Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Gás e luz: famílias poupam 100 euros por ano com mudança de tarifário e operador

Federica Giusti/Unsplash
Federica Giusti/Unsplash
Autor: Redação

Reduzir despesas e fazer crescer as poupanças. Este objetivo já levou vários consumidores ao Poupa Energia, uma ferramenta lançada pelo Governo que permite comparar ofertas. Aqueles que mudaram de tarifário ou comercializador de energia, em 2018, através deste portal, conseguiram uma poupança média de 100 euros por ano nas suas faturas.

Segundo o relatório trimestral do Poupa Energia, nos primeiros nove meses do ano o portal recebeu mais 170.000 visitas, que resultaram em mais de 168.000 simulações e 1.859 pedidos de mudança de tarifário.

Entre as simulações e pedidos de mudança de operador ou tarifário, estima-se que os consumidores portugueses tenham conseguido uma poupança anual de 186.000 euros. Os 336 pedidos de mudança de operadora energética registados no portal, por exemplo, traduzem uma poupança estimada anual de cerca de 33.000 euros, ou seja, 100 euros/ano de poupança por consumidor, segundo os dados divulgados.

De recordar que este novo simulador, lançado em novembro do ano passado, permite comparar ofertas de cerca de 24 operadoras com 266 tarifários de eletricidade, gás natural ou serviço combinado. No balanço do terceiro trimestre, a Galp Power, a Goldenergy e a Iberdrola representam 92% das adesões efetuadas nesse período.