Incumprimentos e dívidas em tempos de crise

"Crédito fácil" e dar a casa como garantia? Cuidados a ter...

A inflação está a subir, impulsionada pela inesperada guerra na Ucrânia, e a ter repercussões no dia a dia dos portugueses, nomeadamente nos preços dos alimentos. Os rendimentos, esses, não esticam, o que faz com que mutos contribuintes tenham de apertar o cinto para não entrar em incumprimento. Muitos sentem-se atraídos pela concessão de “crédito fácil”, que tem luz verde mediante algumas condições, como por exemplo a entrega da casa como garantia. Prevenção é palavra de ordem. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Prestação da casa no valor mais baixo de sempre

Prestação da casa no valor mais baixo de sempre

Boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. O valor médio da prestação da casa para o conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se em 256 euros em novembro, menos dois euros que em outubro. Trata-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), do valor mais baixo da série iniciada em janeiro de 2009.
Prestação da casa desce este mês

Prestação da casa desce este mês

A prestação da casa vai descer este mês para quem tem crédito à habitação indexado às taxas Euribor a três e seis meses, a mais comum em Portugal. Quem tiver um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses e com um spread de 1% pagará a partir deste mês 502,84 euros, menos 6,75 euros que na última revisão, em março.
Crédito à habitação: bancos recusaram 80% dos pedidos de ajuda

Crédito à habitação: bancos recusaram 80% dos pedidos de ajuda

Os bancos continuam a recusar a maior parte dos pedidos de acesso ao Regime Extraordinário do crédito à habitação. Na “Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental”, o Banco de Portugal (BdP) revela que no primeiro semestre “os clientes bancários apresentaram 270 requerimentos de acesso ao Regime Extraordinário junto de 20 instituições de crédito”, menos 32,7% que nos seis meses anterior. Desses, 217 foram rejeitados.
Crédito à habitação: prestação desce em agosto

Crédito à habitação: prestação desce em agosto

A prestação da casa vai baixar mais de 1% para os contratos cuja taxa é revista em agosto. As taxas Euribor registaram novas quedas em julho, com o indexante a 12 meses a bater mínimos históricos. Pesam ainda as medidas de choque tomadas pelo Banco Central Europeu (BCE) em junho e a expetativa de que Frankfurt tenha ainda tenha mais armas para usar.
Deco Alerta: Corres o risco de falhar a prestação da casa? Aprende o que fazer

Deco Alerta: Corres o risco de falhar a prestação da casa? Aprende o que fazer

O idealista News Portugal tem uma nova rubrica semanal, destinada a todos os consumidores em Portugal, que será assegurada pela Deco. Esta é a questão do consumidor desta semana: Sou titular de um crédito à habitação e estou desempregado, só a minha mulher é que está a trabalhar, e este mês vou entrar em incumprimento. Não sei o que fazer, um amigo disse-me que havia uma lei que protegia as pessoas nestas situações, é verdade?
Crédito à habitação: prestação sobe em junho

Crédito à habitação: prestação sobe em junho

A prestação da casa vai aumentar em junho. Quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa e revê no próximo mês a taxa de juro do respetivo financiamento vai sentir um ligeiro aumento na mensalidade. Os agravamentos devem oscilar entre 0,5% e 1,6%, consoante a taxa Euribor contratada.