Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Turismo cultural

Notícias e informações sobre o turismo cultural. O turismo cultural está direcionado para o conhecimento e lazer, tais como visita a monumentos ou zonas de interesse histórico, em Portugal e no mundo, além de eventos culturais, educativos ou informativos.

Hugo Sousa on Unsplash

Open House Lisboa está de regresso este fim de semana e promete estreias absolutas

De portas-abertas. É este o lema do Open House, que regressa a Lisboa para aquela que é a sua 6ª edição, agendada para este fim de semana, de 23 e 24 de setembro. Serão dois dias de visitas gratuitas em que serás desafiado a descobrir os espaços mais secretos da cidade, habitualmente fechados ao público.

Notícia sobre:
Curbed

Estes são os 10 museus mais espetaculares do mundo

Há museus que são mais conhecidos pela “aparência” exterior do que pelo que mostram no sei interior. Há os que são majestosos e clássicos e há os modernos e/ou de formas impossíveis projetados por arquitetos conceituados como Oscar Niemeyer, Frank Gehry, Daniel Libeskind ou Renzo Piano. Estes são alguns dos mais espetaculares do mundo.
Notícia sobre:

Duas novas cidades vão ser criadas em Portugal: uma de vinho e outra de desporto

Portugal está em vias de ganhar duas novas cidades, construídas dentro de outras cidades. Em Gaia, junto ao Porto, está a ser desenvolvido um parque temático para os apreciadores do vinho. Já em Santarém, no Centro do país, vai nascer a chamada cidade do Desporto.

Notícia sobre:
O MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) abriu dia 5 de outubro e está localizado em Belém (Fotos: Design Boom).

Os 10 museus mais espetaculares que abriram portas em 2016. Um é português...

Este foi um bom ano no que diz respeito à inauguração de museus. Foram vários os edifícios de arte, arquitetura etc. que abriram portas em 2016 um pouco por todo o mundo. De Pequim ao México, passando por Portugal (sim, Portugal), assistiu-se à abertura de vários museus, muitos assinados por conceituados estúdios de arquitetura. Estes são os 10 mais espetaculares.
Notícia sobre:
Fotografia Observador

MAAT: abre portas o museu de Lisboa que junta arte, arquitetura e tecnologia

Chama-se MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) e abriu ao público esta quarta-feira (dia 5 de outubro), estando localizado na zona ribeirinha de Belém, em Lisboa – na Avenida Brasília. Um dos seus principais objetivos é, de resto, ajudar a requalificar a zona. Foi isso a que se propôs a arquiteta responsável pelo projeto, a britânica Amanda Levete, do estúdio AL_A. O bilhete custa cinco euros – o preço irá aumentar – e até aos 18 anos a entrada é gratuita, mas é possível aceder aos jardins e ao miradouro no telhado sem pagar.
Notícia sobre:

O fantástico e inovador edifício do Museu do Futuro no Dubai (construído por uma impressora)

Notícia sobre:

Os monumentos mais famosos do mundo desde outro ponto de vista. Sabes quais são?

O fotógrafo britânico Oliver Curtis retratou alguns dos lugares mais famosos e visitados do mundo, mas de outro ponto de vista... Em causa estão imagens que mostram o que vê um turista ao ser fotografado numa típica foto de férias. Desta forma, Curtis conseguiu transformar o insólito em comum. Será que consegues identificar de que lugares se tratam? A solução encontra-se no final da galeria fotográfica.
Notícia sobre:

Câmara do Funchal prepara classificação de 10 imóveis na capital da Madeira

Um conjunto de 10 imóveis está em vias de ser classificado como Património de Interesse Municipal pela Câmara do Funchal, que já arrancou com o processo enviando um pedido de parecer para a Direção Regional de Cultura. Em causa está apenas património público, que a autarquia da capital da Madeira - um dos principais destinos turísticos em Portugal - quer preservar devido ao seu interesse histórico, cultural e arquitetónico.

Notícia sobre:
(Foto: Propriedade da CML - Museu de Lisboa e autoria de José Avelar).

Galerias Romanas de Lisboa "abrem portas” até domingo. Serão visitadas por 3.500 pessoas

As Galerias Romanas de Lisboa foram descobertas no subsolo da Baixa de Lisboa em 1771, na sequência do Terramoto de 1755 e posterior reconstrução da cidade, mas terão sido construídas há mais de dois mil anos. Só estão abertas ao público duas vezes por ano, a primeira das quais hoje, amanhã e domingo. As inscrições são feitas por marcação e desta vez já não as poderás conhecer: serão 3.500 os felizardos a descer ao submundo da capital.
Notícia sobre: