Governo quer acabar com travão nos despejos

Governo quer acabar com travão ao despejo de quem não tem para onde ir

O Governo quer acabar com o travão legal que, desde março de 2020, mês marcado pela chegada da pandemia da Covid-19 a Portugal, tem permitido a famílias com ordem de despejo permanecer excecionalmente na habitação onde moram. Em causa está uma proposta que já foi apresentada pelo Executivo à Assembleia da República, que visa revogar a medida. 
Venda de imóveis em leilão

Convento de Alpendurada leiloado por 8,3 milhões de euros

O Convento de Alpendurada, localizado em Marco de Canavezes, que foi convertido num hotel com 40 quartos após um investimento da família de Taveira da Mota, antigo presidente do Boavista, foi colocado à venda em leilão eletrónico, após o incumprimento de um empréstimo obrigacionista de quatro milhões de euros. Estava anunciado por um valor base de 15 milhões de euros, mas acabou por ser comprado por bem menos: 8,35 milhões de euros.
Crédito malparado em Portugal

Crédito malparado volta a estar na mira dos investidores imobiliários

Com ou sem pandemia, com ou sem guerra na Ucrânia, os investidores imobiliários parecem ter voltado à carga, estando particularmente atentos às carteiras de crédito malparado (Non-Performing Loans – NPL, na sigla inglesa) em Portugal. Só no primeiro trimestre de 2022, as carteiras NPL representaram cerca de mil milhões de euros em transações ou em oferta, mais que em todo o ano de 2020, o que deixa antever que 2022 poderá ser um ano dinâmico neste mercado. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “Keep an Eye on the NPL&REO Markets”, da consultora Prime Yield.
Casas dos bancos são “lixo”, diz Luís Lima

Casas dos bancos são “lixo”, diz Luís Lima

Os bancos foram acumulando, com o passar do tempo e com o avolumar da crise, muitas casas, que ficaram na sua posse na sequência de incumprimentos com o crédito à habitação. Para Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), estes imóveis são de baixo valor e estão localizados em zonas com baixa procura.
bna dá luz verde a mais de 900 despejos

bna dá luz verde a mais de 900 despejos

o balcão nacional de arrendamento (bna) começou a funcionar há cerca de três meses e meio – dia 11 de janeiro –, tendo sido iniciados, desde então, 921 processos para despejar inquilinos.
luz verde para o balcão nacional de arrendamento

luz verde para o balcão nacional de arrendamento

o governo publicou esta quinta-feira em diário da república (dr) as portarias que faltavam para que o balcão nacional de arrendamento (bna) pudesse entrar em funcionamento em pleno, o que é uma realidade a partir de hoje, dia 11.
queda do preço da habitação agrava perdas dos bancos

queda do preço da habitação agrava perdas dos bancos

o banco de portugal (bdp) considera que “a redução dos preços no mercado imobiliário que tem vindo a observar-se, decorrente do abrandamento da procura, poderá implicar algum risco de perdas para” os bancos “nos casos em que se verifique incumprimento que culmine em dação em pagamento ou execução de
irs: mais de um milhão de reformados têm de entregar declaração

fisco lançou 674.540 penhoras até agosto

a crise e a austeridade vieram para ficar, o que faz com que o risco de incumprimentos aumente. nesse sentido, o fisco reforçou a informatização do sistema de penhoras e lançou, entre janeiro e agosto, 674.540 penhoras. trata-se do maior nível desde 2005, segundo dados do ministério das finanças.