Comentários: 0
Crédito à habitação: 154 mil famílias em incumprimento em março
GTRES

O número de famílias que falhou o pagamento da prestação da casa aumentou no primeiro trimestre do ano, a um ritmo de 71 novos casos por dia. No final de março, havia 154.000 famílias em incumprimento no crédito à habitação, mais 6.406 que no final do trimestre anterior (em dezembro de 2014).

Segundo o Público, que se apoia em dados do Banco de Portugal (BdP), o crédito vencido abrange 6,7% das 2.304.547 famílias com empréstimos à habitação. Nos valores trimestrais que divulgou terça-feira, o supervisor bancário refere-se a este universo de particulares como “famílias”.

Os financiamentos concedidos aos agregados totalizavam, no final de março, 105.948 milhões de euros. Deste montante, 2,8% era considerado crédito vencido, ou seja, é relativo às situações em que os clientes não conseguiram cumprir os respetivos prazos de pagamento. Uma percentagem idêntica à dos dois últimos trimestres de 2014, apesar do aumento do número de devedores no início do ano.

Os dados do BdP indicam que quando uma família se vê confrontada com dificuldades financeiras e falha a amortização de uma prestação, deixa primeiro de pagar os créditos ao consumo e outros fins.

De referir ainda que de um total de 100.739 milhões de euros de empréstimos à habitação registados no balanço dos bancos, 2.526 milhões correspondem a crédito em situação de incumprimento, ou seja, 2,51% do total. Há um ano, este rácio era de 2,33%, escreve a publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade