Governo alarga 1.º Direito a famílias com taxa de esforço acima de 40%
O Governo alargou o acesso ao programa 1.º Direito a famílias com carência financeira cuja taxa de esforço com rendas ou crédito habitação ultrapasse os 40%.
BCE preocupado com problemas das famílias para pagar a casa
Os efeitos da subida das taxas de juro, juntamente com a perda de poder de compra devido ao impacto da inflação, tornam a capacidade das famílias para suportar o custo das suas casas e pagamentos de empréstimos "um motivo de preocupação", diz o Banco Central Europeu (BCE) no último boletim económico.
"Crédito fácil" e dar a casa como garantia? Cuidados a ter...
A inflação está a subir, impulsionada pela inesperada guerra na Ucrânia, e a ter repercussões no dia a dia dos portugueses, nomeadamente nos preços dos alimentos. Os rendimentos, esses, não esticam, o que faz com que mutos contribuintes tenham de apertar o cinto para não entrar em incumprimento. Muitos sentem-se atraídos pela concessão de “crédito fácil”, que tem luz verde mediante algumas condições, como por exemplo a entrega da casa como garantia. Prevenção é palavra de ordem. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Quantos anos de salário bruto são precisos para pagar a casa?
Na hora de comprar uma casa há que ter em conta vários fatores: o preço do imóvel, a solvência financeira, o financiamento, os custos associados à transação.
Prestação da casa no valor mais baixo de sempre
Boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. O valor médio da prestação da casa para o conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se em 256 euros em novembro, menos dois euros que em outubro. Trata-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), do valor mais baixo da série iniciada em janeiro de 2009.
Crédito à habitação: prestação desce para níveis históricos
Boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Isto porque a prestação a pagar vai continuar a descer – pelo menos por enquanto – para quem tem revisão do crédito à habitação em novembro. Nunca a mensalidade a pagar ao banco foi tão baixa.
Prestação da casa desce este mês
A prestação da casa vai descer este mês para quem tem crédito à habitação indexado às taxas Euribor a três e seis meses, a mais comum em Portugal. Quem tiver um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses e com um spread de 1% pagará a partir deste mês 502,84 euros, menos 6,75 euros que na última revisão, em março.
Crédito à habitação: bancos recusaram 80% dos pedidos de ajuda
Os bancos continuam a recusar a maior parte dos pedidos de acesso ao Regime Extraordinário do crédito à habitação. Na “Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental”, o Banco de Portugal (BdP) revela que no primeiro semestre “os clientes bancários apresentaram 270 requerimentos de acesso ao Regime Extraordinário junto de 20 instituições de crédito”, menos 32,7% que nos seis meses anterior. Desses, 217 foram rejeitados.
Crédito à habitação: prestação desce em agosto
A prestação da casa vai baixar mais de 1% para os contratos cuja taxa é revista em agosto. As taxas Euribor registaram novas quedas em julho, com o indexante a 12 meses a bater mínimos históricos. Pesam ainda as medidas de choque tomadas pelo Banco Central Europeu (BCE) em junho e a expetativa de que Frankfurt tenha ainda tenha mais armas para usar.
Deco Alerta: Corres o risco de falhar a prestação da casa? Aprende o que fazer
O idealista News Portugal tem uma nova rubrica semanal, destinada a todos os consumidores em Portugal, que será assegurada pela Deco. Esta é a questão do consumidor desta semana: Sou titular de um crédito à habitação e estou desempregado, só a minha mulher é que está a trabalhar, e este mês vou entrar em incumprimento. Não sei o que fazer, um amigo disse-me que havia uma lei que protegia as pessoas nestas situações, é verdade?
Crédito à habitação: 150 mil famílias não pagam a prestação
Há cada vez mais portugueses que não conseguem pagar a prestação da casa ao banco, na sequencia do empréstimo concedido.
Crédito à habitação: prestação sobe em junho
A prestação da casa vai aumentar em junho. Quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa e revê no próximo mês a taxa de juro do respetivo financiamento vai sentir um ligeiro aumento na mensalidade. Os agravamentos devem oscilar entre 0,5% e 1,6%, consoante a taxa Euribor contratada.
Radiografia do dia: Evolução da prestação da casa nos últimos anos
Más notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em março, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação situou-se em 1,445%, mais 0,013% que no mês anterior.
Crédito malparado na habitação em máximos históricos
As famílias estão a sentir cada vez mais dificuldades para pagar a prestação da casa ao banco. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), o crédito de cobrança duvidosa nos empréstimos à habitação bateu um novo recorde em fevereiro, atingindo o máximo histórico de 2.446 milhões de euros, mais 0,74% que em janeiro e mais 7,85% que no período homólogo.
BNA emitiu 1.630 títulos de despejo em 15 meses
O Balcão Nacional de Arrendamento (BNA) emitiu 1.630 títulos de despejo em 15 meses – entre janeiro do ano passado e 31 de março deste ano –, num total de 5.017 requerimentos, dos quais 3.651 foram recusados. Segundo dados do Ministério da Justiça, tratam-se de dados recolhidos diretamente da aplicação informática e por isso não consolidados.
Prestação da casa vai aumentar em abril
Más notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa e vê em abril os respetivos contratos de crédito à habitação serem revistos. Isto porque a prestação vai voltar a ficar mais cara, sobretudo nos financiamentos indexados à taxa Euribor a três meses, que devem subir pelo quinto mês consecutivo.
Bancos recusam 78% dos pedidos de revisão de crédito à habitação
Quase 80% dos pedidos de acesso ao Regime Extraordinário de acesso ao crédito à habitação que chegaram a 20 bancos – entre 10 de novembro de 2012 e finais de 2013 - foram recusados pelas instituições financeiras. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), houve 1.830 pedidos de acesso no ano passado, mas 78% foram indeferidos, o equivalente a cerca de 1.468 contratos.
Mais de 100 inquilinos são despejados todos os meses
Em cerca de 13 meses – entre 8 de janeiro de 2013 e 28 de fevereiro deste ano – foram emitidos 1.414 títulos de desocupação de casas arrendadas, entre um total de 4.598 pedidos de despejo. Segundo dados oficiais provisórios, foram dados, em média, 109 títulos de ordem de despejo por mês através do Balcão Nacional do Arrendamento (BNA).
Bancos cortam nos juros para venderem as suas casas
A crise obrigou muitas pessoas a terem de entregar a casa ao banco, na sequência de incumprimentos com o crédito à habitação.
Seis em cada 100 famílias não pagam a prestação da casa
Seis em cada 100 famílias não conseguem pagar o empréstimo da casa ao banco. Os dados revelados pelo Banco de Portugal (BDP) indicam que havia 145.766 agregados incumpridores no final de dezembro de 2003, sendo que o número de particulares com crédito vencido baixou ligeiramente.
Crédito à habitação: famílias endividadas com acesso facilitado ao regime extraordinário
A maioria parlamentar (PSD/CDS) vai alterar as regras de acesso ao regime especial para quem tem dificuldades em pagar as prestações da casa.
Prestação da casa está a subir há um ano
Depois de terem descido bastante, as taxas Euribor, as mais usadas em Portugal para efeitos de crédito à habitação, estão a subir há cerca de um ano, o que faz com que a prestação da casa também acompanhe este aumento.
Portugueses amortizam mais no crédito à habitação
Boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Os portugueses estão a conseguir amortizar, mais que o habitual, no crédito à habitação.
Juros no crédito à habitação sobem em dezembro (gráficos)
Em dezembro, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se em 1,419%, mais 0,005% que no mês anterior.
Crédito malparado na habitação em máximos históricos em novembro
Crise, desemprego, austeridade. Problemas com os quais os portugueses têm de lidar e que têm repercussões nos respetivos rendimentos. Para muitas pessoas, as despesas com a casa, nomeadamente o pagamento da prestação ao banco, ficam por liquidar.