Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação: bancos mais disponíveis para emprestar

Gtres
Gtres
Autor: Redação

Os bancos fecharam a torneira ao crédito à habitação durante muito tempo, mas agora parecem estar mais disponíveis para emprestar dinheiro a quem quer comprar casa. Os números comprovam esta tendência: em abril foram aprovados 169 milhões de euros e em setembro 203 milhões. Em causa estão dados do Market Outlook de novembro de 2014, do Gabinete de Estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

Segundo o Sol, que se apoia em dados do referido relatório, no segundo trimestre do ano foram concedidos 550 milhões de euros para efeitos de crédito à habitação, mais 10% face aos 500 milhões do primeiro trimestre. Entre julho e setembro o volume de empréstimos voltou a subir, para 573 milhões de euros.

No que diz respeito a prestação média dos novos contratos, verificou-se uma ligeira subida no terceiro trimestre: em julho foi 331 euros, em agosto 340 e em setembro 353 euros.

Já o valor médio dos novos empréstimos concedidos situou-se entre os 81.000 e os 83.000 euros, números médios ligeiramente superiores aos trimestres anteriores.