Riscos para os bancos

BCE exige que banca se proteja de choques financeiros e geopolíticos

A incerteza permanecerá em 2024. E os bancos devem estar preparados para enfrentar uma série de desafios financeiros, inflacionistas, geopolíticos e de abrandamento económico. Por isso mesmo, o Banco Central Europeu (BCE) manterá inalterados os requisitos de capital, já que os bancos têm reservas e liquidez sólidas, embora exija que a banca fortaleça a resiliência a choques macrofinanceiros e geopolíticos imediatos.
Trabalhadores em lojas

Lojas distribuem lucros? Trabalhadores ficam de fora da isenção de IRS

Os trabalhadores que trabalhem para pessoas singulares (em restaurantes, escritório ou lojas, por exemplo) não vão poder beneficiar da medida orçamental que isenta de IRS um valor até cinco salários mínimos a título de participação nos lucros. Em declarações à Lusa, o fiscalista e cofundador da con
PCP e Chega querem usar lucros dos bancos para baixar crédito da casa

PCP e Chega querem baixar crédito habitação usando lucros dos bancos

As prestações do crédito habitação dispararam nos últimos meses para muitos portugueses, na sequência da subida galopante das taxas Euribor. O Governo mostra-se atento ao tema e permite que as famílias em dificuldades possam pedir junto dos bancos o acesso à bonificação dos juros nos empréstimos. Sabe-se agora que PCP e Chega estão em sintonia num tema: ambos os partidos querem usar os lucros conseguidos pelos bancos para baixar os encargos com os empréstimos da casa. Também o BE quer aumentar a contribuição sobre o setor bancário. A concessão e crédito habitação estará em debate esta quinta-feira (18 de maio de 2023) na Assembleia da República (AR).
Lucros e prejuízos das construtoras em Portugal

Teixeira Duarte reduz prejuízos 89% em 2022 – para 13,3 milhões

A construtora Teixeira Duarte encerrou o ano de 2022 com 13,27 milhões de euros de prejuízo, o que significa uma redução de 88,9% face às perdas do ano anterior, que tinham sido de 119,14 milhões de euros. Em causa estão dados divulgados recentemente pela empresa – e comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) – e que constam no Relatório e Contas 2022.
Taxas sobre distribuição

OE2023: tributação sobre lucros inesperados irá incluir distribuição

A inflação é como uma moeda, tem duas faces: se, por um lado, reduz o poder de compra das famílias, por outro, aumenta os lucros de várias empresas, inseridas no setor da energia, por exemplo. E, por isso, o primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira, dia 26 de outubro, que o Governo irá apresentar uma proposta de lei para a tributação de lucros inesperados, que também irá incluir o setor da distribuição, além das energéticas.
Empresa de Warren Buffett teve prejuízo no primeiro semestre

Empresa de Warren Buffett teve prejuízo de 38.295 milhões de dólares

A Berkshire Hathaway, empresa do multimilionário norte-americano Warren Buffett, que detém a imobiliária Berkshire Hathaway HomeServices (BHHS), teve prejuízos de 38.295 milhões de dólares no primeiro semestre, contra os ganhos de 39.805 milhões de dólares registados em igual período do ano passado.
Vendas da Ikea em Portugal crescem 5%

Vendas da Ikea em Portugal crescem 5% em tempos de pandemia

A Ikea encerrou o ano fiscal de 2021 (1 de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021) com 462 milhões de euros em vendas. Trata-se de um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, apesar de ser um valor inferior ao verificado na pré-pandemia da Covid-19. O “fantasma” da crise das matérias-primas e do setor do transporte de mercadorias está, no entanto, a deixar o setor em alvoroço.
Lucros dos maiores bancos mais que triplicam

Lucros dos maiores bancos mais que triplicam

O ano de 2017 fica registado como o de regresso aos resultados positivos por parte da banca portuguesa enquanto este ano é o da multiplicação dos lucros. BCP, BPI, Caixa Geral de Depósitos e Santander Totta lucraram, ao todo, 1,54 mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, mais do triplo dos 441 milhões obtidos no mesmo período do ano passado.