Comentários: 0

O Governo mostra-se preocupado com o facto das obras de reabilitação urbana e da utilização posterior das casas recuperadas para arrendamento temporário a turistas não estarem a contribuir para o repovoamento no centro das cidades.

O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, respondia aos alertas deixados por António Fonseca, presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, que no seminário “Portugal 2020: Fundos Comunitários e Autarquias Locais” disse estar preocupado com a “especulação imobiliária” e a pressão sobre os moradores para que saiam do centro histórico. “Queremos ser uma cidade turística e não uma estância turística”, afirmou.

Segundo o Público, o governante revelou que o Executivo identificou, nesse sentido – apesar da discussão ainda não estar em cima da mesa –, três linhas de atuação que podem passar por um agravamento do contributo dos condóminos que colocam os seus fogos no alojamento local, uma quota para a colocação no arrendamento de longa duração e a necessidade de fazer “uma convergência fiscal” dos dois sistemas. “As receitas do alojamento local pagam 15% e o arrendamento de longa duração paga 28%”, recordou.

Durante a conferência, José Mendes admitiu ainda que o “elevado volume de verbas” que o Governo quer ver disponibilizado através do instrumento financeiro de apoio à reabilitação e regeneração urbana (o IFRRU, no valor de 730 milhões de euros para alavancar investimentos de privados) poderá não estar pronto até ao final do ano. “Vai ser necessário lançar um concurso público internacional, que tem prazos que não podemos encurtar”, adiantou.

Se o IFRRU está demorado, o mesmo não se passa com o programa Casa Eficiente, que tem uma dotação de cerca de 200 milhões de euros para intervenções em imóveis e será “apresentado dentro de algumas semanas”, adiantou o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente – a medida deverá ter impacto na atual fatura energética do parque habitacional.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta