Jerónimo Martins terá sede na Praça de Espanha – CML aprova projeto
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou esta quarta-feira (8 de outubro de 2023) o projeto de arquitetura para a construção da sede do grupo Jerónimo Martins no antigo mercado da Praça de Espanha, prevendo-se um edifício com 13 pisos acima da cota de soleira. Atualmente, a sede da empresa que detém o Pingo Doce encontra-se na Rua Actor António Silva, no Campo Grande.
Novo Banco pondera adiar venda de terreno nas Amoreiras
O Novo Banco colocou à venda um conjunto de terrenos para construção em Lisboa e no Algarve que fazem parte do Projeto Eleanor. E recebeu várias propostas para alienar este portfólio de imóveis, no qual se inclui o terreno nas Amoreiras, com 133 mil m2.
Coimbra Viva tem 27 imóveis na Baixa da cidade e já reabilitou nove
O fundo Coimbra Viva, que junta entidades privadas e públicas, conta com 27 imóveis em carteira na Baixa da cidade, nove dos quais estão já reabilitados e outros nove licenciados ou em licenciamento, disse à agência Lusa a sociedade gestora.
O fundo, criado em 2011 para atuar numa zona delimitada d
Licenciamento ambiental: conhece as novas regras em vigor
Entrou em vigor no passado dia 11 de fevereiro a reforma e simplificação dos licenciamento ambientais, que não só procura acabar com algumas burocracias no que diz respeito à obtenção das licenças ambientais, como elimina todos os procedimentos ditos redundantes em relação a esta matéria.
A a
Obras licenciadas para habitação estabilizam e fogos novos sobem 2,8%
As obras licenciadas pelas autarquias para habitação estabilizaram nos primeiros nove meses deste ano em termos homólogos, enquanto os fogos novos licenciados aumentaram 2,8% e o consumo de cimento subiu 1,9%, divulgou esta segunda-feira (28 de novembro de 2022) a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Construção retrai: obras licenciadas recuam 7,9% e concluídas 4,9%
A construção tem vindo a ser colocada à prova nos últimos anos. A falta de mão de obra é um problema estrutural no setor. E como se não bastasse, os preços dos materiais e das matérias-primas começaram a subir durante a pandemia e aceleraram desde que eclodiu a guerra da Ucrânia. Os resultados deste panorama não são animadores: de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta terça-feira, dia 13 de setembro, o número de edifícios licenciados diminuiu 7,9% no segundo trimestre do ano face ao mesmo período de 2021. E o número de edifícios concluídos recuou 4,9% entre esses dois momentos.
Terrenos para construção: o que é preciso saber antes de comprar
Atualmente vivemos um momento em que se praticam valores bastantes altos no mercado imobiliário. Nesse sentido, muitos portugueses não têm capacidade para assumir o alto custo que implica a compra de uma casa e tentam encontrar outras opções.
Licenciamento de casas sobe 10% em 2021 e supera níveis pré-pandemia
A construção e reabilitação de casas está ao rubro em Portugal. E, embora haja atrasos um pouco por todo o país, o número de licenciamentos de obras em 2021 já supera os valores pré-pandemia. Contabilizam-se 18.301 obras licenciadas de construção nova e reabilitação de edifícios residenciais em 2021, mais 8,97% que em 2019. E o número de fogos licenciados em construções novas subiu 11,6% face ao período anterior à crise pandémica.
Arrendar casa: a dinâmica de um mercado com falta de oferta
O arrendamento habitacional continua dinâmico mesmo em tempos de pandemia. Há cada vez mais famílias a arrendar casa em Portugal. O preço das casas para arrendar dá sinais de crescimento. Os apoios ao arrendamento seguem a bom ritmo, embora não cheguem a todas as famílias.
Construção: licenciamento é um “buraco negro” – como simplificar?
A construção tem sido coroada como um dos setores vencedores da pandemia da Covid-19. Mas são vários os desafios que enfrenta: desde o aumento dos preços dos materiais à falta de mão de obra especializada, passando pelo quadro normativo complexo e pelos históricos problemas de licenciamento.
Pandemia trava licenciamentos e venda de casas
Embora tenha provado a sua resiliência em 2020, o setor da construção não ficou indiferente à pandemia da Covid-19.
Zmar: menos de metade das 260 casas de madeira foram legalizadas
A maioria das casas do empreendimento turístico Zmar Eco Experience, em Odemira, nunca foi legalizada, segundo uma notícia avançada pelo jornal Público.
Licenças de construção de habitação nova com “quebra menos intensa” – diminuem 2,5% até julho
Nos primeiros sete meses do ano, as licenças emitidas pelas autarquias para construção de habitação nova tiveram “uma quebra menos intensa que a registada nos meses anteriores, tendo-se apurado uma variação em termos homólogos acumulados de -2,5%”. No caso do licenciamento de fogos em construções novas, verificou-se também um decréscimo de 4,4% em termos homólogos, para um total de 13.456 habitações. Em causa estão dados divulgados pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e pela Associação de Empresas de Construção e Obras Publicas e Serviços (AECOPS).
Projeto imobiliário para antigo Museu da Rádio na Lapa travado pela Câmara de Lisboa
Licenciamento, projeto de arquitetura e pedido de informação prévia já estavam aprovados para o projeto imobiliário no antigo Museu da Rádio, na Lapa, mas a Câmara Municipal de Lisboa (CML) decidiu dar um passo atrás e revogar todo o processo, depois de os serviços terem descoberto discrepância nos desenhos. A decisão foi impulsionada, também, pelas várias queixas apresentadas pelos vizinhos, que apontavam há já vários anos ilegalidades ao projeto.
Licenciamento de edifícios recua 6,7% num ano – mas há mais imóveis concluídos
O número de edifícios licenciados caiu 6,7% no primeiro trimestre, em termos homólogos, para um total de 5,8 mil edifícios, enquanto os edifícios concluídos aumentaram 15,8%, para 4,3 mil, segundo dados revelados esta terça-feira (9 de junho de 2020), pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) – já refletem o impacto, portanto, da pandemia da Covid-19.
Licenciamento urbanístico online em Faro arranca em junho
A Câmara Municipal de Faro vai implementar um programa de desmaterialização dos procedimentos administrativos relacionados com a gestão urbanística. Desta forma, a partir do próximo dia 1 de junho 2020, no município da capital algarvia será possível fazer a tramitação de todo o tipo de processos de operações urbanísticas por via digital.
Baixa do Porto com 12 hotéis em processo de licenciamento nos primeiros nove meses de 2017
Entre janeiro e setembro de 2017 entraram em processo de licenciamento 12 novos projetos hoteleiros na zona da Baixa e Centro Histórico do Porto. Segundo a Confidencial Imobiliário, o número duplicou face ao período homólogo.
Norma aprovada pela câmara de Lisboa permitiu que o BES poupasse mais de 500 mil euros
Uma polémica sobre o licenciamento de um grande edifício que o Banco Espírito Santo (BES) queria construir na Avenida da Liberdade e na Rua Rosa Araújo, em Lisboa, para alargamento da sua sede, foi resolvida em 2010. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou uma norma que visou acabar com as dúvidas suscitadas por um regulamento municipal. Essa norma interpretativa, proposta ao executivo camarário por António Costa, e oriunda dos serviços do vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, poupou mais de 500 mil euros ao BES.
Número de edifícios licenciados caiu 4,1% face a 2013
No primeiro trimestre de 2014, os edifícios licenciados diminuíram 4,1% face ao período homólogo, totalizando 4.000 edifícios. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no último trimestre de 2013, face ao mesmo período de 2012, a variação tinha sido ainda mais negativa (-15,9%).
mecanismos de venda e arrendamento forçados em prédios devolutos ganham mais força
o governo vai reforçar os mecanismos de venda e arrendamento forçado de prédios devolutos ou em ruínas, cujos proprietários não cumpram os seus devereseste regime já existe, mas o ministro do ambiente e do ordenamento do território promete reforçá-lo, através da nova lei de bases da política de solo
número de edifícios licenciados cai quase 20% num ano (gráfico)
o número de edifícios licenciados caiu 19,7% no último ano (terminado em março), tendo batido novos mínimos desde o primeiro trimestre de 2001.