadmap” surge “num momento de incerteza”, devido à pandemia da Covid-19, dizem os responsáveis pelo lançamento do guia: a AICEP Portugal Global e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), que têm como parceiros a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), a consultora JLL e a sociedade de advogados Morais Leitão (ML). A resposta é dada, no entanto, com uma certeza, a de que o “mercado imobiliário terá sempre um papel extremamente relevante na recuperação e crescimento da economia”.