Autárquicas: PSD reconquista presidência da ANMP e vence maiores câmaras
O PSD venceu o maior número de câmaras nas eleições autárquicas de domingo (12 de outubro de 2025), recuperando a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que pertencia ao PS desde 2013, e triunfou nos cinco municípios mais populosos do país. No total nacional, o PSD com listas próprias, ou em coligações, venceu em 136 municípios contra 128 do PS, quando em 2021 tinha triunfado em 114, contra 149 dos socialistas.
Imobiliário pede “pacto” na habitação – PSD e PS falam em “acordos”
A crise habitacional em Portugal é complexa e requer um conjunto alargado de soluções legislativas estáveis, desde a revisão da carga fiscal na construção nova à aceleração dos licenciamentos urbanísticos. Em vésperas de eleições legislativas, os vários especialistas presentes na tarde desta quinta-feira, dia 10 de abril, no Salão Imobiliário de Portugal (SIL) pediram um “pacto de regime” na habitação entre o PS e o PSD, os dois partidos com mais assentos parlamentares. Já os governantes de ambas as cores políticas falam que é possível chegar a “acordos” em algumas matérias que tocam a habitação, como a revisão legislativa das heranças indivisas.
Europeias: quem são os 21 eurodeputados portugueses eleitos?
Dos 21 deputados portugueses eleitos este domingo (9 de junho de 2024) nas eleições europeias há jovens, antigos ministros, presidentes de câmaras e ex-líderes parlamentares, mas a maioria estreia-se no Parlamento Europeu.
PS vence Europeias com oito mandatos e vantagem ligeira sobre a AD
O PS venceu as eleições europeias – realizadas este domingo (9 de junho de 2024) – e elegeu oito dos 21 lugares que Portugal tem no Parlamento Europeu. Com 99,28% dos votos contados, os socialistas contabilizavam 32,10%, numa corrida renhida em que a Aliança Democrática (AD) obteve 31,12% e sete mandatos de eurodeputado.
PSD apresenta pacote de medidas para a habitação antes do Governo
O presidente do PSD, Luís Montenegro, anunciou que o partido vai apresentar esta terça-feira (14 de fevereiro) um pacote de medidas para a habitação, ou seja, dois dias antes de um Conselho de Ministros exclusivamente dedicado a este setor. “Desejo que o Conselho de Ministros cumpra a sua tarefa, que é apresentar as suas ideias, mas nós no PSD não vamos esperar, antes mesmo do dia 16, no dia 14, apresentaremos um pacote de medidas muito concreto“, adiantou esta sexta-feira (10 de fevereiro) Luís Montenegro.
PSD quer que Centeno esclareça realidade sobre empréstimos habitação
O PSD questionou o Banco de Portugal sobre a “realidade dos contratos de crédito habitação”, sobretudo o número de contratos com taxa de juro indexada à Euribor e contratos com taxa fixa, assim como créditos ao consumo.
De acordo com o requerimento, apresentado esta quinta-feira (dia 06 de outubro
PSD é o partido mais rico em imóveis (destrona PCP)
Os sociais-democratas são os mais ricos em capital imobiliário em Portugal. O PSD é dono de ativos fixos tangíveis – sobretudo imóveis, mas também carros e outros bens – avaliados em 26,3 milhões de euros.
Propostas sobre arrendamento do PSD viabilizadas pelo PS - benefícios fiscais incluídos
Quatro dos dez projetos de lei do PSD sobre arrendamento foram, esta quinta-feira, aprovados na generalidade pelos socialistas, com destaque para a atribuição de benefícios fiscais para senhorios que façam contratos a partir de dois anos e o aperfeiçoamento do Balcão Nacional do Arrendamento (BNA). Dos seis projetos chumbados, constam propostas para atribuição de benefícios fiscais para dedução de encargos com imóveis de jovens até 30 anos com contratos de arrendamento.
Miguel Relvas vive numa casa arrendada em Lisboa que é do publicitário do PSD
Miguel Relvas, ex-ministro Adjunto e dos Assentos Parlamentares, vive num apartamento duplex arrendado na zona de Belém, em Lisboa. O proprietário da casa é o publicitário brasileiro André Gustavo, que fez as campanhas eleitorais do PSD em 2011 e 2015.
Chegou o dia do chumbo anunciado do programa do Governo
Hoje deverá ser o último dia da curta vida do XX Governo Constitucional, que poderá entrar em modo de gestão se o seu programa for, como tudo indica, chumbado. A Assembleia da República deverá chumbar o referido programa, através da aprovação de uma moção de rejeição do PS, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP.
Coligação PSD/CDS-PP compromete-se a eliminar sobretaxa de IRS e cortes salariais
A coligação PSD/CDS-PP reafirmou o compromisso de eliminar a sobretaxa de IRS e de devolver os cortes salariais aos funcionários públicos até 2019, admitindo fazê-lo em menos tempo se as condições económicas permitirem.
Rumores do dia
PSD quer cortes salariais no início de setembro: O PSD quer reformular o diploma dos cortes salariais logo no início de setembro e pediu, por isso, à Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, para marcar com urgência uma Comissão Permanente para que possa ser agendado um plenário. O diploma das pensões também vai a plenário. (Diário Económico)
Rumores
PSD diz que não haverá mais cortes além da tabela salarial única: A troca de acusações entre PS e PSD está cada vez mais acesa.
Lisboa: futuro da Colina de Santana continua em aberto mas PS e PSD estão em sintonia
Os deputados do PS e do PSD defenderam esta terça-feira, no quinto e último debate sobre o tema, promovido pela Assembleia Municipal de Lisboa, a elaboração de um Plano de Ação Territorial para a Colina de Santana.
Crédito à habitação: famílias endividadas com acesso facilitado ao regime extraordinário
A maioria parlamentar (PSD/CDS) vai alterar as regras de acesso ao regime especial para quem tem dificuldades em pagar as prestações da casa.
Horas extraordinárias no Estado podem ser pagas com folgas
Os organismos públicos podem substituir o pagamento em dinheiro das horas extraordinárias por dias de descanso, desde que cheguem a acordo com os trabalhadores.
Crédito à habitação: PSD quer que apoio a devedores seja definitivo
O Regime Extraordinário para o crédito à habitação poderá deixar de o ser.
IMI: Fundos imobiliários vão pagar imposto
Os Fundos Imobiliários vão passar a pagar Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) sobre todos os imóveis.
Rumores
Maioria quer imposto especial sobre PPP e telecomunicações: O PSD e o CDS querem suavizar os cortes salariais sobre os funcionários públicos e reduzir a sobretaxa de IRS. Para isso, têm de encontrar compensações que segurem o défice nos 4%.
Parlamento aprova hoje diploma do OE2014 na generalidade
A Assembleia da República termina hoje (dia 1) o debate na generalidade da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2014 (OE2014), documento que, segundo a TSF, será aprovado com os votos da maioria parlamentar PSD/CDS-PP.
psd quer baixar imi em função do número de filhos
o psd apresentou esta terça-feira três diplomas para aliviar a carga fiscal das famílias com mais filhos. um deles diz respeito às taxas de imposto municipal sobre imóveis (imi) aplicadas pelas autarquias.
psd propõe redução de imi para famílias numerosas
o psd está a ultimar um projecto de lei onde se contempla uma redução do imi para famílias numerosas.
rumores
seguro rejeita entendimento com o governo: após a vitória do ps nas eleições autárquicas, antónio josé seguro garantiu, numa entrevista à radio renascença, a sua indisponibilidade para voltar a negociar com os partidos do governo. “entendimento para quê?
psd e ps querem alterar lei sobre imóveis em zonas ribeirinhas
os proprietários de imóveis situados em zonas ribeirinhas (numa faixa de 50 metros do mar e 30 metros dos rios) têm de provar até dia 1 de janeiro de 2014 que os mesmos são privados há mais de 150 anos, correndo o risco de os virem a perder caso não o façam.
radiografia do dia: as “cores políticas” do país após as autárquicas
o psd foi o grande derrotado das eleições autárquicas, que se realizaram domingo, perdendo protagonismo para o ps.