Bens penhorados

Penhoras de bens: imóveis lideram vendas no e-leilões

Desde 2016, ano em que foi lançado, o e-leilões vendeu 7,6 mil milhões de euros em bens penhorados, sobretudo imóveis. Foram realizados ao todo, até 2024, 92.536 leilões, o que dá uma média de 10 mil por ano. Imóveis (64%), direitos, como heranças e quotas de sociedades (14%), e veículos e mobiliário (7%) foram os ativos mais licitados, mas, em procura e em valor, o imobiliário lidera de forma destacada.
Casas penhoradas

Casas penhoradas pelas Finanças: tudo o que precisas de saber

Embora quem tenha casas para vender possa beneficiar do atual contexto, a realidade do mercado imobiliário não está muito interessante para quem pretende comprar casas, uma vez que os valores estão elevados. Uma alternativa passa por comprar casas penhoradas pelas Finanças, que podem revelar-se boas oportunidades para quem pretende assegurar uma habitação a preços mais acessíveis. 
Autoridade Tributária penhorou 48 imóveis por dia

Autoridade Tributária penhorou 48 imóveis por dia

Entre 1 de janeiro e 1 de dezembro de 2019, o Fisco penhorou mais de 16.227 imóveis, 58.752 salários e 5.950 pensões. Em média, durante este ano, e de acordo com os dados do Ministério das Finanças, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) penhorou 48,4 imóveis por dia.

Imóveis penhorados, o tipo de bens que o Fisco mais leva a leilão

Cerca de metade dos bens penhorados pelo Fisco corresponde a casas, terrenos, edifícios comerciais e industriais e garagens. A Autoridade Tributária e Aduaneira está, desde 2016, proibida de vender casas penhoradas que servem de habitação própria e permanente ao devedor. Ainda assim, os imóveis continuam a ser o tipo de bens que o fisco mais leva a leilão. Desde o início do ano, já foram vendidos por esta via 1475 imóveis penhorados, o que corresponde a uma média de 134 por mês.
Número de imóveis penhorados desce para níveis de 2011

Número de imóveis penhorados desce para níveis de 2011

Em 2016, o número de imóveis penhorados em tribunais de primeira instância desceu para níveis de 2011, ano em que a Troika chegou a Portugal. Ao todo, foram penhorados no ano passado 9.581 imóveis, menos que no ano anterior (9.982 penhoras) e que em 2011 (9.612 penhoras).
Quinta no Douro penhorada pelo tribunal rende dois milhões em leilão online

Quinta no Douro penhorada pelo tribunal rende dois milhões em leilão online

Uma quinta no Douro, que tinha sido penhorada pelo tribunal, acaba de ser vendida no primeiro grande leilão online promovido pela Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução (OSAE). Com uma base de licitação de 1,2 milhões de euros, este imóvel acabou por ser transacionado por 66% mais, ou seja, dois milhões de euros, e foi a oferta mais elevada do leilão realizado no passado dia 6 de julho.
Pavilhão do Beira-Mar convertido em condomínio de luxo

Pavilhão do Beira-Mar convertido em condomínio de luxo

Onde antes estava o Pavilhão do Beira-Mar, no centro de Aveiro, junto à ria, vai nascer um edifício de 12 apartamentos de luxo, pela mão de uma família luso-americana que vai investir perto de cinco milhões de euros no empreendimento. As obras na antiga infraestrutura desportiva, que o clube de futebol da segunda divisão distrital perdeu por dívidas, devem estar concluídas em meados de 2018.
Sistema informático de penhoras do Fisco ainda não reconhece se a casa é morada de família

Sistema informático de penhoras do Fisco ainda não reconhece se a casa é morada de família

Quando a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) faz uma penhora de um imóvel, o sistema informático ainda não reconhece se a casa é a morada de família. A identificação automática ainda não existe, mas será relevante quando entrarem em vigor as propostas legislativas que estão a ser discutidas na especialidade no Parlamento para proteger a habitação das famílias nos processos de execução fiscal.
Vendas de casas penhoradas pelo Fisco diminuíram quase 23% em 2015

Vendas de casas penhoradas pelo Fisco diminuíram quase 23% em 2015

O ritmo de venda das casas penhoradas pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abrandou em 2015. O Fisco alienou 2.720 imóveis no ano passado, menos 800 – o equivalente a menos 22,7% – que em 2014, ano em que as vendas tinham crescido ao ponto de serem vendidos em média quase dez imóveis por dia.
Fisco já vendeu 717 casas penhoradas este ano

Fisco já vendeu 717 casas penhoradas este ano

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vendeu, nos primeiros três meses do ano, 717 imóveis penhorados por dívidas fiscais. E atualmente tem em curso, no site de leilões eletrónicos, a venda de 1.925 bens, dos quais 1.203 são imóveis – 155 são veículos e 567 são relativos a outros valores e rendimentos.
Casas não são sempre o último bem a ser penhorado

Casas não são sempre o último bem a ser penhorado

Os imóveis não são sempre o último bem a ser penhorado, apesar de a lei assim o estipular e de o Governo assim o garantir. Quem o diz são os trabalhadores dos impostos. “É a maneira mais fácil e mais rápida de garantir a dívida. Além disso, quando a casa é penhorada as pessoas vêm mais depressa pagar”, referiu Carlos Carreira, do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI).
Fisco penhora e vende quase 200 casas por dia

Fisco penhora e vende quase 200 casas por dia

O número de casas penhoradas pelas finanças não para de aumentar, sendo que os imóveis são o bem mais penhorado pelo fisco para cobrir dívidas de impostos. Só este ano já foram penhorados e vendidos 31.506 imóveis, mais 12,48% que o registado pela Autoridade Tributária (AT) durante o mesmo período de 2013. Ao todo, estão a cair na mão do fisco e a ser entregues para venda, em média, 189 casas por dia.
Fisco agenda a venda de 28.300 casas penhoradas

Fisco agenda a venda de 28.300 casas penhoradas

Desde janeiro, o Fisco já agendou a venda de mais de 28.300 casas penhoradas a contribuintes com dívidas. Quer isto dizer que em menos de seis meses a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já marcou a venda de mais imóveis penhorados que no total de 2013: em todo o ano passado, as finanças agendaram a transação de 28.010 habitações.
era leva a leilão 19 imóveis entre os 17 e os 74 mil euros

era leva a leilão 19 imóveis entre os 17 e os 74 mil euros

as lojas era setúbal arangues e setúbal centro levam a leilão 19 imóveis com preços entre os 17 e os 74 mil euros, no próximo sábado, às 15h, no hotel esperança, em setúbal.  os imóveis são apartamentos e espaços de comércio, "com a possibilidade de financiamento até 100%”, diz a era em comunic
finanças estão a vender em média 88 casas por dia

finanças estão a vender em média 88 casas por dia

desde o início do ano – entre 1 de janeiro e 29 de julho –, a autoridade tributária e aduaneira (ata) alienou 18.607 imóveis penhorados por dívidas fiscais com preços inferiores aos do mercado, o que dá uma média de 88 casas por dia.